01/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Compreender a dinâmica da Magnificação Trófica ou Efeito Cumulativo em comunidades naturais contaminadas.
Conseguir extrapolar estes conceitos à problemática do impacto humano nas comunidades e da poluição.
Compreender a retroalimentação que há no sistema de impacto humano (o homem impacta e também sofre com isso).
Esta aula requer como conhecimentos prévios a Poluição, Cadeia e Teia Alimentar e Níveis Tróficos.
Esta aula compreende uma atividade, na qual os alunos participarão representando uma comunidade aquática contaminada por metais pesados.
Para tal atividade será necessário (e interessante) a participação de toda a turma. Os alunos deverão ser divididos em 4 grupos: o zooplâncton, os invertebrados, os peixes e a ave. O professor deve estar atento às proporções: em uma sala de 30 alunos, 15 alunos deverão representar o plâncton, 10 deverão representar os invertebrados, 4 alunos seriam os peixes e um só representaria a ave (essa proporção é necessária para que não fiquem dúvidas sobre o conceito de efeito cumulativo). Se preferir, o professor poderá fazer um sorteio para definir quais alunos representariam o quê.
A atividade começa com os alunos “zooplâncton” retirando pequenos cartões de um saco fechado (cada aluno retira um papel e eles não poderão ver qual estão escolhendo). No verso de alguns dos cartões (sugiro o número de 12) estará escrita a palavra “contaminado”. Do total dos 15 alunos que representam o zooplâncton, 12 estarão “contaminados”. Seria interessante colar com fita crepe o cartão na camiseta do aluno (na parte das costas), representando que o recurso (cartão) obtido pela alimentação foi incorporado ao organismo.
Os alunos que representam os invertebrados devem então eleger quais seriam suas “presas”. Se eles não vissem qual aluno “zooplâncton” está contaminado, sua escolha não seria enviesada. Depois da escolha, os cartões dos alunos do primeiro grupo passariam a estes (que consecutivamente também seriam contaminados).
A seqüência da atividade replica a mesma dinâmica, mas com os alunos “peixes” e o aluno “ave”. O professor poderá mostrar como a concentração de cartões contaminados vai aumentando conforme mais alto é o nível trófico.
Para explicar o conceito de Maginifação Trófica ou efeito Cumulativo, o professor poderá utilizar como exemplo a contaminação por DDT (diclorodifeniltricloroetano), ou qualquer metal pesado.
*Utilize-se de fotos que possam ilustrar a contaminação de águas. Isso poderá esclarecer ou facilitar a compreensão dos alunos. Outra proposta interessante é a de confeccionar uma cadeia ou teia alimentar com imagens que representem esta comunidade. Abaixo seguem algumas fotos que poderão ser utilizadas nesta aula, mas se preferir buscar outras, poderá encontrar em www.sciencephoto.com .
Pinheiro, M. C. N. et al. 2000. Avaliação da contaminação mercurial mediante análise do teor de Hg total em amostras de cabelo em comunidades ribeirinhas do Tapajós, Pará, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 33(2): 181-184.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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24/05/2012
Quatro estrelasmuito legal,as pessoas podem aprender e gostar mais do açunto