Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Meio Ambiente e os Recursos Naturais

 

19/02/2009

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza; • Valorização de formas não-predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais. • Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social; • Identificação das etapas de produção de alguns produtos. • Propor formas de reaproveitamento de materiais.
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Na sociedade atual, estamos em contato constante com diversos tipos de produtos, e muitas vezes não conhecemos a sua origem e o que foi necessário explorar da natureza para fazê-lo. O aluno poderá compreender melhor essa relação existente entre o ser humano e natureza por meio do caminho que um determinado material percorre até chegar em nossas mãos em forma de produto para consumo.

Aula 01

Inicie a aula mostrando aos alunos alguns produtos a critério do docente. Pergunte-os a origem desses produtos, de onde vieram? Ouça o que os alunos têm a dizer para saber o grau de conhecimento deles sobre algum produto. Cite que todos os produtos vêm da natureza, em distintas formas. Essas fontes naturais podem ser renováveis ou não, podendo portanto ter um uso limitado.

Sugere-se para ilustrar a exibição de alguns vídeos da série "De onde vem?", disponíveis a seguir:

 De onde vem o plástico?  De onde vem o fósforo?

De onde vem o sapato?De onde vem o vidro?


São algumas sugestões que ficam a critério do docente. Exibido os vídeos, pergunte:
 

  • Qual a origem do produto?
  • Vem de plantas ou animais?
  • O que fazemos em nossas casas com os produtos que usamos?
  • Ele pode ser reciclado?
  • Ele é finito ou renovável?

Perguntas como essas servem para sistematizar conceitos nos alunos.

Identifique com esses exemplos de produtos ou os que sejam típicos de sua região os processos de origem, produção e descarte, mesmo que de maneira simplificada, voltada para a realidade das crianças.

Como se trata de séries iniciais, uma maneira lúdica de trabalhar a origem e o ciclo dos produtos é com a construção de um quebra-cabeças com as etapas da produção de alguns produtos, perguntando por exemplo:

  • de onde vem? da agricultura ou da indústria?
  • o caminho que eles fazem até chegar ao consumidor?
  • quais os meios de transporte?
  • e para onde eles vão depois de consumidos (no caso o lixo).

Essas etapas podem ser retratadas em desenho em cartolina e montados os quebra-cabeças com o caminho que alguns produtos fazem para chegar até o consumidor e cartazes de conscientização sobre o reaproveitamento destes produtos.

Faça pesquisa de imagens com os alunos para ilustrar os seus trabalhos ou uma atividade de desenho.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1634/imagens/quebracabeca01.jpg

Ao final desta atividade, exponha os quebra-cabeças na sala de aula para que todos vejam diferentes produtos e faça uma outra atividade em que os alunos deverão propor em forma de cartazes uma conscientização das pessoas sobre como reaproveitar o que iria para o lixo (doar, reaproveitar, reciclar etc.).

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o sapato? Vídeo
De onde vem o plástico? Vídeo
De onde vem o fósforo? Vídeo
De onde vem o vidro? Vídeo
Recursos Complementares
www.cempre.org.br
Avaliação
Verificar o envolvimento do aluno na elaboração dos materiais e se compreendeu o mecanismo que explica como os produtos chegam até a cidade e para onde vão depois do seu uso.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 3/13 - 23.08%
  • Quatro estrelas 10/13 - 76.92%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fagner, EM ÂNGELA MARIA PÉREZ , Mato Grosso do Sul - disse:
    fagner_zechetto@hotmail.com

    10/03/2014

    Quatro estrelas

    Eu gostei muito da explicação e da didática. fica com Deus.


  • Patricia, Celer faculdades , Santa Catarina - disse:
    patiperuzzo@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Sua aula é otima, me deu varias sugestões de aplicabilidade em sala. Obrigada.


  • Nelci dos Reis Falcao Emburana, EEEFM José Carlos Castro , Espírito Santo - disse:
    nelcifalcao@hotmail.com

    04/09/2010

    Quatro estrelas

    A metodologia da aula é muito interessante, em que o uso da tecnologia auxilia bastante na aprendizagem do estudante.


  • catarina isaura da silva, Escola estadual profª clarice r. dos santos , Mato Grosso do Sul - disse:
    cati.isa.silva@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima aula. se usarmos todas as sugestões oferecidas, quando poderá enriquecer mais, será um ótima aula que abrangerá vários temas, tais como zona urbana, zona rural relação homem/natureza, compra e venda, meios de trasnportes, uso adequado da natureza ,reciclagem, entre outros... e os alunos estarão motivados com este tipo de aula e aprenderão muito mais porque estarão participando ativamente.


  • liancris, Secretaria Municipal de Educação de SANTOS , São Paulo - disse:
    liancris2004@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente sugestão de aula.


  • Jacqueline Herrera Estebam, YOLANDA PRESTES NEDER CEI 71 , São Paulo - disse:
    jacquestebam@yahooo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma aula significativa, onde propõe aos alunos dialogar e interagir com outras crianças, o professor questiona, faz as intervenções necessarias para a ampliação do conhecimento, a preocupação com a dimensão ambiental é explorada de forma lúdica, o qual é fundamental com crianças nesta faixa etária.


  • Cláudia Lima de Paula Pereira, Secretaria de Estado de Educação - SRE-Ponte Nova , Minas Gerais - disse:
    claudialimapp2@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante sua aula, estou fazendo um curso de especialização a distância em Tecnologias em Educação pela PUC Rio, tive uma atividade na qual deveria planejar uma aula sobre meio ambiente, utilizando as tecnologias, foi muito importante sua ajuda, fiz adaptaçõese citei o endereço eletronico ao final da atividade. Obrigada, continue sempre nos ajudando.


  • Eliana Socorro Vargas da Silva, NTE - PONTA PORÃ , Mato Grosso do Sul - disse:
    elianasvargas@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a maneira com que o professor transmitiu o conteúdo,lançando o tema e instigando os alunos ,aceitando suas impressões e a partir disso explanando e tirando possíveis dúvidas..Observei também que o conteúdo não foi trabalhado de forma fragmentada e sim de forma interdisciplinar.O uso da ferramenta tecnológica para ajudar na trasnmissão do conteúdo através de vídio motiva ainda mais os alunos bem como a introdução da aula prática,tendo em mãos materiais para serem utilizados.


  • JOSEANE VIANA DO VALE, ESC EST CARLOS DRUMOND DE ANDRADE , Roraima - disse:
    josyvv@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Que maneira criativa de se trabalhar. Os pequeninos aprendem se divertindo. Podemos ainda estimulá-los a criar seus próprios materiais e explicar como os produtos chegam até a cidade.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    observei seu palno de aula e o tema é ótimo. Trabalhei com meus alunos a partir da sua sugestão. Obrigada por essa contribuição.


  • Angela Bandeira Cavalcante, NAZARE GUERRA EEFM , Ceará - disse:
    sandra_bandeira21@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    sem duvida é uma otima sugestão de aula.


  • Maria Cristina Dias Batista, "Prof° Maria das Graças A. Pereira Nardi"- CEI 67 , São Paulo - disse:
    cris.10.dias@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Através da conscientização é que poderemos ter um amanhã.e as crianças são a chave para este amanhã.


  • Maria Amelia Baruffaldi Ghiringhello, DIVA FERREIRA CORDEIRO CEI 45 , São Paulo - disse:
    mariamelia.ghi@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É um tema interessante para se trabalhar na educação infantil, pois disperta o interesse na criança em como devemos cuidar do meio ambiente, para que o mesmo não sofra maiores consequências.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.