Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SANGUE / Herança Preciosa

 

31/03/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a herança genética do Sistema ABO, combinando conceitos de monoibridismo com dominância, polialelia e co-dominância.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sobre material genético (DNA), divisão de meiose e reprodução sexuada e monoibridismo simples.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1666/imagens/nolaboratorio.gif

No laboratório de informática forme duplas ou trios. Os alunos deverão acessar o recurso: “Mendel não sabia disso”! do Portal do professor.

Dica – Este recurso é bem interessante, pois o aluno deve ordenar as imagens em uma seqüência lógica de acordo com os conceitos de genética. Porém a realização da atividade exige bastante atenção e certo tempo, e depois de realizada não pode ser salva. Recomende que os alunos desenhem a seqüência estabelecida para discutir depois.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/911/atividade5/atividade5.htm

Mendel não sabia disso!

Dica – É importante que o professor realize a atividade antes dos alunos para ter noção da seqüência adequada de acordo com os conceitos de genética, para poder dar orientações corretas durante a atividade.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1666/imagens/mendel_nao_sabia.jpg

Importante – Lembre os alunos que o assunto é Monoibridismo simples (que deve ter sido abordado) e que as IMAGENS PODEM SER REPETIDAS, facilitando a explicação durante a atividade.

Após o desenvolvimento da atividade solicite que os alunos REGISTREM em seus cadernos o que foi realizado e qual a seqüência adequada para as figuras.
Compare diferentes montagens e discuta se há coerência em seqüências diferentes.
Para encerrar lance as seguintes questões:

• Por que o título da atividade é “Mendel não sabia disso”? Como ele teria explicado esse fenômeno?
• Como pode surgir um filhote de pêlo amarelo, filho de pais de pêlo preto?
• Como podem ser os filhotes de pais de pêlo amarelo? Explique sua resposta.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1666/imagens/atividade.gif

Esta atividade permitirá que os alunos compreendam diversos mecanismos da genética, como:

• 1ª Lei de Mendel (da pureza dos gametas);
• Polialelia dos grupos sangüíneos;
• Dominância simples;
• Co-dominância;
• Probabilidades em cruzamentos.

Dica – Estimule os alunos a participarem da construção do material. Essa participação estimula a curiosidade e também a compreensão do fenômeno estudado. A aprendizagem se torna mais divertida e eficiente. Os materiais sugeridos nesta atividade são baratos e de fácil aquisição (cartolina, fita crepe e papel celofane colorido e incolor)

O material a ser elaborado é muito simples: um cartaz para realização dos cruzamentos e pequenos quadrados coloridos de papel celofane, etiquetados com pedacinhos de fita crepe.
Os alunos podem produzi-lo em grupos. Cada grupo deverá desenhar um cartaz e recortar aproximadamente 20 quadrados de celofane vermelho, 20 quadrados de celofane azul e vinte quadrados de celofane incolor.
No canto esquerdo dos quadrados vermelhos colar um pequeno pedaço de fita crepe e escrever com caneta a seguinte inscrição: IA. Fazer o mesmo com os quadrados azuis, escrevendo IB. Da mesma forma colar a fita crepe nos quadrados incolores, mas escrevendo nestes a letra i.
No cartaz deverão desenhar dois contornos humanos (de homem e mulher) com um X no meio representando cruzamento. Abaixo dos contorno desenhar os gametas (dois espermatozóides e dois óvulos), com flechas que representam a separação dos genes. Abaixo destes, desenhar uma grade de cruzamentos, com os espaços para os gametas masculinos e femininos e também para as combinações.


Apresente aos alunos as seguintes informações:

 Cada quadrado colorido (ou incolor) representa um gene envolvido na herança genética do Sistema ABO: quadrado vermelho determina sangue tipo A. quadrado azul determina sangue tipo B e quadrado incolor determina sangue tipo O.
 Tanto homem como mulher (representados pelos contornos no cartaz) carregam sempre dois genes (provenientes de seus pais), porém, durante a formação dos gametas – meiose – eles se separam, aparecendo em dose única nestes.

Dica – Ainda não conte nada sobre a relação de dominância, recessividade ou co-dominância entre os genes. Permita que através da observação do modelo os alunos possam deduzir essas informações.

REALIZANDO A ATIVIDADE

Inicialmente peça para que os alunos façam diferentes combinações utilizando sempre dois quadrados (que podem ser iguais ou diferentes). Isso pode ser feito sobre uma folha em branco, anotando ao lado qual foi a combinação feita e que tipo de sangue surgirá a partir dessa combinação genética.
A foto a seguir mostra todas as combinações possíveis:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1666/imagens/genes_sangue.jpg

A partir dessa determinação apresente as seguintes questões, para que sejam debatidas em pequenos grupos e registradas nos cadernos:


• Quais são os genes dominantes? Por que se pode concluir que são dominantes?
• O sangue tipo AB é representado pela cor roxa, diferentemente de A, B e O. Como isso pode ser explicado?
• Quais são os genótipos e fenótipos possíveis no Sistema ABO?
• Quais os tipos sangüíneos que podem apresentar APENAS UM GENÓTIPO? Por quê?

