03/03/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Aula 1
Inicie a aula apresentando a imagem abaixo:
Dica – Esta é uma fotomontagem alterando a cor natural dos alimentos. Imprima em transparência e apresente utilizando retro projetor. Pode ser utilizada outra imagem de alimentos com cores diferentes das originais.
Questione os alunos:
• Qual dos dois pratos parece mais apetitoso? Você comeria os dois? Por quê?
• O que representam as cores nos alimentos que ingerimos? O que pode significar um alimento com cor diferente da que estamos habituados a ver?
• Qual a importância das cores na Natureza?
Explique para os alunos que a cor (ou a visualização dela) é muito importante para os seres vivos. A cor possibilita a escolha do alimento (que estragado muda de cor), participa da atração de seres que se reproduzem sexuadamente como animais (machos ou fêmeas com coloridos exuberantes) e vegetais (as mais variadas flores para atrair os polinizadores).
Também para seres humanos as cores têm fundamental importância, tanto nos processos biológicos como em questões sociais.
Peça que os alunos conversem e estabeleçam as mais variadas situações onde as cores têm importância ou influência para o ser humano.
Por exemplo: sinais de trânsito, na arte, na alimentação, etc.
Em seguida apresente a questão:
• COMO SURGEM AS CORES?
Neste momento o professor deverá esclarecer que os objetos apresentam cores devido à mistura de pigmentos que refletem a luz branca de formas diferentes.
Existem várias maneiras de misturar cores para verificar o resultado e a nova cor que surge. Uma atividade muito simples pode ser realizada utilizando tiras de papel celofane de cores diferentes.
Misturando papel celofane das cores AZUL, AMARELA e VERMELHA é possível obter uma grande variedade de cores.
Peça que os alunos recortem tiras dessas três cores e as sobreponham formando um quadriculado com várias combinações. Sugira também que ordenem as tiras formando um leque e observem que cores surgem das misturas na extremidade e na base desse leque. Veja fotos.
A seguir, oriente para que registrem em seus cadernos:
• Quantas cores “diferentes” resultam das misturas?
• “Quais” as cores que surgem e de que misturas elas resultam?
• É possível criar mais cores realizando novas misturas?
• Por que sobrepondo todas as cores surge a cor preta?
Aula 2
Assim como a mistura de cores pigmentos resulta no surgimento de novas cores, também é possível realizar o processo inverso, separando cores que estão misturadas.
Peça que os alunos acessem o recurso “Cromatografia de papel”, no Portal do Professor e visualizem como pode ser realizada uma separação de misturas de cores.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11715/cromatografiapapel_lapeq.swf
Dica – Informe que depois de ver o recurso os alunos realizarão a experiência observada.
Dica – Aqui pode ser realizada interdisciplinaridade com o professor de química e ciências, explorando qual a importância e aplicabilidade da cromatografia.
Esta experiência é bem simples de ser realizada e utiliza materiais alternativos de fácil obtenção. Pode ser realizada individualmente ou em pequenos grupos.
Basicamente será realizado o mesmo que foi observado no recurso do portal.
Oriente os alunos para recortarem tiras de papel filtro (pode ser de filtro utilizado para preparar café). Na parte inferior dessas tiras (mais ou menos uns três centímetros da borda) deverão ser feitos pontos de cores diferentes (podem ser feitos com canetas de ponta porosa ou esferográfica).
As tiras de papel filtro marcadas deverão ser afixadas em uma régua (ou outro suporte) e penduradas em um recipiente como uma garrafa plástica cortada, por exemplo, com um pouco de álcool no fundo. As tiras devem tocar o álcool sem que as marcas das canetas sejam submersas.
Após alguns minutos o álcool será absorvido pelo papel de filtro e os pigmentos de cores terão sido separados.
Dica – Sugira que cada aluno utilize canetas de tipos e cores diferentes, o que enriquecerá a experiência pelo surgimento de resultados variados. Na parte superior das tiras pode ser escrito o nome do aluno e a cor da caneta, facilitando a posterior análise do resultado.
Após a realização da atividade proponha as seguintes questões para serem analisadas e respondidas no caderno:
Quais as cores que apresentam mais misturas de pigmentos?
Quais as cores que apresentam menos misturas de pigmentos?
Que cores aparecem com mais freqüência quando os pigmentos são separados?
RECURSOS COMPLEMENTARES
Este texto apresenta a importância das cores dos seres vivos e também uma atividade para ser realizada com os alunos.
http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/cores.pdf
O recurso do portal apresenta esta atividade tradicional sobre cores: O disco de Newton (Pião colorido)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17985/disco_de_newton.pdf
O disco de Newton (Pião colorido)
Este recurso do portal ("Luz e cores") visa permitir que o aluno compreenda como os conceitos de luz e cores estão relacionadas e como isto influencia no seu dia-a-dia , por exemplo na hora de escolher a melhor cor de roupa a ser utilizada em um dia muito quente.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10651/luz_e_cores.pdf
Nome | Tipo |
---|---|
Luz e cores | Experimento prático |
O disco de Newton (Pião colorido) | Experimento prático |
Cromatografia de papel | Animação/simulação |
Cinco estrelas 2 classificações
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17/12/2012
Cinco estrelasOlá professor sou aluna de mestrado em química e biotecnologia e amei esta técnica de aula sobre cromatografia!!! Parabéns!! Pela criatividade assim a aula fica mais divertida e os alunos aprendem rapidinho srsrs Abraço!!
09/09/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula. um experimento que podemos fazer com nosso aluno em sala de aula. irá aguçar a curiosidade dos alunos gostei nota 1000. Sol