Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gráficos de funções 2

 

23/01/2010

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Roberto Ribeiro Paterlini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar situações diversas usando funções e sistema de coordenadas cartesianas.

Duração das atividades
Uma aula simples (50 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica, conceito de função, domínio e imagem.

Estratégias e recursos da aula
Observação:

Esta atividade pode ser uma sequência direta da aula “Gráficos de funções 1”. Porém, nada impede que o professor encontre um momento, julgue adequado, para aplicá-la em suas turmas.

Atividades:

1. Área de retângulos

Na sequência de figuras abaixo, a primeira representa uma parede branca de 3 m de altura por 5 m de largura.

undefined

FIGURA quadrados

(a) Qual é a área da parede? R: ____

As figuras seguintes representam a pintura que o Sr. Luís está fazendo. Ele usa uma tinta verde e, para pintar, faz faixas horizontais de baixo para cima. Complete a tabela com a área já pintada em determinados momentos.

undefined

TABELA 3

(b) Marque esses pontos no sistema de coordenadas cartesianas ao lado.

undefined


GRÁFICO retângulos

(c) Monte uma uma fórmula para representar a área A pintada por Sr. Luís, em função da altura h da faixa.

A(h) = ________________________


(d) Na tabela temos alguns exemplos de valores para a altura h.

2,56 m poderia ser um valor de h? Sim Não


0,999... m poderia ser um valor de h? Sim Não

√2 m poderia ser um valor de h? Sim Não


4,5 m poderia ser um valor de h? Sim Não


π (pi) m poderia ser um valor de h? Sim Não

√3 m poderia ser um valor de h? Sim Não

Qual o intervalo de números reais que podem ser a altura desta faixa? R: [ 0 ;___ ]

(e) Na tabela temos também os respectivos valores para a área pintada.

5 m² poderia ser um valor de A? Sim Não


12 m² poderia ser um valor de A? Sim Não


0,75 m² poderia ser um valor de A? Sim Não


7/5m² poderia ser um valor de A? Sim Não


√87 m² poderia ser um valor de A? Sim Não


17 m² poderia ser um valor de A? Sim Não

-2 m² poderia ser um valor de A? Sim Não

Qual o intervalo de números reais que podem ser a área desta faixa? R: [ ___ ; ___ ]


Se você representar todos esses pares de números no sistema de de coordenadas cartesianas da página anterior, o que vai aparecendo na figura? R:_____________________________


(f) Qual é:

i. Domínio de A(h) =

ii. Imagem de A(h) =

2. Velocidade constante

Um caminhão percorre uma estrada com velocidade constante igual a 40 km/h.


(a) Qual será a distância percorrida após:

i. 2h. R:____

ii. 3h. R:____

iii. 1h e 30min. R:____

iv. 15 min. R:____

(b) Escreva a fórmula da distân cia percorrida d, em função do tempo t.

d(t) = _______________

Se fôssemos construir uma tabela com todos os valores de t e marcássemos os pontos em um sistema cartesiano obteríamos uma linha contínua. Esta linha chama-se gráfico.

Veja como ficaria:

undefined

GRÁFICO exemplo


(c) Suponha que o carro ande a uma velocidade de 60 km/h. Faça o gráfico desta situação.

Recursos Complementares
Avaliação

Os grupos podem entregar as soluções dos problemas sugeridos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.