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DEFICIÊNCIA VISUAL: VAMOS ABRIR OS OLHOS

 

01/02/2010

Autor e Coautor(es)
Heitor Roberto Dias Francischini
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SAO CARLOS - SP DALILA GALLI PROFA EMEB

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender sobre o funcionamento do olho e os mecanismos que culminam na visão.

Conhecer instrumentos ópticos, tais como o microscópio e a luneta, que auxiliam o homem a enxergar o mundo em dimensões diferentes das que permite sua visão.

Conhecer outros instrumentos artificiais que auxiliam a visão ou a comunicação de pessoas que possuem deficiência visual (exemplos: óculos e Código Braile).

Sensibilizar-se a respeito das necessidades especiais funcionais e de atenção básicas para a inclusão social de um deficiente visual.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A sugestão para esta aula é que o professor a comece com a divisão da sala em grupos. Cada grupo ficará responsável por examinar um instrumento óptico, fornecido pelo professor (você poderá entrar em contato com a universidade ou instituto de pesquisa mais próximo de sua escola para conseguir estes materiais!), como uma luneta, um microscópio, um caleidoscópio, um binóculo, uma lupa manual e qualquer outro de sua vontade. A idéia é que os alunos se familiarizem com tais instrumentos, buscando entender seu funcionamento e função (peça a eles que discutam sobre seu possível funcionamento, montando um pequeno texto sobre o material observado). Seria interessante que ocorra um rodízio dos grupos, assim todos terão a oportunidade de observar tudo.


Para que se faça a ligação da primeira parte da aula com a segunda, proponho que o professor registre os alunos participando da atividade anterior com uma Câmera Fotográfica convencional (não digital). O professor estará utilizando um instrumento óptico, a câmera, que tem uma enorme similaridade com os olhos humanos em seu funcionamento. E justamente este fator será o ponto de partida para a discussão do funcionamento da visão humana. Aproveite e monte um apanhado com as fotos já reveladas e as deixe expostas na sala!
O professor deverá então explicar o funcionamento da câmera fotográfica e depois o funcionamento dos órgãos relacionados à visão. Utilize os sites recomendados abaixo para fazer as analogias necessárias. Faça paralelos entre a pupila dos olhos e o diafragma da câmera, a retina e o filme e outras partes em comum. A imagem abaixo poderá auxiliá-lo nisso:

Durante sua explicação, ressalte o quanto este sentido é refinado.


Para que se transcorra a terceira parte da aula, peça que alguns alunos voluntários encontrem objetos pela classe com os olhos previamente vendados. Eles sentirão a dificuldade de se locomover sem o sentido da visão. Isso servirá para que o professor introduza uma discussão acerca da inclusão/exclusão social de pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência visual (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou a cegueira total). Peça que os alunos redijam um pequeno texto com a temática: “Deficiência visual: vamos abrir os olhos da sociedade”, onde deverão explanar sobre as limitações de um deficiente visual no bairro ou cidade onde vive, indicando possíveis pontos positivos e negativos destes lugares para a locomoção destas pessoas.

Recursos Complementares

Convide um deficiente visual para contar um pouco sobre sua vida aos alunos. Isso poderá ajudá-los a escrever seu texto.

Juntamente com os alunos, monte uma exposição de fotos, revelando aquelas tiradas durante za observação dos instrumentos ópticos.
Aproveite que 2009 foi o Ano Internacional da Astronomia para inserir a temática Astronomia nas aulas de Ciências, aproveitando o material que poderá encontrar no site deste evento: http://www.astronomia2009.org.br/index.php
Mostre aos alunos como é o Sistema de Códigos Braile e a leitura daquelas pessoas que não conseguem enxergar com os olhos. Sugiro um site sobre a história deste código: http://www.brasilescola.com/portugues/braile.html
Monte os instrumentos ópticos você mesmo. Abaixo vai uma dica de como montar um caleidoscópio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caleidosc%C3%B3pio 
Outros sites igualmente interessantes são:

http://www.sboportal.org.br/ site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que possui explicações acerca do funcionamento do olho e suas possíveis deficiências.
http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/historia_fotografia/historia_da_fotografia02.shtml?primeiro=1  site da Kodak, com explicações da história da fotografia e o funcionamento das Câmeras Fotográficas convencionais (não digitais).
http://www.astronomia2009.org.br/images/recursos/textos/o_papel_da_astronomia.pdf Texto “O papel da astronomia na sociedade” pelo Grupo de Astronomia Sputnik.

Avaliação
Aqui sugiro que o professor avalie a aprendizagem do aluno tomando como base o texto redigido por este último, após a discussão sobre a temática "Deficiência Visual: vamos abrir os olhos". O professor poderá avaliar a apropriação dos conteúdos referentes ao funcionamento do olho, da relação com os intrumentos ópticos e da extrapolação de todos os conhecimentos para a sociedade quando é tocado o tema deficiência visual.
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