29/07/2009
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Importância e uso no cotidiano:
Retângulos e triângulos são polígonos muito observados no dia-a-dia. Fazer o aluno perceber que um retângulo pode ser dividido em dois triângulos de áreas iguais permite uma relaçao mais singular com estes elementos.
Introdução do Conteúdo e Motivação:
Palavras Cruzadas: esta atividade pode ser encontrada no site
http://www.esec-viso.rcts.pt/conteudos/clubes/matematica/6ano/PalavrasCruzadas6.htm
Para baixar o objeto que gerou essa imagem basta acessar o site:
http://www.pion.sbfisica.org.br/pdc/index.php/por/material_didatico/area_do_triangulo
Observe que para abrir este objeto é necessário ter o programa Geogebra, que pode ser encontrado e baixado no site:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Atividade: Vamos usar dobradura!
Material necessário: Folhas sulfites A4; Uma tesoura e uma régua por aluno;
Divida folhas sulfites A4, em quatro retângulos congruentes. Para isso, basta dobrá-la duas vezes, um no sentido do comprimento e outra no sentido da largura, como na figura a seguir:
Cada aluno deve ter um ou mais retângulos.
Peça para os alunos desenharem um triângulo como feito na primeira parte da aula. Observe que cada aluno fará sua escolha para o ponto E.
Depois que eles desenharem, tendo o cuidado de usar régua, peça para que os alunos recortem o triângulo desenhado.
Para os desenhos encontrados teremos duas possibilidades:
A divisão do retângulo em dois triângulos -> isso irá acontecer se a escolha para o ponto E coincidir ou com o ponto A ou com ponto B. Assim sendo, o segmento CE ou DE será a diagonal do retângulo.
Por sobreposição os alunos conseguem conferir que as áreas dos dois triângulos encontrados são congruentes. Logo, pode-se concluir que a área do triângulo inscrito em um retângulo é a metade da área deste. Ou seja, se o retângulo tem área b x h, então a área do triângulo será (b x h)/2.
A divisão do retângulo em três triângulos -> para todas as outras escolhas do ponto E no segmento AB, teremos a formação de um triângu lo principal C DE e de outros dois triângulos ADE e BCE.< /p>
Da mesma forma, por sobreposição, os alunos conseguem conferir que a soma das áreas dos triângulos ADE com a BCE coincidem com a área do t riângulo CDE. Novame nte podemos concluir que a área do triângulo inscri to em um retângulo é a metade da área de ste. Ou seja, se o r etângulo tem área b x h, então a área do triângulo será (b x h)/2.
INSERIR FIGURA AREAS CONGRUENTES
Terceira parte da aula
O professor pode mostrar o seguinte objeto de aprendizagem encontrado no site do MEC que relaciona e calcula a área do quadrado com a do triângulo com mesma base e altura.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ handle/mec/5136
Observe que no fim da página existe um arquivo que pode ser facilmente baixado. É necessário instalar o programa do MathematicaPlayer. Este é um software gratuito também disponível no site do MEC: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4737.
Observe que é possível movimentar os pontos laranjas e, assim, exemplificar variações de triângulos e retângulos e suas respectivas áreas.
Nome | Tipo |
---|---|
The area of a triangle as half a rectangle | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasOtimas idéias, aproveitei várias sugestoes.