14/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ampliar vocabulário.
Desenvolver a criatividade.
Utilizar TIC para ampliar seus conhecimentos.
Aprender colaborativamente.
(Imagem do vídeo "Harry Potter and the Sorcerer's Stone" )
Introdução à aula:
O fenômeno Harry Potter tem sido acompanhado pelos alunos através dos filmes e livros a que tem acesso. Eles manifestam um grande interesse pela saga de Potter e seus amigos.
Pode-se iniciar a aula com um debate sobre esta turma fantástica, seus feitos e mágicas, assistir um ou mais vídeos dísponíveis no site www.youtube.com, pelos computadores da sala de informática ou pela exibição de capítulo de filmes em DVS,facilmente encontrados em locadoras o que, sem dúvida, será bem motivador.
Podemos, inclusive, aliar à data de 20 de julho quando se comemora o Dia do Amigo, pois que a saga de Potter envolve seus grandes amigos em Hogwarts.
Ambientado na Inglaterra torna-se interessante, também, utilizar em sala de aula para desenvolver o conhecimento dos alunos tanto em cultura geral como para ampliar seus conhecimentos em L.Inglesa. O acesso às atividades sugeridas proporciona um uso educativo de informações disponíveis na grande rede.
Iniciar a aula com um debate sobre como tudo começou, quem criou a história, demais personagens: amigos, professores, inimigos, animais de estimação.
Indagar sobre seus personagens favoritos na história, que opinião tem sobre a saga da turma de Harry.
(JK Rowling , autora dos livros.- (Imagem de http://www.celebrity-pictures.ca/Celebrities/J.K.-Rowling/J.K.-Rowling-i104970.jpg acesso em 05/05/10.)
A seguir levar ao Laboratório de Informática, dando continuidade às tarefas planejadas.
(Professor, lembre de agendar sua aula com antecedência no laboratório de informática!)
Atividade 1 - Acessar o Vídeo no You tube, sem legendas:
http://www.youtube.com/watch?v=o8zKrA5kbNE
Ou/E com legendas em Português:
http://www.youtube.com/watch?v=knbG9ZQpD_8&feature=player_embbedded
Atividade 2 - Conhecendo mais os personagens e artistas:
http://www.imdb.com/title/tt0241527/ (Acesso em 02/07/10)
(Observação -
Professor, se você tem um blog, coloque nele o roteiro da aula, seu trabalho ficará mais ágil.
Se quiser saber como criar um Blog acesse a seguinte aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259
Atividade 3 - How did it begin? - Como começou?
Acessar o seguinte endereço, no Laboratório de Informática.
http://news.bbc.co.uk/cbbcnews/hi/newsid_6900000/newsid_6902500/6902550.stm
(último acesso em 01/08/10)
Ou, se preferir, trabalhar com o texto a seguir:(baseado no site acima citado).
"JK Rowling got the idea for Harry Potter in 1990.JK's real name is Joanne, but she was known as JK to keep readers guessing about whether she was a man or a woman.
The first book - Harry Potter and the Philosopher's Stone -was rejected by lots of publishers before being snapped up.
The first Potter novel finally came out in 1997.Potter was a HIT! It was being talked about in playgrounds across the country.In 1998, the first book came in America, where it was re-named Harry Potter and the Sorcerer's Stone.
Many people couldn't wait for the next instalment of the adventures of Harry and his mates Ron and Hermione.The second book -Harry Potter and the Chamber Of Secrets hit the shops in 1998.It was full steam ahead on the Hogwarts Express as the fourth instalment - JK Rowling was a superstar!
The third book, Harry Potter and the Prisoner Of Azkaban, came out in 1999.Adults were as keen as kids to find out the latest from Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry!
The fourth book - HarryPotter and the Goblet Of Fire - steamed into bookshops in 2000.
Harry Potter and The Order of the Phoenix came in 2003. It's the fifth book of JK.
The sixth book - Harry Potter and the Half-Blood Prince went on sale in 2005.
In the countdown to the release of the final book Deathly Hallows, it was announced a Potter-themed adventure park was going to open in America in 2009.
The final book in the series went on sale around the world at midnight on Saturday 21 July, 2007.Millions of people finally found out how Harry's adventures ended."
Atividade 4 - Acessar as atividades criadas através de site de ferramentas online http://classtools.net
Como podem ser vistas, linkadas e inseridas, nas postagens do http://aulasdelinguainglesa.blogspot.com
I - Livro virtual:
http://classtools.net/widgets/turningPage_0/P53Jf.htm
II- Linha do tempo com as datas de publicação dos livros:
http://classtools.net/widgets/timeline_4/09wfE.htm
III - Quiz sobre pets, amigos e professores de Harry Potter:
http://classtools.net/widgets/dustbin_8/PygGw.htm
Sugestões de Atividades complementares:
(Nota- Professor, você melhor que ninguém sabe das condições de sua turma, as atividades são sugestões, avalie sua pertinência e aplicabilidade. )
Saiba mais sobre personagens dos filmes e outras atividades no seguinte endereço:
*** https://sites.google.com/site/teacherenglishlessons/home/subjects/texts-and-tests/pottermania
*** - No site http://www.vozme.com temos uma ferramenta geradora de áudio.
O aluno poderá postar o texto criado ao final da aula, gerar um arquivo em mp3 com a voz que o programa oferece: masculina ou feminina. Assim terá um auxílio com a pronúncia, visando a apresentação oral do texto final.
*** Criar uma linha de tempo individual com fatos de sua vida (no seu material de sala de aula).
Atividade 5- Produção de texto individual:
O texto abaixo poderá ser trabalhado com os alunos de modo que eles criem seu próprio texto onde se descreverão. Tarefa esta que será ser usada como avaliação da aula e será postada no blog da turma. Como pode ser visto em http://turma101de2010.blogspot.com
Adapted from http://www.childrensday.org.nz/character.pdf (último acesso em 05/05/10)
"Ann’s favourite hobby is a good book (or two) in a quiet corner. She also likes exploring with Bill, down by the old river bed. He is a bit like a brother to her and they can hang out for ages. Bill’s twin cousins and Rex, the dog always come along too. Ann’s a student. But when she grows up she wants to be like Hermione in Harry Potter, or maybe studies Science. She’ll decide later. About the only thing Ann is scared of is spiders (although she would never admit to that).
Conduza a tarefa perguntando: “How is Hermione?”; "How is Ann?".
Direcione questionamentos comparativos ao texto:
- And about you: “Do you like books, too?” / “Who are your best friends?” / “What do you want to be when you grow up?”/ “Do you have fears?” / “What are you scared of?”
A seguir o aluno redige seu próprio texto.
Professor, recomende que contemplem os itens questionados acima.
Auxilie os alunos.
Deixe-os utilizar o dicionário.
Após estar concluído o texto, recolha, corrija e procure devolver com a maior brevidade possível, para que postem no blog.
Sugira que procurem imagens ilustrativas para as postagens no blog em sites gratuitos como http://www.magiagifs.com.br, pedindo que registrem a fonte do download.
DVD - vídeo.
Dicionários
Sala de computadores com acesso à Internet.
Blogs - Blog de registro da aula. e blog da turma http://turma101de2010.blogspot.com
Atividades interativas - livro virtual, linha do tempo, jogos
Imagens e gifs gratuitos - http://www.magiagifs.com.br
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!