04/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Aprender o conceito de poluição e ter condições de aplicá-lo ao mau uso dos recursos naturais pelo homem.
Entender que a poluição é um fenômeno natural que causa prejuízos aos organismos, extrapolar esta afirmação para as causas e conseqüências da poluição gerada pelos humanos desde a Revolução Industrial.
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Esta aula inicia-se com uma atividade simples, com o intuito de construir com os alunos a definição de poluição. Leve à sala de aula alguns aparelhos eletrodomésticos, como um rádio, um liquidificador, um televisor (se houver na escola) e instrumentos musicais simples (que podem ser encontrados facilmente, ou feitos em casa) como um apito, um triângulo, tampas de panelas, etc. A idéia é que todos estes instrumentos estejam ligados e os alunos tenham que prestar atenção em um deles (no triângulo, por exemplo). A partir disso, discuta com os alunos a dificuldade de realizar esta tarefa, pelo fato de haverem vários outros sons diferentes interferindo na percepção auditiva de um único som.
Em seguida, diga aos alunos que isso que fizeram em sala de aula é um tipo de poluição. E com base nisso, peça a eles que formulem juntamente com o professor, o conceito de poluição (vá exemplificando com a atividade anterior: num dado ambiente, toda a adição de energia ou substâncias – no caso a energia sonora – que leve a algum prejuízo nos organismos que vivem neste ambiente é classificado como poluição). Depois de feito isso, deixe registrado o conceito na lousa.
Terminada esta primeira parte da aula, explique aos alunos os fenômenos poluidores que acontecem na natureza, como a erupção de vulcões, a Maré Vermelha, etc.
Explique também o fenômeno de liberação de oxigênio pelas cianofíceas no início da evolução da vida na Terra (cujo nome mais conhecido é Poluição por Oxigênio), uma vez que durante este processo houve a liberação de uma grande quantidade de oxigênio para a atmosfera, que até então era pobre neste elemento que é altamente tóxico (pela sua capacidade oxidativa). Com estas explicações diga aos alunos que a poluição é um fenômeno natural.
Logo em seguida, mostre-os algumas imagens, como as sugeridas a seguir:
Abra uma discussão sobre a natureza poluidora do homem. Conduza a discussão na seguinte linha: “será que a poluição gerada atualmente pelo hom em é natural? Ou estamos passando dos limites?”. Para cada uma das fotos mostrados, os alunos deverão indicar o agente poluidor e o poluente liberado, bem como o ambiente que sofreu a poluição (eles deverão fazer isso para as fotos de vulcões, maré vermelha e cianofíceas também) e depois dar-lhes graus de impacto ambiental para o Planeta. Isso servirá para que os alunos entendam a importância do combate à poluição gerada pelo homem.
Sugestão de site:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000100022&script=sci_arttext&tlng=e Artigo de Damineli & Damineli, sobre a Evolução da Vida na Terra. Há boas explicações acerca da poluição atmosférica por oxigênio no passado.
Professor, utilize-se da discussão para avaliar a aprendizagem dos alunos. Sempre que forem acrescentar algum novo aporte à discussão, peça que eles fundamentem com os conceitos apreendidos.
Será interessante também pedir que eles dêem mais exemplos de poluição, sejam elas naturais ou causadas pela ação humana. Isso fará com que eles aprendam aplicar os conceitos em várias situações.
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2010
Três estrelasAula de grande importancia .Pois tem o intuito de construir com os alunos a definição de poluição e despertar nele o desejo de preservar o meio ambiente.
01/06/2010
Três estrelasA aula á bastante interessante. Deixo como sugestão que os alunos depois fotografem ambientes poluidos nos locais onde vivem e façam uma análise se os indicadores encontrados prorcionam qualidade de vida aos mesmos.
31/05/2010
Cinco estrelasGostei bastante da maneira de como introduziu este conteúdo em sala de aula. Parabéns pela criatividade!!!