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Quadriláteros

 

21/07/2009

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
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CAMPINAS - SP COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

Pedro Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender algumas propriedades dos quadriláteros, explorando suas classificações e a inscrição de quadriláteros em circunferências.

Duração das atividades
Uma aula simples (50 min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para acompanhar esta atividade os alunos devem estar familiarizados com conceitos básicos de polígonos, isto é, ângulos, lados, vértices...

Estratégias e recursos da aula

Importância

Polígonos são figuras formadas por linhas poligonais fechadas (compostas por segmentos de reta) e podem ser associados a inúmeras objetos de nosso cotidiano, por exemplo: uma folha de papel, uma placa de trânsito, os azulejos de uma cozinha, móveis, …

Muitas obras do pintor modernista Alfredo Volpi têm como principal elemento os polígonos!

Nosso tema de estudo nesta sugestão de aula é o 'quadrilátero', um tipo específico de polígono na classificação quanto ao número de lados, quatro.

Conteúdo no dia a dia

Reconhecer figuras geométricas e suas propriedades é fundamental para simplificar tarefas diárias.

Quantos azulejos deve comprar para revestir o piso da banheiro?

Qual assadeira devo escolher para fazer um bolo para minha família?

Qual deve ser o formato de um cercado para que ele delimite a maior área?

As respostas a todas essas perguntas envolvem o conhecimento de propriedades dos quadriláteros!

Introdução do Conteúdo e Motivação

Converse com seus alunos sobre o foco principal desta aula (quadriláteros). Dê exemplos de objetos que você tenha em mãos e na classe, faça-os pensar sobre polígonos de 4 lados!

Questione-os se todo quadrilátero é idêntico ao outro, apenas de tamanho ampliado ou reduzido. Relembre os nomes dos elementos do polígonos: lados, vértices, ângulos internos e ângulos externos

Atividades

Professor, para esta atividade sua classe vai precisar de alguns materiais extras:

-canudos de plástico (lisos e finos de preferência) ;

-régua;

-transferidor;

-tesoura;

-cola;

-compasso.

Quando o material necessário estiver distribuído, peça que eles construam os mais variados quadriláteros, isto é, com todos os lados iguais, com 3 iguais, com 2 iguais, com todos diferentes, dois a dois com a mesma medida...

Os estudantes podem ficar em grupos e devem colar seus quadriláteros em uma cartolina (ou folha de papel). Eles devem deixar um espaço ao lado de cada figura para que possam escrever as principais características daquele objeto.

É importante que o objeto seja colado pois não serão formadas figuras rígidas e assim o losango pode tomar a forma de um quadrado e vice-versa.

A seguir sugira que os grupos discutam para verificar as propriedades das figuras obtidas. Na figura abaixo temos um exemplo de anotações que devem ser feitas pelos estudantes.

Exemplo, quadrilátero e principais características

Se a turma não conhece todos os nomes de quadriláteros com características específicas este é um bom momento para introduzi-los.

Antes que os grupos terminem e seja feita uma discussão geral atente para alguns pontos:

  • O que são segmentos de reta paralelos?

  • Qual é a soma dos ângulos internos dessas figuras?

  • Quais ângulos são iguais e quais são diferentes em cad a uma delas?

  • O que é um quadrilátero convexo?

A discussão com toda a classe deve resultar em um grande diagrama, ele pode ser feito na lousa com os quadriláteros fixos com fita adesiva, ou ainda feito no chão, com a fronteiras feitas de fira crepe.

Classificação dos quadriláteros.

Uma continuação deste conteúdo é tratar de quadriláteros inscritíveis. Para isso peça que os grupos desenhem várias circunferências (pode-se contorná-la de caneta para que os estudantes possam apagar e refazer os desenhos se for necessário) e questione-os sobre quais quadriláteros podem ser inscritos. Eles tem alguma característica especial?

A resposta dessa pergunta não é fácil, mas depois de investigar características nas atividades anteriores pode ser que alguns grupos notem que a soma dos ângulos oposto de quadriláteros inscritíveis são suplementares. Além disso, a recíproca deste resultado é verdadeira.

Exemplo, quadrilátero inscritíve

Na figura temos que os ângulos BAD + DCB = 180 e ainda ABC + ADC = 180.

Um artigo na Revista do Professor de Matemática, 44, 200, pg. 10 uma publicação da SBM – Sociedade Brasileira de Matemática.

Para o professor que tiver oportunidade sugerimos levar os estudantes na sala de informática é utilizar um objeto educacional do Banco Internacional.

Acesse este objeto pelo link ao lado-  - Ângulos opostos de um quadrilátero inscrito em uma circunferência

(http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5169)

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737)

Professor, seus alunos poderão variar os vértices A, B, C e D por toda a circunferência. Na parte inferior estão anotados os ângulos internos da figura formada, além de algumas somas destes valores.

Uma sugestão da sequência de conceitos a serem abordados é:

Quadrilátero (polígono) inscrito

Os polígonos que podem ter todos os seus vértices sobre uma mesma circunferência são chamados de polígonos inscritíveis.

Quadrilátero (polígono) convexo

Como é possível formar outras figuras além de quadriláteros, pode-se explicar o que é um polígono (ou quadrilátero convexo) e não convexo. Note que apenas em ordem alfabética a figura é um quadrilátero convexo.

CONVEXO: Ao ligar dois pontos quaisquer no interior do polígono, o segmento também está inteiramente contido no polígono.

Soma dos ângulos internos

Qual é a soma dos ângulos internos de qualquer quadrilátero?

Soma dos ângulos opostos

 Finalmente, a razão da ferramenta é mostrar que a soma dos ângulos opostos de qualquer quadrilátero inscritível é 180º.

 Semelhança de triângulos

 Quando a figura apresenta um cruzamento os triângulos formados são semelhantes! Já que, como no exemplo, os ângulos A e C enxergam o mesmo arco, assim como B e D, além disso, o terceiro ângulo é congruente por se oposto pelo vértice.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1637/imagens/sem.GIF

 As medidas fornecidas podem ser justificadas com o argumento acima.

Recursos Complementares

http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/20/display/0,5912,POR-20-92-954-,00.html

http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg/dg_11t.php

http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/sinteticos/pagina1.html

Avaliação

Observar a participação e a compreensão dos alunos de cada conceito novo abordado.

Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com os novos conceitos aprendidos, ou seja, com as definições de quadrado, trapézio, losango, retângulo e paralelogramo, além das definições de quadrilátero convexo e quadrilátero inscritível.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • hugo cezar, Alfa , Paraná - disse:
    hugo-cezar@hotmail.com

    16/04/2010

    Uma estrela

    O diagrama que apresenta os quadriláteros possui um erro de conceito. Nele há um subconjunto dos paralelogramos e outro dos trapézios, e dentro do subconjunto dos paralelogramos há o subconjunto dos retângulos e losangos, mas a condição para q um quadrilátero seja um trapézio é possuir dois lados paralelos, requisitos esse cumprido por todos os paralelogramos, então logo os paralelogramos estão contidos nos trapézios, pois retângulos quadrados e losangos possuem dois lados paralelos.


Sem classificação.
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