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EFEITO CUMULATIVO

 

01/02/2010

Autor e Coautor(es)
Heitor Roberto Dias Francischini
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SAO CARLOS - SP PAULINO BOTELHO ETE

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a dinâmica da Magnificação Trófica ou Efeito Cumulativo em comunidades naturais contaminadas.

Conseguir extrapolar estes conceitos à problemática do impacto humano nas comunidades e da poluição.

Compreender a retroalimentação que há no sistema de impacto humano (o homem impacta e também sofre com isso).

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula requer como conhecimentos prévios a Poluição, Cadeia e Teia Alimentar e Níveis Tróficos.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula compreende uma atividade, na qual os alunos participarão representando uma comunidade aquática contaminada por metais pesados.

Para tal atividade será necessário (e interessante) a participação de toda a turma. Os alunos deverão ser divididos em 4 grupos: o zooplâncton, os invertebrados, os peixes e a ave. O professor deve estar atento às proporções: em uma sala de 30 alunos, 15 alunos deverão representar o plâncton, 10 deverão representar os invertebrados, 4 alunos seriam os peixes e um só representaria a ave (essa proporção é necessária para que não fiquem dúvidas sobre o conceito de efeito cumulativo). Se preferir, o professor poderá fazer um sorteio para definir quais alunos representariam o quê.


A atividade começa com os alunos “zooplâncton” retirando pequenos cartões de um saco fechado (cada aluno retira um papel e eles não poderão ver qual estão escolhendo). No verso de alguns dos cartões (sugiro o número de 12) estará escrita a palavra “contaminado”. Do total dos 15 alunos que representam o zooplâncton, 12 estarão “contaminados”. Seria interessante colar com fita crepe o cartão na camiseta do aluno (na parte das costas), representando que o recurso (cartão) obtido pela alimentação foi incorporado ao organismo.


Os alunos que representam os invertebrados devem então eleger quais seriam suas “presas”. Se eles não vissem qual aluno “zooplâncton” está contaminado, sua escolha não seria enviesada. Depois da escolha, os cartões dos alunos do primeiro grupo passariam a estes (que consecutivamente também seriam contaminados).
A seqüência da atividade replica a mesma dinâmica, mas com os alunos “peixes” e o aluno “ave”. O professor poderá mostrar como a concentração de cartões contaminados vai aumentando conforme mais alto é o nível trófico.


Para explicar o conceito de Maginifação Trófica ou efeito Cumulativo, o professor poderá utilizar como exemplo a contaminação por DDT (diclorodifeniltricloroetano), ou qualquer metal pesado.

*Utilize-se de fotos que possam ilustrar a contaminação de águas. Isso poderá esclarecer ou facilitar a compreensão dos alunos. Outra proposta interessante é a de confeccionar uma cadeia ou teia alimentar com imagens que representem esta comunidade. Abaixo seguem algumas fotos que poderão ser utilizadas nesta aula, mas se preferir buscar outras, poderá encontrar em www.sciencephoto.com .

  • Despejo de esgoto.

  • Aplicação de pesticidas e agrotóxicos na lavoura.

Recursos Complementares
  • Outra situação que terá um efeito similar na aprendizagem é repetir a atividade com cartões verdes (uma comunidade não contaminada) e com uma mescla de cartões verdes e vermelhos (quando a comunidade sofre com a contaminação).
  • Professor, a aula ficaria mais interessante se os alunos pudessem compreender que o Efeito Cumulativo acontece muito freqüentemente, inclusive aqui no Brasil. Sugiro um trabalho (a citação está logo abaixo) que analisa a contaminação de uma comunidade ribeirinha do Pará por Mercúrio. Neste caso, a comunidade foi contaminada via alimentação pelo metal que foi lançado ao rio pela ação de garimpeiros.


       Pinheiro, M. C. N. et al. 2000. Avaliação da contaminação mercurial mediante análise do teor de Hg total em amostras de cabelo em comunidades ribeirinhas do Tapajós, Pará, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 33(2): 181-184.

  • Mais informações sobre a ação do DDT e de metais pesados como o Mercúrio e o Chumbo podem ser encontradas no livro “Biologia Social: a humanidade, suas necessidades, ambiente, ecologia” de Bruce Wallace.
Avaliação
Professor, peça aos alunos que redijam uma redação, onde devem apontar as principais críticas ao uso do chumbo no garimpo no Brasil, indicando seus efeitos nocivos nas comunidades naturais impactadas. Peça a eles que utilizem-se dos conceitos apreendidos durante a atividade para explicar como o chumbo adentra à cadeia alimentar.
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