24/12/2009
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Provavelmente quase todo mundo já ouviu alguma vez essa afirmação. A proposta dessa aula é desmistificar algumas concepções erradas de que a planta, durante o dia, só faz fotossíntese e durante a noite ela só respira ou que então “a freqüente oposição entre fotossíntese e respiração tem conduzido à idéia de que os animais respiram e plantas não, uma vez que elas realizam fotossíntese e os animais não, quando na verdade ambos respiram – de dia e à noite – mas apenas as plantas realizam fotossíntese, que depende da luz do dia” (Kawasaki e Bizzo, 2000).
A aula pode começar com essa afirmação. Busque saber se de fato seus alunos já ouviram falar sobre isso. A partir daí tentaremos dar subsídios para que ao final da aula eles mesmos cheguem à conclusão de que isso não é verdade.
Antes disso, seus alunos já sabem o que é fotossíntese como e para quê funciona esse processo tão importante para as plantas? Senão uma aula prévia será importante. Busque no portal as aulas "Processo da Fotossíntese" e "Fatores que influenciam a fotossíntese" de Victor Cherubin Alves, elas poderão ajudar.
As plantas produzem o oxigênio que respiramos? Quando soltamos o ar ou expiramos estamos eliminando gás carbônico que é usado de novo para que as plantas produzam oxigênio? Isso está certo? Sim de certo modo sim...
Dessa forma respiração é o inverso da fotossíntese? Sim!
Mas as plantas são boas pra gente (para respirarmos) e nós somos bons para as plantas (para fazerem fotossíntese, com o CO2). Não! Uma coisa não exclui a outra, as plantas também precisam respirar! ...E ASSIM TAMBÉM LIBERAM GÁS CARBONICO...
Vamos comprovar?
Com um vaso e um saco plástico, é possível demonstrar para os alunos que as plantas estão respirando. O saco plástico transparente deve ser amarrado depois colocar o vaso dentro dele. É interessante deixar o vaso na sala para que diariamente as crianças observem o que está acontecendo. Passado alguns dias elas poderão observar a formação de pequenas gotas de água nas paredes interiores do saco. Durante a respiração o vapor de água vai sendo liberado até formar as gotículas de água. ** um paralelo: por que vemos a janelas do ônibus embaçarem? Provavelmente porque as janelas estão fechadas e todos estão respirando lá dentro.
fonte da imagem: http://eb1aldeiajoanes.blog.pt/2008/02/07/ver-as-plantas-a-respirar/
Apoio ao professor:
Fotossíntese – um tema para o ensino de Ciências , de Clarice Sumi Kawasaki e Nelio Marco Vincenzo Bizzo. Pode ser encontrado em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a06.pdf
A partir do experimento o professor pode avaliar seus alunos através de uma pequena produção de texto para casa, com perguntas orientadoras como: "O que foi feito na experiência? O que você aprendeu com ela?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/10/2010
Cinco estrelasNa minha opinião, essa aula é muito boa, pois ensina aos alunos que as plantas também respiram. Mas sua respiração não é só pegar CO² e transformar em O². é como a nossa respiração pegar o O² e transformar em CO² como na nossa respiração. A fotosintese não é um tipo de respiração, é só para a planta obter seu próprio alimento. Pois ela é um ser procarionte (ou procariota).