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23/01/2010

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz A. Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os estudantes terão contato com os casos de semelhança de triângulos.

Duração das atividades
Uma aula simples (50 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações básicas, formas geométrica, ângulos, congruência de figuras planas e homotetia.

Estratégias e recursos da aula

Importância & Conteúdo no dia-a-dia

Semelhança é um conceito básico de geometria. Ele é usado na demonstração de vários resultados mais elaborados de geometria plana.

Motivação & Introdução

Para acompanhar essa atividade os estudantes já devem estar familiarizados com o conceito de homotetia e de semelhança de figuras planas.

Nessa aula trataremos dos casos de semelhança entre triângulos.

Se for necessário relembre a definição de semelhança: “Duas figuras são semelhantes quando apresentam ângulos correspondentes iguais e lados correspondentes proporcionais.”

Atividades

Divida a classe em grupos de, no mínimo 4 alunos, e passe as seguintes instruções:

1 – Um componente do grupo constrói um triângulo escaleno e mede todos os seus lados e ângulos (6 valores ao todo);

2 – A aluno que desenhou deve dar 1 dica sobre seu triângulo para cada outro componente do grupo;

(essas dicas são informações informações de medidas do triângulo original)

3 – Os alunos que receberam dicas devem tentar desenhar um triângulo semelhante ao original;

4 – Caso ninguém consiga na primeira rodada, o aluno que desenhou o triângulo original deve dar mais uma dica para cada um.

(ninguém deve conseguir mesmo!)

5 – E assim até que todos consigam desenhar um triângulo semelhante ao orihinal.

Cada grupo deve construir a seguinte tabela:

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TABELA 1

Esperamos que os grupos obtenham assim os três casos de semelhança de triângulos:

1 – Triângulos com os três ângulos iguais: AAA;

2 – Triângulos com três lados proporcionais: LLL;

3 – Triângulos com um ângulo igual, compreendido entre lados proporcionais: LAL.

Recursos Complementares
  • Experiências Matemáticas – Governo do Estado de São Paulo – 8ª série, 1996.

Avaliação

Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com os novos conceitos aprendidos, ou seja, com os casos de semelhança de triângulos.

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