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Será que vai acontecer?

 

23/01/2010

Autor e Coautor(es)
Rita Santos Guimarães
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz A. Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cálculo de probabilidade de eventos independentes.

Duração das atividades
Uma aula dupla (100min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Probabilidade.

Estratégias e recursos da aula

Importância & Conteúdo no dia-a-dia

O cálculo de probabilidade está associado a inúmeras situações do cotidiano. Esta aula introduz o cálculo de probabilidades de eventos independentes ocorrerem.

Motivação & Introdução

Para introduzir o assunto com a turma, discuta com eles como você poderia calcular a probabilidade de tirar cara ao jogar uma moeda e tirar 4 ao jogar um dado.

Os estudantes devem perceber que a moeda não influência no dado e vice-versa. São eventos independentes.

Construindo uma árvore de possibilidades podemos notar que a probabilidade de tirar cara e sair 4 no dado é de 1/12, equivalente a fazer ½ * 1/6, onde ½ corresponde a chance de obter cara e 1/6 a chance de sair 4 no dado.

Os alunos não devem notar esse fato de imediado. Solicite que eles construam a árvore de outras situações, por exmplo.

Coroa e número par;

Número par e cara;

Número ímpar e número par (duas jogadas do dado);

Cara, cara e cara (três jogadas da moeda).

Atividades

O objeto educacional “Probabilities of matching colors”

Permite a visualização dessa propriedade fazendo uso de três discos coloridos e de dardos que devem acertar determinada cor.

No exemplo abaixo escolhemos que as cores amarelo e laranja “valem”. Assim, como metade do primeiro disco é preenchido com essas cores, nossa chance de acertar é de ½, já no segundo, temos 2/5 de chance e no terceiro 2/3 (duas das três partes são amarelas ou laranjas). Totalizando 1/18 de chance de acertar em todos eles!

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FIGURA 1

Probabilities of matching colors

RECURSO

Use o software para discutir situações extremas, onde a probabilidade é um ou zero. Peça que os estudantes montem situações com probabilidades determinadas, por exemplo ¼!

Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Probabilities of matching colors Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos podem reportar situações criadas no software com probabilidades especificadas pelo professor.

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