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APRENDENDO A CLASSIFICAR

 

01/02/2010

Autor e Coautor(es)
Heitor Roberto Dias Francischini
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SAO CARLOS - SP DALILA GALLI PROFA EMEB

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender como se dá a classificação biológica dos seres vivos.

Entender os mecanismos de escolha dos critérios a serem utilizados nesta classificação.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A atividade:
Os alunos devem se dividir em grupos de no máximo 5 pessoas (para garantir uma participação mais efetiva de todos) ou, se o professor preferir, poderá escolher a disposição dos integrantes.
Antes de iniciar a atividade, explique à classe o que é classificação (“classificar é agrupar algo seguindo um determinado critério”), anotando na lousa a classificação. Explique então aos alunos que eles irão classificar os animais que vêem nas fotos de acordo com o critério que julgassem ser o melhor. Eles recebem as imagens devidamente separadas e organizadas par iniciar o trabalho.


Depois de classificarem, os integrantes de cada grupo terão que responder algumas questões:
1- “Qual foi o critério utilizado pelo seu grupo para classificar os animais?”
2- “Que grupos vocês puderam formar com a sua classificação?”
3- “Quais animais pertencem a cada grupo?”


Depois de respondidas as perguntas, o grupo deverá expor sua classificação ao resto da sala.
Após a atividade você, professor, pode explicar sobre a Classificação Biológica e quais são os critérios utilizados para sua execução. Lembre-se de que nesta atividade utilizamos os animais como os exemplos mais fáceis para os alunos, porém que a Classificação Biológica é estendida a todos os seres vivos.

As imagens:
Quanto às imagens, sugiro que estas estejam coladas em um papel cartão, que dará mais firmeza durante o manuseio. Também sugiro que os nomes populares e científicos estejam escritos no verso do cartão (isso coloca o aluno em contato com o universo dos nomes científicos*).


*você poderá explicar a importância da utilização de nomes científicos na classificação dos seres vivos. Explique que cada ser vivo possui um nome científico em latim, que é igual para todos os cientistas de todo o mundo, apesar de o nome vulgar ou popular mudar de região para região. Exemplifique para que fique mais claro aos alunos; os exemplos mais comuns são: Homo sapiens (homem), Canis familiaris (cachorro), Musca domestica (mosca), Zea mays (milho), Ananas sativa (abacaxi).

Antes de serem entregues aos alunos, os cartões com as imagens têm de ser organizados em grupos coesos, garantindo que a criança possua uma característica bem visível para poder utilizar como critério de classificação. Uma possível maneira de organizar os cartões e/ou selecionar as fotos de animais é a seguinte:


Grupo A: uma esponja; um pólipo de cnidário; um poliqueta séssil; um lírio-do-mar; uma medusa; uma minhoca; uma estrela-do-mar. Aqui os alunos poderiam utilizar-se das características “séssil” e “não-séssil” para a classificação, porém outras poderão surgir.
Grupo B: uma lagosta; um siri; uma aranha; um escorpião; um louva-a-deus; uma joaninha; uma barata. Aqui podem utilizar a “presença ou ausência de pedipalpos” como critério.
Grupo C: um besouro; um coral; uma estrela-do-mar; um bivalve; uma lesma sem concha; uma medusa; um pepino-do-mar; um polvo; uma planária. O critério pode ser “corpo duro” ou “corpo mole”.
Grupo D: uma planária; uma tênia; uma minhoca; uma lesma sem concha; um poliqueta de vida livre (Nereis); uma centopéia; um pepino-do-mar. O critério poderia ser aparente presença ou ausência de um “corpo segmentado”.
Grupo E: um peixe; um sapo; um jacaré; uma tartaruga; uma arara; uma onça; uma baleia; um urso-polar. Pode-se usar o critério presença/ausência de “sangue quente/frio” na classificação destes animais.
Grupo F: um coral; uma centopéia; uma borboleta; um caracol; um peixe; uma serpente; uma águia; um macaco. Aqui pode ocorrer a classificação segundo a presença ou ausência de vértebras.

Você pode criar mais grupos. Qualquer combinação resultará interessante, mas lembre-se de criar grupos com uma coesão! Você poderá encontrar boas imagens de animais no site www.sciencephoto.com , que está em inglês, ou ainda no www.biologo.com.br/fotos

Recursos Complementares

Outras propostas: 

  • Se quiser, fale um pouco sobre a história de Lineu e da Nomenclatura Binomial.
  •  Você poderá experimentar, antes da atividade, classificar os alunos (isso facilitará a compreensão deles antes de iniciar a tarefa). Peça que eles se agrupem: primeiro divididos em meninos e meninas (o critério de classificação é o sexo), depois em cabelos lisos e cacheados, etc. Só tome cuidado para que não criar situações preconceituosas.
Avaliação

Sugiro que como avaliação o professor peça para que os alunos classifiquem plantas. Você pode dar fotos a eles e pedir-lhes que classifiquem-nas como queiram, desde que haja uma coesão na escolha dos critérios (plantas com flores e sem flores/ hervas, arbostos e árvores/ com folhas verdes ou rosas/ com fruto seco ou carnoso, etc). Esta atividade revelará ao professor sobre a aprendizagem dos alunos quanto à classificação.

Professor, fica a seu critério se a atividade será feita individualmente ou em grupos.

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