23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Traduzir problemas por meio de uma equação; identificar os coeficientes de uma equação do 2º grau; reduzir uma equação do 2º grau à forma geral; encontrar raízes de algumas equações do 2º grau pelo método de soma e produto.
Equações de primeiro grau. Área de figuras planas, volume de paralelogramo.
A resolução de equações constituem um passo importante para a compreensão de tópicos mais avançados da matemática, como funções. E estas são usadas para descrever muitas situações do cotidiano. Com as funções podemos prever e analisar situações diversas.
Peça para que os estudantes, em grupos de três, encontrem uma equação que descreve matematicamente cada um dos problema abaixo:
1 – A área de um quadrado de lado l é igual a 49cm².
Solução: l² = 49
2 – Um retângulo tem área igual a 242cm² e sei lado maior é o dobro do menor. Expresse a área em função do tamanho do lado menor x.
Solução: x. 2.x = 242
3 – Expresse a área do retângulo da figura sabendo que ela vale 10cm²:
Solução: x. (x+3) = 10
FIGURA 1
4 – Meu vizinho, com 20m de cerca, construiu um cercado retangular de 32m² de área, utilizando seu muro como um de seus lados. Chamando de x a medida do lado comum do retângulo. Expresse a sua área.
Solução: x. (20 – 2x ) = 32
FIGIRA 2
5 – Um retângulo de papelão tem base 16 e altura 3. Fazendo duas dobras de largura x, paralelas à altura do retângulo, obtemos três faces de um bloco retangular. Seu volume é 42cm³. Determine a expressão do volume do bloco.
Solução: (16 – 2x). x. 3 = 42
FIGURA 3
6 – A R$30,00 o ingresso, os concertos de uma banda atraem 500 espectadores. Se cada variação de R$1,00 no preço do ingresso faz vaiar o público em 40 espectadores. Se a receita do show com a venda de ingressos foi de R$18.000,00 e seja x os reais retirados do valor original do ingresso, qual será a expressão da receita?
Solução: (30 – x). (500 + 40x) = 18.000
Estes problemas foram extraídos do livro Temas e Problemas Elementares, da Coleção do Professor de Matemática publicada pela SBM e também do Experiências Matemáticas da 8ª Série, publicação do Governo do Estado de São Paulo, 1996.
Depois que os grupos obtiverem as equações corrija na lousa ressaltando que todas são de segundo grau. Porém, nem todas têm a mesma quantidade de termos.
Nessa conversa com a turma ressalte:
quem são os coeficientes;
quais equações são completas e quais são incompletas;
quem é o termo independe;
qual é a forma geral: a.x² + b.x +c = 0.
Cada grupo deve montar uma tabela com as equações que obtiveram nos problemas, a mesma colocada na forma geral e quem são seus coeficientes:
TABELA 1
Antes de tentar resolver as equações da tabela temos que verificar a relação entre os coeficientes e as raízes de uma equação do segundo grau. Por isso vale a pena enfati zar o que é uma raiz: é o valor que torna a sentença matemática verdadeira.
Por exemplo:
Se, em x² + 3x = 2 =0, trocarmos x por -2 ou por -1 obteremos sentenças verdadeiras. Peça para que os grupos façam alguns exemplos. Verificando se os valores sugeridos são ou não raízes da equação dada:
A) x² – 9 = 0, x=3 ou x=-3
B)(x – 1)² = 3x +1, x=0 ou x=5
C)3x² + 4x +1 = 0, x=0 ou x = -1/3
D) 4x² – 12 x = 0 , x=0 ou x=4
Cada grupo deve terminar de preencher a tabela abaixo:
TABELA 2
Solicite que os estudantes respondam depois de analisarem a tabela:
Que relação existe entre a soma das raízes de uma equação do 2º grau e o seus coeficientes a e b?
Que relação existe entre a produto das raízes de uma equação do 2º grau e o seus coeficientes a e c?
Com base nas suas conclusões descubra quais são as raízes das equações do início da atividade.
Soluções: 1) 7 e -7, 2) 11 e -11, 3) 2 e -5, 4) 8 e 2, 5) 7 e 1, 6) 10 e 7,5
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Experiências Matemáticas – Governo do Estado de São Paulo – 8ª série, 1996
Temas e Problemas Elementares – Coleção do Professor de Matemática – SBM, 2006
Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo entregue as soluções obtidas para os problemas do início da aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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17/05/2011
Cinco estrelasOlá Rita, muito boa a sua aula. Transformei ela num pps, adaptando as orientações para os alunos, o que acredito tornará a aula mais dinâmica.