Importante – através da resolução dessas questões o professor pode abordar e apresentar os conceitos de co-dominância e polialelia.

Peça que os alunos apresentem suas respostas para verificar se estão corretas e esclarecer dúvidas.

A partir daqui, os alunos poderão propor diferentes tipos de cruzamentos entre os grupos sangüíneos, analisando que tipos sangüíneos poderão aparecer nos descendentes.


Aula 3

REALIZANDO CRUZAMENTOS

Conhecendo os diferentes genótipos e fenótipos na herança genética do Sistema ABO, os alunos poderão, nesta aula, utilizar o cartaz confeccionado na aula anterior para realizar todos os cruzamentos possíveis entre diferentes tipos sangüíneos.

Importante – Explique novamente que cada pessoa carrega dois genes que se separam na divisão de meiose, sendo combinados na fecundação. Isso poderá ser feito de maneira simulada no cartaz, utilizando os genes representados em papel celofane.

Divida a turma nos mesmos grupos que produziram o material para que realizem os cruzamentos. Proponha inicialmente que realizem o cruzamento de um casal com sangue tipo A e tipo B, ambas heterozigotas. Proponha também o cruzamento de um casal em que ambos tem sangue tipo AB.

Os alunos deverão colocar os genes que caracterizam o tipo sangüíneo da pessoa dentro do desenho do contorno humano. A seguir, colocam novamente os dois genes separados dentro dos gametas. Estes serão posicionados na grade de cruzamento para formar todas as combinações possíveis.

Dica! – Peça que os alunos registrem TUDO em seus cadernos, anotando inclusive as porcentagens dos tipos de sangue resultantes nos diferentes cruzamentos.

Importante – Acompanhe de perto o trabalho de cada grupo para auxiliar nas dificuldades e esclarecer eventuais dúvidas.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1666/imagens/cruzamentos_sangue.jpg

Após a realização da atividade proponha as seguintes questões (para serem também respondidas no caderno):

• Existem cruzamentos com resultados óbvios e que não necessitam ser realizados no exercício? Quais?
• É comum ouvir a expressão: “Este é meu filho, sangue do meu sangue”. Essa expressão é sempre verdadeira? É possível existir um filho legítimo com sangue diferente dos pais? Explique sua resposta.


RECURSOS COMPLEMENTARES

Este hipertexto apresenta conceitos de genética com animações de fenômenos como a polialelia e herança sem dominância. Está disponível no seguinte endereço:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2313
ou em http://www.planetabio.com/lei1.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1666/imagens/hipertexto_genetica.jpg

BINGO DO TIPO SANGUÍNEO
Esta atividade é muito divertida e interessante. Foi proposta por uma equipe do Departamento de Genética - Instituto de Biologia da UFRJ.
Objetiva levar o aluno a refletir sobre as proporções esperadas e observadas em cruzamentos genéticos, usando como exemplo o sistema ABO.
Está disponível no endereço abaixo.
http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/PDF/biologia-trabalhos/genetica/genetica3.pdf

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mendel não sabia disso! Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o desenvolvimento das atividades e a resolução das questões apresentadas, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário. Solicite a redação de um relatório que contenha um resumo das atividades e discussões realizadas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Emilia Maria Gueleri, Colégio Estadual são José , Paraná - disse:
    emiliscarpa@hotmail.com

    25/10/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito válidas as estratégias desenvolvidas e procurarei aplicá-las em minhas aulas. O autor está de parabéns. Como faço para enviar uma contribuição pedagógica? Tenho uma atividade com massa de modelagem.


  • Marli, Col. Est. Dr. Pedro Ludovico Teixeira , Goiás - disse:
    cruvinelmjs@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal essa aula; principalmente a utilização de papéis coloridos para indicar os fenótipos... eu não tinha pensado nisso... sempre encontrei dificuldade pra ensinar o cruzamento para meus alunos; agora tenho onde procurar... obrigada!!!!!!


  • sueli simplicio alves, JOITI HIRATA , São Paulo - disse:
    suelisimplicio@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Achei muito interessante essa aula, vai estimular os alunos a pensar e instruí-los de forma prazerosa.


  • FRANCISCO TABOSA HONORIO DOS SANTOS, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    profhonorio@hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Esta aula é bastante sugestiva e seus recursos são bem acessíveis. O computador para a organização do filme a partair do recurso"Mendel não sabia disso"é fundamental.Este recurso identifica se o aluno consegue ordenar a sequencia lógicade transmissão dos genes. Em seguida propõe-se um jogo dos grupos sanguineos para apresentar os genótipos e fenôtipos possíveis e cruzamentos sanguineos. Todos os recursos propostos na aula são viáveis para a minha prática docente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.