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Relações e Funções

 

23/01/2010

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz A. Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pretendemos introduzir o conceito de função.

Duração das atividades
Uma aula simples (50 min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica.

Estratégias e recursos da aula
Observação:

Esta atividade é uma sequência direta da aula “Árvore Geneal´gica”. Porém, o professor pode, extraindo apenas algumas menções da aula anterior, usar em um momento que julgar adequado para sua turma.

Atividades:

Relações e funções

Existem várias formas de representar relações. A árvore genealógica é uma delas. O quadro abaixo mostra um outro tipo de diagrama que ilustra uma relação entre números:

undefined

QUADRO1

1. Uma seta partindo do 5 na linha superior iria para qual número da linha inferior? R: _____

2. E partindo de -5? R: _____

3. Podemos expressar o que diz essa relação em palavras. A regra é somar ___ a cada número da linha superior para encontrar o correspondente na linha inferior.

4. Se existisse um n na linha superior, qual seria seu correspondente na linha inferior? R: ______

Esta relação tem características muito especiais;

Quadro 2

QUADRO 2

Este tipo de relação é chamada de FUNÇÃO.

Vamos chamar a função acima de s. Complete:

s(3) = 3 + 1 = ____ s(-2) = -2 + 1 = ____

s(-5) = ________ = ____ s(278) = ________ = ____

s(12) = ________ = ____ s(___) = 8 + 1 = 9

s(___) = 12 s(n) = ________

5. Em cada um dos problemas seguintes complete com flechas segundo a regra dada, responda e complete o que se pede.

(a) d(x) = o dobro de x.

Quadro 3

QUADRO 3

É função? Sim Não. d(7) = ____ d(s(10)) = ____

(b) r(x) = raiz quadrada de x, se este for um número inteiro.

Quadro 4

QUADRO 4

É função? Sim Não. s(r(4)) é igual a r(9)? Explique. ___________________________________________________

(c) q(x) = elevar x ao quadrado.

Quadro 5

QUADRO 5

É função? Sim Não. q(s(r(36))) = ____

6. Verifique se as relações apresentadas nos quadros abaixo são FUNÇÕES, em caso de resposta afirmativa sugira um enunciado que descreva a função.

(a) A regra é: metade de x, se esta for inteira.

undefined

QUADRO 6

É função? Sim Não.

___________________________________________________

(b)

Quadro 7

QUADRO 7

É função? Sim Não.

___________________________________________________

(c)

Quadro 8

QUADRO 8

É função? Sim Não.

_________ __________________________________________

Nesta atividade apresentamos exemplos de relações apenas entre números naturais, e inteiros, . Observe que colocamos “...” para representar que as listas de números continuam!

Esta atividade serve como um primeiro contato com a noção de função e a notação mas também pode ser usada para relembrar conteúdos já abordados.

A atividade “Fórmulas para Funções 1” é uma sequência direta desta.

Recursos Complementares

Avaliação

Os grupos podem entregar as soluções dos problemas sugeridos.

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