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SANGUE / Transfusões Sanguíneas

 

18/04/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os diferentes tipos sangüíneos do sistema ABO e compreender quais as possíveis transfusões entre eles.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre estrutura celular e reação antígeno - anticorpo.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/atividade.gif

IDENTIFICANDO AS POSSIBILIDADES DE TRASNFUSÃO SANGUÍNEA EM SERES HUMANOS

Dica – Esta atividade é bem interessante e promove um bom entendimento das transfusões de sangue entre humanos. Os próprios alunos podem produzir o modelo utilizando materiais simples ou reciclados.

Inicialmente explique para os alunos que em uma transfusão de sangue de uma pessoa para outra, o sangue doado pode não sofrer alterações ou pode ser coagulado – quando os glóbulos vermelhos formam pequenos gumos que resultam de sua aglutinação.

Oriente também que o objetivo da atividade é identificar os grupos sangüíneos do ser humano e determinar as diversas possibilidades de transfusão de sangue no Sistema ABO, utilizando e manipulando peças como as de um quebra-cabeça.

CONFECÇÃO DO MATERIAL

Dica – As peças podem ser produzidas com placas finas de isopor (obtidas daquelas bandejas vendidas com alimentos em supermercados) ou pedaços de E.V.A. coloridos.

IMPORTANTE – Caso utilize isopor providencie um cortador de isopor (que utilizam pilha e um fio de baixa temperatura). Utilizar estilete para cortar é perigoso e pode causar acidentes. Caso não tenha esse cortador, prefira materiais que podem ser cortados com tesoura de estudante, sem ponta, como cartolina ou cartão, ou E.V.A.

Cada grupo deverá confeccionar um conjunto de peças (de aproximadamente 4 cm de diâmetro) e um cartaz para analisar as transfusões de sangue.
As peças que representam os glóbulos vermelhos deverão ser 15 (uma dessas quinze é para colar no cartaz) e as que representam os anticorpos deverão ser 21 (uma delas é para colar no cartaz).
Abaixo estão os modelos das peças. (Obs.: não é necessário escrever sobre elas. O cartaz terá legenda para cada uma)

As peças de glóbulos vermelhos devem ter os recortes do mesmo tamanho das peças de anticorpos, para que possam encaixar-se.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/modelos_sangue.jpg

Em seguida os alunos deverão confeccionar um cartaz com quatro contornos humanos e colar nesse cartaz os quatro modelos de glóbulos vermelhos e anticorpos, escrevendo ao lado a sua legenda. Uma sugestão para o tamanho do cartaz é: 80 cm de altura e 120 cm de comprimento. Os contornos humanos podem ter cerca de 50 cm de altura por 25 cm de largura. (veja foto abaixo)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/modelos_cartaz_sangue.jpg


Aula 2

DESENVOLVENDO A ATIVIDADE

IMPORTANTE – Explique antes de iniciar a atividade que algumas hemácias (peças maiores) possuem receptores que combinam com determinados anticorpos. Caso essas hemácias se combinem com os anticorpos ocorrerá a sua aglutinação, provocando o entupimento de vasos sangüíneos provocando derrames, enfartos, etc. Lembre-os que, dessa maneira, uma pessoa com determinado tipo de sangue não poderá conter anticorpos contra esse mesmo tipo de sangue, o inviabilizaria a sua presença.

Dica – A aglutinação das hemácias pode ser representada utilizando as próprias peças, encaixando-as com os anticorpos formando blocos. Demonstre isso para os alunos.

Para desenvolver a atividade os alunos deverão executar inicialmente dois passos:

1. Distribuir as dez peças de cada grupo sangüíneo em cada contorno humano.
2. Distribuir dez peças de cada anticorpo nos contornos humanos que permitirem a sua presença.

A imagem a seguir apresenta como poderão estar posicionadas as peças após a conclusão dos passos um e dois.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/analise_cartaz.jpg

Em seguida deverão montar e preencher a primeira tabela em seus cadernos:

Obs.: Professor, providencia uma folha com as tabelas apresentadas a seguir já impressas, para facilitar o trabalho.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/tabelas_ABO_1.jpg

Para preencher a segunda tabela (também nos cadernos), os alunos deverão registrar quais os tipos de sangue que cada um pode receber e doar. Na prática, os alunos poderão deduzir essas informações utilizando os quatro glóbulos vermelhos que restaram e testando introduzi-los nas figuras humanas já preenchidas com o sangue e anticorpos. Se não houver reação com os anticorpos ali presentes, isso significa que o sangue pode ser recebido.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/tabelas_ABO_2.jpg

Após o preenchimento das tabelas promova a sua correção e em seguida apresente alguns questionamentos para que os alunos respondam em seus cadernos:

• Pesquisar o significado das palavras AGLUTINOGÊNIO e AGLUTININA.
• Com base nesses termos, qual o critério utilizado para se classificarem os grupos sangüíneos quanto ao sistema ABO?
• “O volume de anticorpos existentes no sangue doado é muito pequeno se comparado ao número de hemácias do sangue receptor. Devido a esse fato, mesmo que os anticorpos sejam incompatíveis com os antígenos, são insuficientes para aglutinar muitas hemácias, sendo a maioria não atingida.” Esta frase serve para justificar as transfusões entre quais tipos sangüíneos?


