Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMPETIÇÃO E MUTUALISMO

 

01/03/2010

Autor e Coautor(es)
Heitor Roberto Dias Francischini
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP PAULINO BOTELHO ETE

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o mecanismo das relações ecológicas entre os seres vivos, em especial o das competições intra e interespecífica.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

A atividade:
Algumas sugestões sobre a atividade: Você poderá utilizar a sala de aula, mas também se preferir utilize o pátio ou a quadra da escola. Quanto aos objetos a serem “procurados” pelos alunos, sugiro que sejam garrafas PET cheias com areia, terra ou pedrinhas, desde que estejam bem vedadas.

  • Parte 1- Competição Intra-específica: Peça à classe dois alunos voluntários. Explique a eles dois que eles ficarão de olhos vendados e terão que procurar em um espaço determinado as garrafas PET e depositá-las uma a uma (não vale ir com duas!) na mesa do professor. O professor poderá determinar o tempo para que eles realizem a atividade.
    Fazendo uma analogia à competição intra-específica, os alunos seriam dois indivíduos de uma mesma espécie (por estarem ambos com os olhos vendados) competindo por um recurso (as garrafas PET). Utilize a atividade para explicar os conceitos sobre competição intra-específica. Utilize fotos ou ilustrações para exemplificar as competições que ocorrem na natureza.
  • Parte 2 – Competição Interespecífica: Chame agora outros dois voluntários. Um deles ficará vendado como na primeira parte da atividade, enquanto o segundo terá sua mãos amarradas para trás. A dinâmica é a mesma: ambos terão de coletar mais garrafas PET quanto possível durante um intervalo de tempo.
    Agora os alunos representam duas espécies diferentes (a espécie com olhos vendados e a espécie com as mãos atadas) e cada uma tem uma restrição diferente quanto à busca, à coleta ou à manipulação do recurso. O professor poderá explicar que na competição entre duas espécies diferentes, uma sempre está em mais desvantagem que a outra (Lembre-se de que a competição é uma relação desvantajosa para ambas as espécies!) e que por isso a competição sempre será desigual ou desequilibrada.
    Sugiro que o professor proponha aos alunos que pensem na mesma situação de competição, porém com a ausência total de luz. Como se sairiam os mesmos competidores? Algum deles seria mais prejudicado que outro? Obviamente o indivíduo “olhos vendados” seria indiferente a essa restrição de luz. E os resultados da competição variariam?
    Utilize imagens para ilustrar a competição interespecífica na natureza.
  • Parte 3 – Cooperação: Para esta atividade, é necessário que um aluno esteja vendado e outro com as mãos atadas (se preferir chame outros dois voluntários, assim mais alunos podem participar das atividades). Porém nesta etapa, o aluno com as mãos atadas deve conduzir o aluno com os olhos vendados pela voz, até que ele chegue às garrafas PET. O objetivo é que eles realmente cooperem na coleta de garrafas, cada um com as suas particularidades.
    Os alunos representam duas espécies diferentes, cada uma sendo mais ou menos eficiente em uma característica, mas que em cooperação saem em vantagem quando comparamos com suas atividades sozinhas.

As imagens:

 Abaixo se vê algumas imagens selecionadas que podem ilustrar os diferentes tipos de competição e a cooperação. Os créditos são de www.sciencephoto.com , site onde você poderá encontrar mais fotos ou imagens para sua aula.

  • Competição Intra-específica entre estorninhos.

  • Competição Intra-específica entre cervos-vermelhos.

  • Competição Interespecíficas entre zebras, gnus e girafas, na savana africana. Estas espécies competem por água, comida e espaço, por exemplo. Além disso se beneficiam mutualmente da proteção de predadores que um grupo grande lhes oferece.

  • Cooperação entre anêmona e peixe-palhaço (o peixe “limpa” a anêmona e a defende, enquanto ela o protege de predadores com suas toxinas).

Os vídeos:

  • O vídeo abaixo é muito interessante e poderá ajudar o professor na hora de exemplificar as relações ecológicas estudadas na aula. Se trata do exemplo de mutualismo entre o crustáceo Bernardo-Eremita e o cnidário Anêmona.
    http://www.youtube.com/watch?v=IdaQBFujG7k
Recursos Complementares

Se quiser, o professor poderá contar a quantidade de garrafas (ou recursos) obtidas por cada aluno (ou espécie) em cada situação. Se for o caso, compare a quantidade de garrafas coletadas quando havia competição interespecífica e cooperação, aproveitando para explicar as vantagens e desvantagens para cada espécie nestas relações ecológicas. Só tome cuidado para não estimular a competição entre os alunos!

Avaliação
Professor, peça que cada aluno descreva numa folha  de papel um novo exemplo de Competição (Intra ou Interespecífica) ou de Mutualismo. Na descrição deve estar que organismos ou indivíduos participam desta relação e qual seria o recurso em jogo (no caso da competição) ou quais os benefícios para cada organismo (no caso do mutualismo). Após terem feito isso, os alunos poderão ler ao resto da classe ou entregar ao professor.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.