23/01/2010
Roberto Ribeiro Paterlini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Representar situações diversas usando funções.
Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica, conceito de função, domínio e imagem.
Esta atividade pode ser uma sequência direta da aula “Fórmulas para funções 1”. Porém, nada impede que o professor encontre um momento, julgue adequado, para aplicá-la em suas turmas.
Observe a sequência de figuras abaixo.
FIGURA1: quadrados
(a)Desenhe a quarta figura.
(b)Quantos quadradinhos azuis tem a 10ª figura? R:____
(c)Complete a tabela abaixo:
TABELA 1
A última linha da tabela servirá para responder os próximos três itens.
(d)Qual é a fórmula que expressa a quantidade A(n) de quadradinhos azuis em função da ordem n da figura?A(n) = __________
(e)Calcule:
i.A(11) = ____
ii.A(20) = ____
(f)Qual é a fórmula que expressa a quantidade B(n) de quadradinhos brancos em função da ordem n da figura?
B(n) = __________
(g)Calcule:
i.B(13) = ____
ii.B(20) = ____
(h)Qual é a fórmula que expressa a quantidade total T(n) de quadradinhos em função da ordem n da figura?
T(n) = __________
(i)Calcule:
i.T(17) = ____
ii.T(20) = ____
Observe a sequência de triângulos abaixo:
3 lápis
FIGURA: Um triângulo
______ lápis
FIGUrA: Dois triângulos
______ lápis
(a) Desenhe a próxima figura e complete a quantidade de lápis.
(b) Você notou uma regra de formação? Para obter mais um triângulo basta acrescentar sempre mais _____ lápis.
(c) Cada novo triângulo é formado apenas acrescentando mais _____ lápis, porém o primeiro triângulo precisou de ____ lápis, ____ a mais que qualquer outro.
(d) Termine de preencher os valores correspondentes na tabela abaixo, onde T é a quantidade de triângulos formados com L lápis;
TABELA 2
(e) Usando L(T) para dizer “lápis necessários para formar T triângulos”, calcule:
i. L(10) = ____ iii. L(22) = ____
ii. L(15) = ____ iv. L(____) = 33
( f) Qual poderia ser uma fórmula geral para obter a quantidade L(T) de lápis necessários para construir T triângulos?
L(T) = ___________
(g) A expressão que você obteve é uma função! Qual é seu:
i. Domínio de L(T) =
ii. Imagem de L(T) =
Esta atividade serve como um primeiro contato com a expressões de funções e a notação mas também pode ser usada para relembrar conteúdos já abordados.
A atividade “Gráficos de funções 1 é uma sequência direta desta.
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Os grupos podem entregar as soluções dos problemas sugeridos.
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