Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ÁGUA VIRTUAL

 

01/02/2010

Autor e Coautor(es)
Heitor Roberto Dias Francischini
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP DALILA GALLI PROFA EMEB

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a dinâmica da água virtual.

 Sensibilizar-se acerca da conservação dos recursos hídricos.

 Saber escolher/adquirir produtos que levam consigo pouca água virtual.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Para dar um tom lúdico à aula, o professor poderá levar alguns alimentos para a sala. Mostre uma banana (ou outra fruta) e pergunte a quantidade de água que ela contém. Repita o procedimento com uma porção de arroz (um copo). A partir disso, o professor conceitua Água Virtual.

Logo após passar o conceito, peça aos alunos que façam uma atividade. A proposta é que eles calculem a quantidade de água virtual gasta em uma situação fictícia (mas com dados obtidos nas fontes abaixo), conforme o problema:

Uma dona-de-casa comprou 1 kg de carne bovina. Quantos litros de água foram gastos para produzir esta quantidade de carne? Considere os valores:
• Para poder vender a carne por quilo, o mercado deve estar abastecido com 100 kg.
• Para poder vender 100 kg de carne, o frigorífico deve possuir um abastecimento de 1000 kg.
• Somando todos os bois da fazenda que faz o fornecimento para o frigorífico, temos 100000 kg de carne.
• Cada boi pesa 100 kg. Ou seja, a fazenda possui 1000 bois.
• Cada boi necessita de 5 kg de ração por dia para poder crescer até o tamanho de abate.
• A ração dos animais é feita somente de soja. E os bois demoram 100 dias até chegarem ao tamanho de abate.
• Cada quilo de soja requer 1500 litros de água para ser produzido.

A atividade é simples, mas requer atenção dos alunos. Professor, você poderá montar uma atividade interdisciplinar com o professor de matemática. Peça ajuda a ele se achar necessário!

Após a realização dos cálculos, se obterá o seguinte resultado: a carne que a dona-de-casa comprou possui 75000000000 litros de água virtual. Com este dado em mãos, passe o seguinte vídeo aos alunos: http://www.youtube.com/watch?v=wA2WUncZgyc . Este vídeo vai explicar didaticamente o conceito de água virtual (na verdade retomado, uma vez que o professor já o explicou no início da aula). Após assistirem este videozinho, seria interessante que o professor abrisse um debate sobre a problemática da água.

Sugiro que o tema do debate seja sobre o “impacto humano sobre os recursos hídricos”. O professor poderá levar à aula dados sobre a captação de água e o tratamento da região onde vive, o destino do esgoto. Foque a temática “como fazer para economizar mais água?” e depois peça para que os alunos pensem nesta questão relacionando-a com a água virtual.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura e vídeos:

Avaliação
Professor, utilize-se do espaço para discussão para conduzi-la de forma em que os alunos possam abordar a temática "como gastar menos água" levando em consideração os conceitos de Água Virtual e tudo o que foi apreendido em sala. Peça que os alunos façam um pequeno texto sobre como eles próprios vêem esta problemática e como eles podem combater o uso abusivo da água virtual.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cristina de Morais Mendes, COL EST PROF PEDRO GOMES , Goiás - disse:
    tinammendes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula interessante de aplicar em várias materias ao mesmo tempo, pois pode-se fazer uma abordagem desde as caracteristícas da água até o histórico do consumo de água no Brasil e no mundo, as suas carências e necessidades ao longo do tempo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.