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Desenho – Concordância entre arcos e segmentos de reta

 

23/01/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o conceito de concordância e aplicá-lo
Identificar a concordância como uma aplicação prática da tangência
Executar os traçados necessários para realizar a concordância de segmentos de reta ou de semi-retas, por meio de arcos de circunferência

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o conceito de tangência e os princípios e elementos necessários para que ocorra a tangência entre retas e circunferências. O manuseio adequado dos instrumentos de desenho também é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades propostas.

Estratégias e recursos da aula

A concordância entre arcos de circunferência e segmentos de reta, em termos objetivos, praticamente não difere dos casos analisados no estudo de tangência entre retas e circunferências. A principal diferença entre as duas abordagens é que a concordância apresenta-se como uma aplicação prática da tangência, na medida em que aproxima esta de elementos presentes no cotidiano dos alunos, como nos exemplos abaixo:

     

Ao analisar as imagens acima, o professor deverá solicitar aos alunos que observem as transições entre as partes retilíneas e curvilíneas que compõem cada uma das formas retratadas.

- As transições entre os tipos de linhas são suaves ou abruptas?
- No último exemplo à direita – trevo rodoviário – por que não foram utilizados ângulos retos para construir as pistas que descem à esquerda e à direita?
- Se considerássemos cada uma das estruturas apresentadas como uma forma linear, a trajetória de um ponto deslocando-se sobre ela em algum momento sofreria inversão (mudança de sentido) abrupta?
- Em algum dos exemplos analisados é possível identificar a formação de ângulos nas passagens das linhas retas para curvas e vice-versa?

A partir das respostas a essas questões, o professor poderá construir com os alunos o conceito de concordância, e, na seqüência, iniciar a análise dos principais casos de concordância entre arcos e segmentos de reta:

À medida que os casos forem sendo apresentados, os alunos deverão ser convidados a sugerir os procedimentos necessários para a solução de cada um deles. Recomendamos, nessa etapa, que o professor utilize a metodologia de analisar o problema como se já estivesse resolvido, para auxiliar na identificação dos elementos já dados e no modo como estes serão empregados na construção da solução. (O material disponível em

http://www.4shared.com/file/197214423/4a8a15fe/Passo_a_passo_Cnc_entre_Rts_e_.html

poderá ser útil para analisar as construções, pois contém o passo a passo dos traçados de cada um dos casos acima.)

A etapa final da aula deverá consistir na realização de exercícios de fixação sobre o conteúdo da aula. Sugerimos que, nesses exercícios, o professor procure abordar a concordância de forma contextualizada, utilizando referências a aplicações práticas.

Recursos Complementares
Avaliação

A aula poderá ser avaliada a partir das intervenções realizadas pelos alunos durante a análise dos casos e das construções a eles relativas. Os exercícios de fixação também constituirão um bom parâmetro estimar a apreensão do conteúdo pelos alunos.

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