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Criação de fontes tipográficas - aplicando a concordância na prática

 

23/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar como as concordâncias são utilizadas na criação de fontes tipográficas
Executar um projeto de criação de fontes tipográficas

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber conhecer os princípios de concordância entre arcos e entre segmentos de reta e arcos. É imprescindível o manuseio adequado de instrumentos de desenho – régua, compasso, esquadros e transferidor.

Estratégias e recursos da aula

Fontes tipográficas – ou tipos – podem ser definidos como caracteres ou conjuntos de caracteres tipográficos com aspecto e atributos semelhantes (Arial, Times New Roman ou Verdana, por exemplo). A proposta para essa aula é trabalhar com os alunos o processo de criação de uma fonte tipográfica, aplicando, na prática, os princípios de concordância entre arcos e entre segmentos de reta e arcos.

Embora o uso de software gráficos tenha diminuído, dramaticamente, o “trabalho braçal” de construção de todas as curvas e segmentos que compõem cada uma das letras que constituem e caracterizam um mesmo conjunto de fontes, o processo de criação destas permanece fundamentado, em grande parte, na aplicação dos princípios de concordância entre arcos e entre segmentos de reta e arcos.

Assim, ao iniciar a aula, o professor deverá apresentar alguns exemplos de tipos e solicitar aos alunos que observem como estes são construídos. Embora alguns apresentem complexas combinações de curvas no desenho de certos caracteres, a sua análise deve ser simplificada, permitindo uma associação direta dos aspectos observados ao conteúdo teórico de concordância. Para essa primeira etapa, poderá ser utilizado o material abaixo:

     

 

Para realizar a análise das fontes apresentadas acima, sugerimos que o professor imprima as ilustrações em transparências e utilize um retroprojetor para ampliá-las. Se a escola não dispuser desse aparelho, o docente poderá imprimir o material em papel comum e fazer a ampliação em uma copiadora.

Na etapa seguinte, o professor deverá dividir a turma em um número par de grupos, com aproximadamente cinco integrantes cada. A atividade a ser desenvolvida estará dividida em dois momentos:

1. Cada grupo deverá esboçar, a mão livre, o desenho de um conjunto de dez caracteres com características semelhantes – tipo de extremidades, variações nos tipos de curvas, tipo de acabamento, etc. – sendo cinco maiúsculos e cinco minúsculos, ficando a critério dos alunos a utilização ou não de serifa.

                                    

2. O professor recolherá todos os projetos e os redistribuirá entre os grupos, de modo que todos recebam um projeto elaborado por outro grupo. Os alunos deverão executar a construção geométrica dos caracteres constantes no projeto recebido, aplicando os princípios de concordância.

Obs: Não recomendamos a utilização de recursos computacionais na segunda etapa da atividade, salvo no caso de o trabalho vir a ser realizado com o emprego de um software de geometria dinâmica – Geogebra, Tabulae, Cabri Geomètre, etc. Naturalmente, esta última possibilidade pressupõe que os alunos estejam familiarizados com esse tipo de programa e que a escola disponha de um laboratório de informática para uso didático.

Na conclusão da aula cada grupo receberá de volta seu projeto original, acompanhado do traçado geométrico dos caracteres, execu tado por um outro grupo. De posse desse material e sob a coordenação do professor, os alunos deverão avaliar o resultado final dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:

Projeto original(auto-avaliação)

- criatividade no desenho das letras (os projetos apenas reproduziram características dos modelos apresentados ou buscaram ser originais na criação das letras?)

- atributos semelhantes entre os caracteres (as letras parecem fazer parte de um mesmo conjunto?)

Execução do projeto

- respeito às características propostas no projeto original ( buscou-se adequar o traçado geométrico às formas e características representadas no esboço?)

- qualidade do traçado ( foram utilizadas princípios e construções geométricamente corretas? O traçado é preciso? As construções foram executadas com capricho?)

- acabamento ( Os conjuntos ficaram bem apresentados e bem caracterizados?)   

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar a aula com base na participação efetiva de todos os membros de cada grupo nas atividades propostas. A criatividade na elaboração dos projetos e a precisão e o capricho na execução dos projetos dos colegas também serão parâmetros imprescindíveis na avaliação.

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