23/01/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidade.
Esta aula pode ter inicio com o professor fazendo uso apenas da parte de áudio que segue no link abaixo e pedindo aos alunos que tentem identificar o animal que é responsável pela emissão de cada um dos sons:
http://www.youtube.com/watch?v=P0hvx__I7RM&feature=related
Ao término da atividade o professor pode explicar aos seus alunos:
O que é som, afinal de contas, por que podemos chamar de som o miado e o latido, send o que estes são aparentemente diferentes?
“As ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico qualquer (ar, metais, isolantes, etc), precisando deste meio para se propagar. Desta forma, percebemos que o som é uma onda mecânica, não se propagando no vácuo. A maioria dos sons acaba sendo obtido através de objetos que estão vibrando, como é o caso do alto-falante.”
Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ondulatoria/musica.html- Você pode utilizar este link para responder as perguntas propostas.
A segunda parte da aula pode ser utilizada para que os alunos entendam como funciona o nosso ouvido:
Como nós ouvimos?
“Som é uma energia que se propaga em ondas. Percebemos os sons porque somos capazes de captar o movimento das ondas sonoras. Todo nosso organismo é capaz de sentir o movimento destas ondas, porém é o ouvido o órgão especializado na captação dos sons e na sua transmissão para nosso cérebro que, de acordo com o sinal enviado, é capaz de identificá-los.”
Disponível em: http://www.numaboa.com/escolinha/fisica/707-som
“O ouvido consiste em 3 partes básicas - o ouvido externo, o ouvido médio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma função específica para interpretar o som. O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido médio. O ouvido médio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibrações internas da estrutura óssea da ouvido médio e finalmente transformar estas vibrações em uma onda de compressão ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compressão dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao cérebro.(...)”
Disponível em: http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas2/ouvido/ouvido.html
Observação:
Professor você pode encontrar o termo ouvido como orelha em muitos sites e livros.
(Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/ouvido(1).jpg)Sugerimos que você monte junto com seus alunos o experimento que se encontra no link abaixo, ele os ajudará a compreender com maior facilidade a forma como nós ouvimos:
O link abaixo pode ser utilizado pelo professor como ponto de apoio, ele oferece alguns detalhes que caso o professor julgue interessantes podem ser acrescentados em sua aula:
Você pode propor aos seus alunos que façam uma pesquisa sobre o funcionamento de instrumentos musicais, sua classificação de acordo com o som produzido. As informações trazidas por eles podem ser apresentadas e servirão como complemento a aula.
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