Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medo de injeção? O que importa é a vacinação

 

26/02/2010

Autor e Coautor(es)
Deborah Santos Prado
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula, o aluno vai aprender sobre imunização, o que são vacinas e a importância da vacinação

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
não há necessidade
Estratégias e recursos da aula

Sem dúvida desde bem pequenas, as crianças conhecem essa figura. O Zé Gotinha, muito carismático, tem o papel de atrair a criançada para o posto de vacinação. Mesmo a gotinha sendo indolor, muitas crianças não gostam. Se a vacina é aplicada na forma de injeção então, muitas vezes elas são abomináveis até para os pais dessas crianças.

http://www.radiozfm.org/portalz/images/stories/noticias/ze_gotinha.jpg

** O professor pode iniciar a aula utilizando a foto, que pode ser projetada. Comece questionando se os alunos conhecem a foto.

“O que vocês se lembram quando vêem o Zé Gotinha? Vocês gostam de vacina? Mas acham que vacina é importante? Por quê?

O que são vacinas?

As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a se proteger. Quando o indivíduo é vacinado (ou “imunizado”), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve defesas chamadas “anticorpos” que destroem os vírus e bactérias.
O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma, se o paciente estiver exposto novamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma formo de causar a doença.

** O profesor pode fazer referência à Catapora para evidenciar o processo de produção de anticorpos e imunização.
“Quem já pegou catapora? Quantas vezes se pega catapora?” Provavelmente eles já ouviram a mãe dizer, - O Pedrinho já pegou catapora, agora não pega mais!”

Isso significa que quando a criança pega catapora, seu organismo produz anticorpos para a doença e guarda na memória. Assim, em um novo contato com a doença seu organismo reconhece os vírus e imediatamente aciona nossos poderosos anticorpos para destruí-la.

Por que vacinar?

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.

 Nos recursos complementares o professor encontra um link de uma cartilha de vacinação, muito didático e interessante. Muitas informações podem ser tiradas de lá. Aproveite esse recurso.

Para casa, os alunos deverão fazer uma cópia (Xerox) da carteira de vacinação. A tarefa será listar todas as vacinas que já tomaram e fazer uma pesquisa simples sobre duas doenças que já preveniram, podendo escolher qualquer uma delas – uma fonte é a cartilha de vacinação, com linguagem fácil e acessível. *O Professor pode deixar uma cópia dela na biblioteca, ou requisitar cópias para a escola.

Recursos Complementares

Apoio ao professor: Cartilha de vacinação para crianças e adolescentes http://www.opas.org.br/sistema/arquivos/cart_vac.pdf

Avaliação

O professor deverá avaliar a atividade realizada pelos alunos. Além disso, avalie também a participação em aula e como os alunos estão acompanhando e se expressando no decorrer.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.