23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Pretendemos introduzir o conceito de equação de uma incógnita; Traduzir situações por meio de uma equação.
Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica.
A resolução de equações constituem um passo importante para a compreensão de tópicos mais avançados da matemática, como funções. E estas são usadas para descrever muitas situações do cotidiano. Com as funções podemos prever e analisar situações diversas.
Faça desenhos na lousa com situações envolvendo balanças de braço.
Se for possível, leve uma balança para a classe juntamente com massas (pesos) para comparar.
O objetivo é que a turma perceba que podemos descobrir valores desconhecidos se tivermos relações de igualdade numérica com esse valor.
Por exemplo:
Sabendo que a balanç
a está equilibrada e que as bo
linhas do lado esquerdo são iguais, qual deve ser a massa de cada uma delas?
FIGURA 1
Faça alguns exemplos e termine colocando “x” ao invés de uma figura:
Quanto vale x?
FIGURA 2
Explique que podemos usar letras para representar valores ou quantidades desconhecidas e que essas letras são chamadas de incógnitas.
As igualdades que conseguimos escrever usando incógnitas são chamadas de equações.
Peça para que os estudantes, em grupos de três, encontrem uma equação que descreve matematicamente cada um dos problema abaixo:
1 – Um número somado com duas unidades é igual a 18.
2 – O dobro de um número menos 15 unidades é igual à metade desse número.
3 – A terça parte de um número somado com o seu dobro menos a sua metade é igaul a 11.
4 – A metade do comprimento da minha corda é igual a 12cm.
5 – A soma de três números inteiros consecutivos é 408.
6 – Com 2/9 do seu salário Augusto comprou uma bicicleta de R$ 260,00.
7 – Somando 20kg à metade do peso de João, chegamos ao peso de Aline que é 60kg.
Mas como saber o valor da incógnita em cada uma das equações acima?
Para encontrar esse valor devemos isolar a incógnita. Para isso, como temos os dois lados de uma balança quando olhamos a igualdade, basta fazer sempre a mesma operação dos dois lados da equação. Por exemplo:
7 + 14 = x + x + x
1 – É permitido inverter a ordem dos membros, ou seja olha qualquer prato da balança como o primeiro;
x + x + x = 7 + 14
2 – É permitido juntar termos, ou seja, trocar por elementos equivalentes, 7+14 = 21 e x+x+x=3x
3.x = 21
3 – É permitido fazer a mesma operação (qualquer operação matemática básica) dos dois lados, por exemplo, dividir por 3;
(3x/3) = 21/1
E assim obtemos: x = 7.
Os grupos devem resolver todas as equações anteriores
Este processo de resolução pode ser praticado tanto na escola como em casa através do objeto educacional Two Steps Equations, disponível em:
http://objetoseducacionais2.mec .gov.br/handle/mec/5063
Os estudantes têm a chance de montar algumas equações e ver a forma como devem ser resolvidas.
FIGURA 3
Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737
Outro objeto educacional disponível no Banco Internacional é o Solving Simple Equations, neste caso a equação (sempre de primeiro grau) deve ser resolvida pelo usuário, que poderá conferir a resposta selecionando o box “show answer”
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9122
FIGURA 4
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Experiências Matemáticas – Governo do Estado de São Paulo – 7ª série, 1996
Os grupos devem entregar, ao final da aula, as soluções dos problemas da atividade.
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