23/01/2010
Roberto Ribeiro Paterlini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Representar situações diversas usando funções e sistema de coordenadas cartesianas.
Operações básicas, noções de uso de linguagem algébrica, conceito de função, domínio e imagem.
Esta atividade pode ser uma sequência direta da aula “Gráficos de funções 1”. Porém, nada impede que o professor encontre um momento, julgue adequado, para aplicá-la em suas turmas.
Na sequência de figuras abaixo, a primeira representa uma parede branca de 3 m de altura por 5 m de largura.
FIGURA quadrados
(a) Qual é a área da parede? R: ____
As figuras seguintes representam a pintura que o Sr. Luís está fazendo. Ele usa uma tinta verde e, para pintar, faz faixas horizontais de baixo para cima. Complete a tabela com a área já pintada em determinados momentos.
TABELA 3
(b) Marque esses pontos no sistema de coordenadas cartesianas ao lado.
GRÁFICO retângulos
(c) Monte uma uma fórmula para representar a área A pintada por Sr. Luís, em função da altura h da faixa.
A(h) = ________________________
(d) Na tabela temos alguns exemplos de valores para a altura h.
2,56 m poderia ser um valor de h? Sim Não
0,999... m poderia ser um valor de h? Sim Não
√2 m poderia ser um valor de h? Sim Não
4,5 m poderia ser um valor de h? Sim Não
π (pi) m poderia ser um valor de h? Sim Não
√3 m poderia ser um valor de h? Sim Não
Qual o intervalo de números reais que podem ser a altura desta faixa? R: [ 0 ;___ ]
(e) Na tabela temos também os respectivos valores para a área pintada.
5 m² poderia ser um valor de A? Sim Não
12 m² poderia ser um valor de A? Sim Não
0,75 m² poderia ser um valor de A? Sim Não
7/5m² poderia ser um valor de A? Sim Não
√87 m² poderia ser um valor de A? Sim Não
17 m² poderia ser um valor de A? Sim Não
-2 m² poderia ser um valor de A? Sim Não
Qual o intervalo de números reais que podem ser a área desta faixa? R: [ ___ ; ___ ]
Se você representar todos esses pares de números no sistema de de coordenadas cartesianas da página anterior, o que vai aparecendo na figura? R:_____________________________
(f) Qual é:
i. Domínio de A(h) =
ii. Imagem de A(h) =
Um caminhão percorre uma estrada com velocidade constante igual a 40 km/h.
(a) Qual será a distância percorrida após:
i. 2h. R:____
ii. 3h. R:____
iii. 1h e 30min. R:____
iv. 15 min. R:____
(b) Escreva a fórmula da distân cia percorrida d, em função do tempo t.
d(t) = _______________
Se fôssemos construir uma tabela com todos os valores de t e marcássemos os pontos em um sistema cartesiano obteríamos uma linha contínua. Esta linha chama-se gráfico.
Veja como ficaria:
GRÁFICO exemplo
(c) Suponha que o carro ande a uma velocidade de 60 km/h. Faça o gráfico desta situação.
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Os grupos podem entregar as soluções dos problemas sugeridos.
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