23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Os estudantes terão contato com os casos de semelhança de triângulos.
Operações básicas, formas geométrica, ângulos, congruência de figuras planas e homotetia.
Semelhança é um conceito básico de geometria. Ele é usado na demonstração de vários resultados mais elaborados de geometria plana.
Para acompanhar essa atividade os estudantes já devem estar familiarizados com o conceito de homotetia e de semelhança de figuras planas.
Nessa aula trataremos dos casos de semelhança entre triângulos.
Divida a classe em grupos de, no mínimo 4 alunos, e passe as seguintes instruções:
1 – Um componente do grupo constrói um triângulo escaleno e mede todos os seus lados e ângulos (6 valores ao todo);
2 – A aluno que desenhou deve dar 1 dica sobre seu triângulo para cada outro componente do grupo;
(essas dicas são informações informações de medidas do triângulo original)
3 – Os alunos que receberam dicas devem tentar desenhar um triângulo semelhante ao original;
4 – Caso ninguém consiga na primeira rodada, o aluno que desenhou o triângulo original deve dar mais uma dica para cada um.
(ninguém deve conseguir mesmo!)
5 – E assim até que todos consigam desenhar um triângulo semelhante ao orihinal.
Cada grupo deve construir a seguinte tabela:
TABELA 1
Esperamos que os grupos obtenham assim os três casos de semelhança de triângulos:
1 – Triângulos com os três ângulos iguais: AAA;
2 – Triângulos com três lados proporcionais: LLL;
3 – Triângulos com um ângulo igual, compreendido entre lados proporcionais: LAL.
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Experiências Matemáticas – Governo do Estado de São Paulo – 8ª série, 1996.
Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com os novos conceitos aprendidos, ou seja, com os casos de semelhança de triângulos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!