19/02/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Na sociedade atual, estamos em contato constante com diversos tipos de produtos, e muitas vezes não conhecemos a sua origem e o que foi necessário explorar da natureza para fazê-lo. O aluno poderá compreender melhor essa relação existente entre o ser humano e natureza por meio do caminho que um determinado material percorre até chegar em nossas mãos em forma de produto para consumo.
Aula 01
Inicie a aula mostrando aos alunos alguns produtos a critério do docente. Pergunte-os a origem desses produtos, de onde vieram? Ouça o que os alunos têm a dizer para saber o grau de conhecimento deles sobre algum produto. Cite que todos os produtos vêm da natureza, em distintas formas. Essas fontes naturais podem ser renováveis ou não, podendo portanto ter um uso limitado.
Sugere-se para ilustrar a exibição de alguns vídeos da série "De onde vem?", disponíveis a seguir:
De onde vem o plástico? De onde vem o fósforo?
De onde vem o sapato?De onde vem o vidro?
São algumas sugestões que ficam a critério do docente. Exibido os vídeos, pergunte:
Perguntas como essas servem para sistematizar conceitos nos alunos.
Identifique com esses exemplos de produtos ou os que sejam típicos de sua região os processos de origem, produção e descarte, mesmo que de maneira simplificada, voltada para a realidade das crianças.
Como se trata de séries iniciais, uma maneira lúdica de trabalhar a origem e o ciclo dos produtos é com a construção de um quebra-cabeças com as etapas da produção de alguns produtos, perguntando por exemplo:
Essas etapas podem ser retratadas em desenho em cartolina e montados os quebra-cabeças com o caminho que alguns produtos fazem para chegar até o consumidor e cartazes de conscientização sobre o reaproveitamento destes produtos.
Faça pesquisa de imagens com os alunos para ilustrar os seus trabalhos ou uma atividade de desenho.
Ao final desta atividade, exponha os quebra-cabeças na sala de aula para que todos vejam diferentes produtos e faça uma outra atividade em que os alunos deverão propor em forma de cartazes uma conscientização das pessoas sobre como reaproveitar o que iria para o lixo (doar, reaproveitar, reciclar etc.).
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o sapato? | Vídeo |
De onde vem o plástico? | Vídeo |
De onde vem o fósforo? | Vídeo |
De onde vem o vidro? | Vídeo |
Quatro estrelas 13 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/03/2014
Quatro estrelasEu gostei muito da explicação e da didática. fica com Deus.
25/07/2013
Quatro estrelasSua aula é otima, me deu varias sugestões de aplicabilidade em sala. Obrigada.
04/09/2010
Quatro estrelasA metodologia da aula é muito interessante, em que o uso da tecnologia auxilia bastante na aprendizagem do estudante.
24/03/2010
Quatro estrelasótima aula. se usarmos todas as sugestões oferecidas, quando poderá enriquecer mais, será um ótima aula que abrangerá vários temas, tais como zona urbana, zona rural relação homem/natureza, compra e venda, meios de trasnportes, uso adequado da natureza ,reciclagem, entre outros... e os alunos estarão motivados com este tipo de aula e aprenderão muito mais porque estarão participando ativamente.
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente sugestão de aula.
24/03/2010
Quatro estrelasÉ uma aula significativa, onde propõe aos alunos dialogar e interagir com outras crianças, o professor questiona, faz as intervenções necessarias para a ampliação do conhecimento, a preocupação com a dimensão ambiental é explorada de forma lúdica, o qual é fundamental com crianças nesta faixa etária.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante sua aula, estou fazendo um curso de especialização a distância em Tecnologias em Educação pela PUC Rio, tive uma atividade na qual deveria planejar uma aula sobre meio ambiente, utilizando as tecnologias, foi muito importante sua ajuda, fiz adaptaçõese citei o endereço eletronico ao final da atividade. Obrigada, continue sempre nos ajudando.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a maneira com que o professor transmitiu o conteúdo,lançando o tema e instigando os alunos ,aceitando suas impressões e a partir disso explanando e tirando possíveis dúvidas..Observei também que o conteúdo não foi trabalhado de forma fragmentada e sim de forma interdisciplinar.O uso da ferramenta tecnológica para ajudar na trasnmissão do conteúdo através de vídio motiva ainda mais os alunos bem como a introdução da aula prática,tendo em mãos materiais para serem utilizados.
24/03/2010
Cinco estrelasQue maneira criativa de se trabalhar. Os pequeninos aprendem se divertindo. Podemos ainda estimulá-los a criar seus próprios materiais e explicar como os produtos chegam até a cidade.
24/03/2010
Cinco estrelasobservei seu palno de aula e o tema é ótimo. Trabalhei com meus alunos a partir da sua sugestão. Obrigada por essa contribuição.
24/03/2010
Quatro estrelassem duvida é uma otima sugestão de aula.
24/03/2010
Quatro estrelasAtravés da conscientização é que poderemos ter um amanhã.e as crianças são a chave para este amanhã.
24/03/2010
Quatro estrelasÉ um tema interessante para se trabalhar na educação infantil, pois disperta o interesse na criança em como devemos cuidar do meio ambiente, para que o mesmo não sofra maiores consequências.