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Fórmulas para funções 2

 

23/01/2010

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Roberto Ribeiro Paterlini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar situações diversas usando funções.

Duração das atividades
Uma aula simples (50 min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica, conceito de função, domínio e imagem.

Estratégias e recursos da aula
Observação:

Esta atividade pode ser uma sequência direta da aula “Fórmulas para funções 1”. Porém, nada impede que o professor encontre um momento, julgue adequado, para aplicá-la em suas turmas.

Atividades:

1.Quadrados Pintados

Observe a sequência de figuras abaixo.

Quadrados

FIGURA1: quadrados

(a)Desenhe a quarta figura.

(b)Quantos quadradinhos azuis tem a 10ª figura? R:____

(c)Complete a tabela abaixo:

Tabela
TABELA 1

A última linha da tabela servirá para responder os próximos três itens.

(d)Qual é a fórmula que expressa a quantidade A(n) de quadradinhos azuis em função da ordem n da figura?

A(n) = __________

(e)Calcule:

i.A(11) = ____

ii.A(20) = ____

(f)Qual é a fórmula que expressa a quantidade B(n) de quadradinhos brancos em função da ordem n da figura?

B(n) = __________

(g)Calcule:

i.B(13) = ____

ii.B(20) = ____

(h)Qual é a fórmula que expressa a quantidade total T(n) de quadradinhos em função da ordem n da figura?

T(n) = __________

(i)Calcule:

i.T(17) = ____

ii.T(20) = ____

2.Triângulos de lápis

Observe a sequência de triângulos abaixo:

triangulo3 lápis

FIGURA: Um triângulo

triangulos______ lápis

FIGUrA: Dois triângulos

                                                     

                                                              ______ lápis

(a) Desenhe a próxima figura e complete a quantidade de lápis.
(b) Você notou uma regra de formação? Para obter mais um triângulo basta acrescentar sempre mais _____ lápis.

(c) Cada novo triângulo é formado apenas acrescentando mais _____ lápis, porém o primeiro triângulo precisou de ____ lápis, ____ a mais que qualquer outro.

(d) Termine de preencher os valores correspondentes na tabela abaixo, onde T é a quantidade de triângulos formados com L lápis;

Tabela 2

TABELA 2

(e) Usando L(T) para dizer “lápis necessários para formar T triângulos”, calcule:

i. L(10) = ____ iii. L(22) = ____

ii. L(15) = ____ iv. L(____) = 33

( f) Qual poderia ser uma fórmula geral para obter a quantidade L(T) de lápis necessários para construir T triângulos?

L(T) = ___________

(g) A expressão que você obteve é uma função! Qual é seu:

i. Domínio de L(T) =

ii. Imagem de L(T) =

Esta atividade serve como um primeiro contato com a expressões de funções e a notação mas também pode ser usada para relembrar conteúdos já abordados.

A atividade “Gráficos de funções 1 é uma sequência direta desta.

Recursos Complementares
Avaliação

Os grupos podem entregar as soluções dos problemas sugeridos.

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