01/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Compreender os mecanismos de funcionamento dos hormônios pancreáticos insulina e glucagon.
Compreender as disfunções geradas por problemas na produção de insulina (Diabetes Mellitus).
Esta aula requer como conhecimentos prévios noções de citologia, sistema circulatório e sistema endócrino (principais funções).
Esta atividade deverá ser dividida em 2 etapas:
Etapa 1: aqui se trabalhará os mecanismos de atuação e funcionamento dos hormônios Insulina e Glucagon no corpo humano. Para isso, será utilizada uma atividade na qual a sala de aula representará uma célula. Os alunos, dentro da sala de aula, deverão representar as organelas em geral (não é necessário dividir em grupos; todos representarão a mesma coisa). Eleja quatro alunos, os quais dois representarão a Insulina e os outros dois o Glucagon (para isso, utilize camisetas coloridas para identificá-los, mas atente-se de que o par que representa o mesmo hormônio deve ter a camiseta de mesma cor).
Estes alunos (hormônios) deverão ser os responsáveis por carregar bexigas cheias até a sala. As bexigas representam a glicose (você poderá escrever com caneta hidrográfica do lado exterior a palavra glicose, ou açúcar ou ainda se preferir energia - mas tome cuidado com este último, poderá confundir os alunos se não for bem explicado!). Se a sala de aula estiver localizada num corredor, exemplifique este como sendo um vaso sanguíneo; se não houver o corredor, delimite um espaço fora da sala que represente o vaso.
Os alunos que estarão dentro da sala, serão responsáveis por atar as bexigas num barbante, que representará o glicogênio (forma de armazenamento de glicose).
A dinâmica será a seguinte: os alunos “insulina” devem levar as bexigas (glicose) até a sala de aula (célula), passando pelo corredor (a corrente sanguínea). Os alunos “organelas” atarão as bexigas, formando o glicogênio. Depois, os alunos “glucagon” atuarão na retirada da glicose da célula, fazendo a atividade contrária do hormônio anterior. Um detalhe importante: os hormônios não entram nas células, sendo assim, os alunos hormônios devem ficar do lado de fora da sala (na corrente sanguínea).
Etapa 2: explique que os hormônios Insulina e Glucagon são produzidos no Pâncreas. Após isso, peça para que os alunos pensem sobre o que aconteceria se o pâncreas sofresse alguma lesão ou parasse a produção de insulina. Repita a etapa 1 da atividade, mas dessa vez sem os alunos “insulina”e depois sem os alunos “glucagon”. Utilize-se das observações feitas pelos alunos para explicar o funcionamento da Diabetes Mellitus.
Se optar, utilize as imagens a seguir para ilustrar a atividade e as explicações:
Sugestões:
Professor, peça para que os alunos escrevam resumidamente o funcionamento da atuação do Glucagon e da Insulina. Isso lhe dará um elemento direto sobre a aprendizagem dos alunos.
Ainda se preferir, aplique um questionário sobre o assunto antes das atividades e um outro depois do término destas. Essa prática dará um resultado mais refinado, mostrando quais foram os pontos que ocorreram dificuldades na aprendizagem.
Professor, este tema (Hormônios, Sistema Endócrino, etc) costuma ser complicado para os alunos. Conduza a atividade de forma que eles possam acompanhar, sanando as possíveis dúvidas logo que surgirem!
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/05/2012
Quatro estrelasBom, recusros fáceis e certamente o conteúdo terá assimilação do aluno.