01/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Conhecer os diferentes (principais) métodos contraceptivos e seus possíveis efeitos colaterais.
Saber eleger um bom método anticoncepcional de acordo com a sua eficácia contra a gravidez, a facilidade com que é encontrado/adquirido e seus efeitos colaterais.
Entender a importância de usar um método contraceptivo para evitar a gravidez indesejada, incorporando as informações em sua vida pessoal.
Esta aula requer como conhecimentos prévios: Sistemas Reprodutores Masculino e Feminino; Gravidez.
Professor, divida a sala em grupos. Aqui faço a sugestão de 3 grupos, porém é muito importante que esta atividade seja preparada de acordo com a realidade social/econômica de cada escola.
Distribua para cada grupo um texto com informações e fotos sobre os principais métodos contraceptivos. Sugiro o seguinte site, que possui informações válidas e corretas para construir o texto: http://www.cegonha.org/index.php?pg=anticoncepcao .
Cada grupo deverá estudar e discutir o texto seguindo um roteiro, para facilitar a tarefa. O roteiro deverá constar de seguintes perguntas:
Estas questões servirão para guiar os alunos na hora dos estudos (pedir que eles respondam e entreguem as respostas escritas facilita a aprendizagem deles). Após a realização desta parte, os alunos deverão apresentar o que estudaram na frente da sala, para todos os alunos. Porém, tal apresentação deve acontecer na forma de um teatro, com personagens que, interagindo entre si, explicam sobre o respectivo método contraceptivo. Lembre-os que as questões do roteiro deverão estar implícitas nas falas ou atividades deles na frente da sala. Quanto aos personagens do teatro, os alunos poderão eleger quais serão os papéis ou você mesmo poderá determinar isso (poderá ser um pai, uma mãe, um filho e a namorada, um médico, etc.); ambas as escolhas trarão bons resultados. Logo após a apresentação, acrescente informações sobre os métodos, ou simplesmente ressalte as mais importantes, trazendo-as até a realidade dos alunos.
As imagens abaixo poderão ajudá-lo na ilustração dos roteiros:
Esta atividade foi baseada na encontrada no livro “Sexo e juventude: como discutir sexualidade em casa e na escola” de Carmen Barroso e Cristina Bruschini. A leitura deste livro se torna interessante para os professores que estão trabalhando com a temática Sexualidade.
Como avaliação de aprendizagem, sugiro que o professor esteja atento às apresentações dos alunos, uma vez que neste momento eles estarão apresentando à sala de aula aquilo que leram, discutiram e aprenderam.
Se quiser uma outra avaliação, o professor poderá complementar o roteiro proposto com mais questões pertinentes aos métodos contraceptivos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!