23/01/2010
Pedro Luiz A. Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Esta é uma atividade investigativa sobre Teorema de Pitágoras
Nesta aula serão propostas questões simples e curtas mas que apresentam mais de uma forma de solução. Esse tipo de abordagem é chamado de investigação e estimula o desenvolvimento intelectual do estudante.
Não existirá respostas certas únicas. Cada grupo poderá obter hipóteses e soluções distintas e ainda sim todas corretas. As equipes analisam e interpretam de forma diferente a situação apresentada e por isso teremos várias soluções.
Os estudantes, em grupos pequenos, devem usar a sala de informática para manipular o objeto de aprendizagem abaixo
Pythagorean triangles with the same area
Escolha um dos recursos para usar nesta aula!
Ou então sugira que cada grupo trabalhe com um deles!
O professor deve lançar o seguinte desafio:
Elabore um relatório explicando todas as ferramentas desse software. Faça como um manual de instruções. Justifique todos as imagens e textos apresentados.
Caso tenha alguma sugestão de tirar ou acrescentar ferramentas justifique o por que.
Se o professor não puder levar a classe na sala de informática, passe alguns exemplos no lousa, exatamente como aparecem no software e faça o mesmo desafio com as devidas adaptações.
Ao final da aula os grupos podem apresentar suas principais conclusões, cada um pode elaborar um cartaz para resumir e ilustrar as observações que concluíram ser as mais importantes.
Este objeto requer um programa para sua visualização, portanto, baixe-o neste link do Banco Internacional de Objetos Educacionais – MathematicaPlayer
Nome | Tipo |
---|---|
Pythagorean means | Animação/simulação |
Pythagorean triples | Animação/simulação |
Pythagorean triangles with the same area | Animação/simulação |
Pythagorean triples star | Animação/simulação |
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/teopitagoras.html
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=t2k&cod=_matematica_m4_56_vb
Pode-se pedir, que ao final das atividades, cada grupo elabore um relatório com as observações e soluções dos problemas propostos.
As apresentações também podem ser avaliadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!