Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POLUIDORES E POLUENTES

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
Heitor Roberto Dias Francischini
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP PAULINO BOTELHO ETE

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender o conceito de poluição e ter condições de aplicá-lo ao mau uso dos recursos naturais pelo homem.

 Entender que a poluição é um fenômeno natural que causa prejuízos aos organismos, extrapolar esta afirmação para as causas e conseqüências da poluição gerada pelos humanos desde a Revolução Industrial.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula inicia-se com uma atividade simples, com o intuito de construir com os alunos a definição de poluição. Leve à sala de aula alguns aparelhos eletrodomésticos, como um rádio, um liquidificador, um televisor (se houver na escola) e instrumentos musicais simples (que podem ser encontrados facilmente, ou feitos em casa) como um apito, um triângulo, tampas de panelas, etc. A idéia é que todos estes instrumentos estejam ligados e os alunos tenham que prestar atenção em um deles (no triângulo, por exemplo). A partir disso, discuta com os alunos a dificuldade de realizar esta tarefa, pelo fato de haverem vários outros sons diferentes interferindo na percepção auditiva de um único som.


Em seguida, diga aos alunos que isso que fizeram em sala de aula é um tipo de poluição. E com base nisso, peça a eles que formulem juntamente com o professor, o conceito de poluição (vá exemplificando com a atividade anterior: num dado ambiente, toda a adição de energia ou substâncias – no caso a energia sonora – que leve a algum prejuízo nos organismos que vivem neste ambiente é classificado como poluição). Depois de feito isso, deixe registrado o conceito na lousa.


Terminada esta primeira parte da aula, explique aos alunos os fenômenos poluidores que acontecem na natureza, como a erupção de vulcões, a Maré Vermelha, etc.

  • Vulcão em erupção
  • Maré Vermelha

Explique também o fenômeno de liberação de oxigênio pelas cianofíceas no início da evolução da vida na Terra (cujo nome mais conhecido é Poluição por Oxigênio), uma vez que durante este processo houve a liberação de uma grande quantidade de oxigênio para a atmosfera, que até então era pobre neste elemento que é altamente tóxico (pela sua capacidade oxidativa). Com estas explicações diga aos alunos que a poluição é um fenômeno natural.

  • Cianofícea Nostoc: um dos principais organismos liberadores de oxigênio para a Atmosfera

Logo em seguida, mostre-os algumas imagens, como as sugeridas a seguir:

  • Poluição do ar

  • Poluição do solo

  • Poluição das águas

  • Poluição visual

Abra uma discussão sobre a natureza poluidora do homem. Conduza a discussão na seguinte linha: “será que a poluição gerada atualmente pelo hom em é natural? Ou estamos passando dos limites?”. Para cada uma das fotos mostrados, os alunos deverão indicar o agente poluidor e o poluente liberado, bem como o ambiente que sofreu a poluição (eles deverão fazer isso para as fotos de vulcões, maré vermelha e cianofíceas também) e depois dar-lhes graus de impacto ambiental para o Planeta. Isso servirá para que os alunos entendam a importância do combate à poluição gerada pelo homem.

Recursos Complementares

Sugestão de site:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000100022&script=sci_arttext&tlng=e   Artigo de Damineli & Damineli, sobre a Evolução da Vida na Terra. Há boas explicações acerca da poluição atmosférica por oxigênio no passado.

Avaliação

Professor, utilize-se da discussão para avaliar a aprendizagem dos alunos. Sempre que forem acrescentar algum novo aporte à discussão, peça que eles fundamentem com os conceitos apreendidos.

Será interessante também pedir que eles dêem mais exemplos de poluição, sejam elas naturais ou causadas pela ação humana. Isso fará com que eles aprendam aplicar os conceitos em várias situações.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 2/3 - 66.67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EDNA BARROS , CEM Aristides Lobão , Maranhão - disse:
    dynhabfreitas@hotmail.com

    16/09/2010

    Três estrelas

    Aula de grande importancia .Pois tem o intuito de construir com os alunos a definição de poluição e despertar nele o desejo de preservar o meio ambiente.


  • Ravany Cley dos Santos Silva, E. M. DE ENS. FUN M TEREZINHA DA A. STOS , Sergipe - disse:
    ravanyc@hotmail.com

    01/06/2010

    Três estrelas

    A aula á bastante interessante. Deixo como sugestão que os alunos depois fotografem ambientes poluidos nos locais onde vivem e façam uma análise se os indicadores encontrados prorcionam qualidade de vida aos mesmos.


  • Renilda Piedade Trindade da Silva, COL EST PEDRO VIEIRA JANUARIO , Goiás - disse:
    renilda_22@hotmail.com

    31/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante da maneira de como introduziu este conteúdo em sala de aula. Parabéns pela criatividade!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.