01/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer a dinâmica da água virtual.
Sensibilizar-se acerca da conservação dos recursos hídricos.
Saber escolher/adquirir produtos que levam consigo pouca água virtual.
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Para dar um tom lúdico à aula, o professor poderá levar alguns alimentos para a sala. Mostre uma banana (ou outra fruta) e pergunte a quantidade de água que ela contém. Repita o procedimento com uma porção de arroz (um copo). A partir disso, o professor conceitua Água Virtual.
Logo após passar o conceito, peça aos alunos que façam uma atividade. A proposta é que eles calculem a quantidade de água virtual gasta em uma situação fictícia (mas com dados obtidos nas fontes abaixo), conforme o problema:
Uma dona-de-casa comprou 1 kg de carne bovina. Quantos litros de água foram gastos para produzir esta quantidade de carne? Considere os valores:
• Para poder vender a carne por quilo, o mercado deve estar abastecido com 100 kg.
• Para poder vender 100 kg de carne, o frigorífico deve possuir um abastecimento de 1000 kg.
• Somando todos os bois da fazenda que faz o fornecimento para o frigorífico, temos 100000 kg de carne.
• Cada boi pesa 100 kg. Ou seja, a fazenda possui 1000 bois.
• Cada boi necessita de 5 kg de ração por dia para poder crescer até o tamanho de abate.
• A ração dos animais é feita somente de soja. E os bois demoram 100 dias até chegarem ao tamanho de abate.
• Cada quilo de soja requer 1500 litros de água para ser produzido.
A atividade é simples, mas requer atenção dos alunos. Professor, você poderá montar uma atividade interdisciplinar com o professor de matemática. Peça ajuda a ele se achar necessário!
Após a realização dos cálculos, se obterá o seguinte resultado: a carne que a dona-de-casa comprou possui 75000000000 litros de água virtual. Com este dado em mãos, passe o seguinte vídeo aos alunos: http://www.youtube.com/watch?v=wA2WUncZgyc . Este vídeo vai explicar didaticamente o conceito de água virtual (na verdade retomado, uma vez que o professor já o explicou no início da aula). Após assistirem este videozinho, seria interessante que o professor abrisse um debate sobre a problemática da água.
Sugiro que o tema do debate seja sobre o “impacto humano sobre os recursos hídricos”. O professor poderá levar à aula dados sobre a captação de água e o tratamento da região onde vive, o destino do esgoto. Foque a temática “como fazer para economizar mais água?” e depois peça para que os alunos pensem nesta questão relacionando-a com a água virtual.
Sugestões de leitura e vídeos:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAula interessante de aplicar em várias materias ao mesmo tempo, pois pode-se fazer uma abordagem desde as caracteristícas da água até o histórico do consumo de água no Brasil e no mundo, as suas carências e necessidades ao longo do tempo.