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FOTOSSÍNTESE / A produção de amido

 

28/04/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer a produção de amido como resultante do processo de fotossíntese; Compreender a importância da luz nesse processo.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre a anatomia dos vegetais.
Estratégias e recursos da aula


Aula 01

Nesta primeira aula o professor pode trabalhar com o conceito básico da fotossíntese.

Antes de iniciar a explicação desse fenômeno apresente um trecho de áudio do Programa Escola Brasil, no link abaixo, que ensina sobre o processo da fotossíntese de forma divertida e atraente, aos 19 minutos (duração do trecho referente ao tema – 5 minutos).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1380/inclusao_set.mp3

O Programa também apresenta outros assuntos. Recomendo que o professor utilize a abertura do programa e em seguida apresente o trecho referente ao assunto.
 

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

Professor, ao explicar a fotossíntese dê ênfase na reação simplificada do processo. O que se quer neste momento é valorizar a capacidade que os vegetais possuem de fabricar seu próprio alimento (fonte de energia) a partir do gás carbônico, água e energia luminosa.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1668/imagens/FOTOSSINTESE.jpg

Dica! – O retro projetor é um recurso antigo, mas rico para ilustrar as aulas de Biologia. Imprima as figuras desta aula em transparência e utilize-as para apresentar os conceitos.

Solicite ao final desta aula que os alunos pesquisem nos livros de Biologia e registrem em seus cadernos a questão a seguir:

Um dos produtos finais da FOTOSSÍNTESE é a GLICOSE. Qual a importância dessa substância. De que maneira a planta acumula a glicose realizando uma reserva da mesma? Como podemos identificar a presença de reservas de glicose em uma parte da planta?

Dica! – Verifique se os alunos obtiveram as respostas corretas para essas questões. Realize também uma atividade simples para identificar a presença de AMIDO (substância de reserva vegetal) em diferentes alimentos utilizando uma solução de iodo.

Ainda nesta aula oriente os alunos para o início da experiência da aula seguinte (caso a quantidade de dias até a próxima aula seja adequado).


Aula 02

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1668/imagens/experiencia.jpg

A aula tem início com uma experiência que determina a presença de amido em folhas verdes.

Dica! – Esta experiência utilizará fogareiro ou fogão na escola e também álcool, por isso é recomendável que o professor a realize na forma de demonstração, garantindo a segurança dos alunos.

Dica! – Esta aula será realizada cinco dias depois do início da experiência, por isso o professor deve organizá-la de acordo com seu horário na escola.

PROCEDIMENTOS

Os alunos podem participar ativamente destas etapas:

• Escolha uma planta de folhas lisas no jardim da escola, em um local onde não haja acesso de muitas pessoas.
• Selecione duas folhas de tamanhos aproximados de um mesmo galho.
• Cubra as folhas com papel alumínio, de maneira que fiquem totalmente cobertas durante QUATRO DIAS.
• No quinto dia recorte uma pequena janela quadrada no centro da folha, com uma pequena tesoura de ponta fina, cuidando para não ferir a folha. A luz devera iluminar a folha apenas nessa pequena abertura.
• Após mais um dia, retirar as folhas da planta e do envelope e separá-las como “FOLHAS TESTE”.
• Retirar mais duas folhas da mesma planta, totalmente expostas ao sol, para servir de “FOLHAS CONTROLE”.

Veja foto:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1668/imagens/fotoss01.jpg

EXPERIMENTAÇÃO

IMPORTANTE – Esta primeira parte da experimentação requer o uso de fogo e álcool, por isso deve ser realizada EXCLUSIVAMENTE PELO PROFESSOR tomando cuidado para evitar acidentes.

• Colocar cada uma das folhas dentro de frascos limpos e sem rótulos. Para marcar os frascos que conterão as “folhas teste” amarre um pedaço de lã na parte superior do mesmo.
• Cobrir as folhas de cada frasco com álcool.
• Dispor os quatro frascos dentro de uma panela grande e colocar água na panela até a metade da altura dos frascos.
• Ferver em banho-maria por cerca de meia hora

As próximas etapas deverão ser realizadas pelos alunos

• Quando as folhas estiverem amareladas ou brancas deverão ser depositadas em bandejas de isopor (recicladas) com cuidado, separando as folhas teste das folhas controle.
• Passar Tintura de Iodo (do mesmo utilizado para esterilizar ferimentos) em sua superfície e aguardar alguns minutos.
• Secar levemente as folhas prensando-as com papel jornal limpo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1668/imagens/fotoss02.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1668/imagens/fotoss03.jpg

Dica! – É possível que os alunos realizem os procedimentos de cobrir as folhas em casa. Poderão escolher folhas de plantas diferentes (de preferência lisas, não muito grandes ou muito pequenas, mais claras e não muito resistentes). Essas folhas diferentes podem ser fervidas juntas (separando apenas as “teste” das “controle”) em um recipiente maior, pelo professor, e comparações posteriores podem ser realizadas pelos alunos.

Juntos, os alunos deverão preencher uma tabela das observações realizadas e responder as questões propostas.

Obs.: Professor, imprima a tabela abaixo e distribua para os grupos realizarem a atividade.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1668/imagens/fotoss04.jpg

Questões:

• Quais as diferenças observadas entre as folhas após a utilização do Iodo?
• Como podem ser explicadas essas diferenças?
• Por que as folhas recobertas não morrem após o período de cinco dias?

Dica! – Proponha que os alunos realizem outras indagações que levem a proposição de novas hipóteses e a realização de nova experimentação, como por exemplo: e se as folhas ficarem recobertas por muitos dias? Dessa forma estará valorizando a aplicação dos conhecimentos para responder as questões e vivenciando o método científico.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Inclusão Áudio
Recursos Complementares
Caso os alunos tenham acesso à internet, poderão no hipertexto de botânica – fisiologia vegetal, que apresenta as necessidades básicas de sobrevivência das plantas e os mecanismos envolvidos por trás dessas necessidades. Pode ser acessado nos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador) http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2411 ou diretamente no sítio http://www.planetabio.com/fv.html A partir do que foi explorado na aula é possível desenvolver o estudo de cadeia alimentar, destacando o papel dos vegetais como produtores de alimento para si e para todos os outros seres do planeta. Acesse a animação CADEIA ALIMENTAR em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9928/cadeia_alimentar.swf
Avaliação
A experiência desperta o interesse dos alunos e promove a verificação dos conceitos apresentados na aula anterior, refletidos nas questões apresentadas após a experiência. Após o desenvolvimento da aula, se os alunos tiverem condições de dar respostas a essas questões, perceber-se-á que houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente à situação apresentada, no que se refere à superação de idéias do senso comum.
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