23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Conhecer a definição de congruência; Identificar figuras congruentes e a correspondência entre seus elementos. Com ênfase nos casos de congruência de triângulos.
Operações básicas, formas geométrica, ângulos e congruência.
Esta aula é uma continuação da aula de figuras congruentes chamada “Figuras gêmeas”. Aqui serão analisados casos mais sutis de congruência.
Para estudar esses casos, mesmo que específicos para triângulos, é preciso uma argumentação geométrica mais elaborada. Não serão mais feitas apenas comparações usando apenas recortes, serão possíveis constatações para que se encontre argumentos que justifiquem a generalização de cada caso de congruência de triângulos.
* Essa atividade exige a construção de figuras geométricas, sugerimos que os alunos possam usar régua, compasso e mesmo o transferidor, já que o objetivo maior não é a construção em si, mas sim a comparação das figuras obtidas.
Converse com a classe e avise que será feita uma atividade de construção de figuras para verificação de congruência. Se for preciso relembre a definição de congruência.
Conte que agora nos concentraremos apenas em triângulos.
Caso o professor ache mais adequado poderá levar as figuras prontas (tomando o cuidado de variar os tamanhos de lados e ângulos quando for possível) e peça apenas que cada estudante meça os ângulos e o tamanho dos lados de cada uma delas.
Da mesma forma que foi feito na aula “Figuras gêmeas”, cada estudante, deve desenhar em seu caderno as seguintes figuras:
um triângulo cujos lados medem 4cm, 6cm e 8cm;
um triângulo cujo ângulos medem 30°, 90° e 60°;
um triângulo cujos lados medem 3cm e 5cm e o ângulo entre esses lados seja de 45°;
um triângulo que tenha um lado de 6cm, um ângulo de 60° e outro ângulo de 40°, sendo que o lado de 6cm é comum a esses dois ângulos;
um triângulo que tenha lados medindo 4cm e 6cm e um ângulo de 30° que seja oposto ao lado de 4cm.
Um triângulo que tenha lado medindo 8cm, um ângulo adjacente a ele medindo 60° e um ângulo oposto a ele, que meça 45°.
Depois de desenhados, os triângulos devem ser coloridos e recortados.
Reúna os alunos em grupos (no mínimo 3 pois queremos variações dos triângulos construídos) e incentive-os a responder: “Quais triângulos são congruentes sempre?”
Para dar continuidade ao estudo o professor pode sugerir a seguinte questão:
“Quais as medidas (ângulos e lados) que devem ser comparados para garantir que dois triângulos serão congruentes?”
Peça que todos os grupos anotem as hipóteses levantadas sobre as comparações necessárias para a verificação de congruência.
Esperamos que os vários triângulos correspondentes façam com que os grupos percebam os casos de congruência.
Dê um tempo para a investigação dos grupos e depois solicite que todos participem da discussão final.
Para explicar os 4 casos de congruência peça que a classe apresente suas hipóteses, muito provavelmente eles obtiveram enunciados corretos.
Ao final da apresentação e discussão de cada grupo, todos devem concordar que:
CASO: LLL – lado, lado, lado
Se dois triângulos têm lados respectivamente congruentes, então eles são congruentes.
CASO: LAL – lado, ângulo, lado
Se dois triângulos têm dois lados e o ângulo compreendido entre eles respectivamente congru entes, então eles são congruentes.
CASO: ALA – ângulo, lado, ângulo
Se dois triângulos têm um lado e dois ângulo a eles adjacentes respectivamente congruentes, então eles são congruentes.
CASO: LAAo – lado, ângulo, ângulo oposto
Se dois triângulos têm um lado, um ângulo adjacente e o ângulo oposto a esse lado respectivamente congruentes, então eles são congruentes.
Durante a discussões, use as figuras de todos os grupos para exemplificar, pois podem ocorrer coincidências dentro dos grupos, mas é muito difícil que ela também aconteça em toda a classe.
Revista do Professor de Matemática – SBM - http://www.ime.usp.br/~rpm/cms/
Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - http://www.obmep.org.br
Experiências Matemáticas – Governo do Estado de São Paulo – 7ª série, 1998
Temas e Problemas Elementares – Coleção do Professor de Matemática – SBM, 2006
Os estudantes devem entregar as conclusões obtidas durante a atividade.
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