Aula 3

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/nolaboratorio.gif

No portal do professor os alunos poderão ter uma visão geral da circulação sangüínea humana que mostra o caminho que o sangue pobre e rico em oxigênio realiza. Isso pode ser observado no seguinte endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10276/circulacao_humana_cederj.swf


Circulação sangüínea humana

Os alunos deverão observar e registrar:
O que significam as marcas vermelhas e azuis apresentadas na animação? Em que locais elas modificam de cor e por que isso ocorre?

Ainda no laboratório de informática os alunos podem observar o processo de entupimento de um vaso sanguíneo, acessando o seguinte recurso:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11103/sistema_circulatorio.swf

Entupimento de um vaso sangüíneo

Os alunos deverão observar e registrar:
Quais os locais apresentados pela animação onde o entupimento de um vaso sanguíneo é particularmente perigoso? Por quê?

Como tarefa solicite que os alunos pesquisem sobre a seguinte questão:

Os problemas apresentados no recurso resultam do entupimento de vasos sanguíneos impedindo que o sangue chegue até determinados locais.
Hemorragias causariam um efeito semelhante pela perda do sangue e falta deste para as células do corpo.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DE SANGUE PARA O ORGANISMO E COMO AS TRANSFUSÕES SANGÜÌNEAS PODEM RESOLVER ESSE PROBLEMA?


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/contextualizando.gif

Promova um debate sobre o tema transfusão de sangue, levantando algumas questões como:

• Qual a importância da doação de sangue?
• Por que muitas pessoas não fazem doação de sangue?
• O que leva as pessoas a serem doadoras de sangue?

Dica – Proporcione alguns minutos para que realizem a tarefa em grupos e em seguida realize um plenário onde deverão apresentar suas conclusões.

Dica – Convide profissionais que trabalham em Banco de Sangue para realizarem uma palestra sobre o assunto. Peça que os alunos visitem o sítio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para obter informações sobre doação de sangue antes de realizar o debate.
http://www.anvisa.gov.br/cidadao/sangue/index.htm

 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1667/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui e adquiriu em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que existem quatro tipos sangüíneos no ser humano e existem regras para a realização de transfusões.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que a fabricação de anticorpos pelos diferentes tipos sangüíneos determina as possibilidades de transfusão.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo os termos antígeno e anticorpo são sinônimos de aglutinogênio e aglutinina, respectivamente, e que esses componentes é que determinam as formas de transfusão.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo os termos antígeno e anticorpo são sinônimos de aglutinogênio e aglutinina, respectivamente, e identifico as possíveis formas de transfusão, reconhecendo os tipos sangüíneos que podem ser doados ou recebidos e estabelecendo um quadro de transfusão.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Circulação sanguínea humana Animação/simulação
Entupimento de um vaso sanguíneo Animação/simulação
Recursos Complementares
No hipertexto “Genética – 1ª Lei de Mendel” é possível ver uma animação sobre as proteínas produzidas pelos diferentes tipos sanguíneos e sobre tipagem sangüínea do Sistema ABO. Essa parte do hipertexto está nas telas 3 e 5 de POLIALELIA. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2313 ou direto no sítio http://www.planetabio.com/lei1.html (copie e cole o endereço no seu navegador) na tela de polialelia. Neste sítio é possível interagir com um jogo sobre transfusão de sangue: http://nobelprize.org/educational_games/medicine/landsteiner/landsteiner.html (copie e cole o endereço no seu navegador) O jogo é em inglês, mas bem simples de jogar. Basta o aluno aspirar sangue do paciente e colocar nos tubos de ensaio para reagir com os anticorpos. Deduzindo que tipo sangüíneo o paciente possui, deverá utilizar a(s) bolsa(s) de sangue compatível para salvá-lo.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula é apresentado exemplo de uma rubrica para ser aqui utilizada.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • jesiane, CIEP. presidente Antonio Carlos , Rio de Janeiro - disse:
    jesi_bz@hotmail.com

    14/05/2013

    Cinco estrelas

    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuito interessante adorei!!!


  • Ana Poleselo, Colégio Estadual Arnaldo Busato , Paraná - disse:
    poleseloana@hotmail.com

    03/06/2012

    Cinco estrelas

    Olá, gostei de seu trabalho, salvei nos favoritos para aplicar com meus alunos, rsrrs.


  • Fabiani Figueiredo Caseira, FURG , Rio Grande do Sul - disse:
    faby_anizinhah@hotmail.com

    07/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da atividade experimental, faço parte de um grupo de experimentação em ciências a FURG, que busca incentivar o uso da experimentação em Ciências a partir de cursos de curta duração para estudantes, Licenciados e professores do Ensino Fundamental. Nessas atividades buscamos trazer o senso comum ou uma situação problema, que envolva o assunto que se quer discutir, então a partir disso buscamos estimular a criticidade do aluno através de experimentos, trazendo a conhecimento cientifico


  • anonima, ssdsdsdsdsd , Ceará - disse:
    anonima@hotmail.com

    19/06/2010

    Três estrelas

    eu acho q vc deveria colocar as tabelas com as resposta


  • Helene, INTA , Ceará - disse:
    helene_decarvalho@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Melhor impossível!!!!!!!!!!!!!!


Sem classificação.
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