01/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Entender o funcionamento de um impulso nervoso.
Entender a função da sinapse e dos neurotransmissores para a transmissão do impulso nervoso.
Saber que a nicotina, entre outras drogas, atua como competidora dos neurotransmissores na sinapse e a partir disso construir um espírito crítico em relação ao seu uso.
Esta aula requer como conhecimentos prévios: Sistema Nervoso; Citologia.
A atividade:
A atividade constará de duas fases:
1- A primeira fase é referente ao funcionamento de um neurônio. Os alunos deverão ser dispostos em uma fila indiana (disponha-os como preferir, por ordem alfabética, de tamanho, etc.). O primeiro aluno da fila deverá retirar um cartão de um saco (ou caixa, se preferir), onde estará escrita uma letra. Será interessante que os alunos não visualizem a letra antes de tirá-la do saco. O primeiro aluno, deverá comunicar a letra ao segundo, como se fosse na brincadeira telefone-sem-fio. Assim, quando o último aluno da fila souber a letra, ele deverá falar em voz alta, para que o professor a registre na lousa. A intenção é que ao final da atividade, o conjunto de letras da lousa forme uma palavra (ainda que embaralhada).
Fazendo uma analogia à biologia: a fila de alunos representará um neurônio. As cartas com letras representariam um neurotransmissor, que transmite uma mensagem. Assim, a mensagem passaria por todo o neurônio até ser transmitida a um músculo (representado pelo professor). A palavra registrada na lousa poderia ser referente a uma ação (por exemplo, movimento ou contrair) a ser realizada pelo músculo.
Observação: na realidade, a mensagem não se transmite através do neurônio. O neurotransmissor induz (ou inibe) a despolarização do neurônio, que acarretará em uma liberação de neurotransmissores (que podem ser os mesmos ou outros) para outro neurônio ou para um grupo de fibras musculares. Esta atividade pretende ajudar os alunos a entenderem que o neurônio é responsável por transmitir uma mensagem que foi recebida, independentemente de seu funcionamento. A partir desta atividade o professor poderia explicar como ocorre esta transmissão.
2- A segunda fase da atividade será uma réplica da primeira, porém com algumas modificações. Juntamente com os cartões escritos com letras, deverão estar cartões com números de 1 a 9. A dinâmica será a mesma: o aluno retira um cartão e reproduz a informação ao aluno seguinte, até chegar ao professor que a registrará na lousa.
Fazendo uma analogia à biologia: desta vez, os cartões com números representarão possíveis substâncias que competem com os neurotransmissores na sinapse. Com números e letras, ficará mais difícil montar uma palavra na lousa, ou seja, organizar os diferentes estímulos.
Exemplifique as substâncias que poderiam competir com os neurotransmissores. Uma das mais populares é a nicotina e o professor poderá utilizar-se deste exemplo para discutir o seu efeito (e o de outras drogas) no Sistema Nervoso.
As seguintes imagens ajudarão a ilustrar a aula:
A discussão:
Com base na atividade, realize um debate com os alunos acerca da prevenção no uso de drogas. Peça que eles identifiquem os pontos negativos e os positivos da ação das drogas no corpo humano.
Para complementar a aula, peça que os alunos busquem quais são os efeitos de outras drogas no corpo humano.
Alguns sites são muito interessantes para guiar o professor durante a preparação das aulas. Abaixo seguem alguns:
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