Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O JORNAL NA SALA DE AULA

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer a estrutura do texto jornalístico
• Ampliar seu conhecimento acerca deste gênero;
• Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões;
• Apresentar-se de maneira crítica e construtiva.

Duração das atividades
Dois tempos de aulas com 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora conversa com a classe sobre o JORNAL:
Pergunta para eles:
- Vocês conhecem um jornal?
- Em casa, alguém costuma ler jornal? Quem? Quando?
- Alguém lê para você?
Prossegue indagando, mas desta vez registra no blocão da sala o que o que eles falam:
- Para que se lê jornal?
- Quais os jornais conhecidos por vocês?

Segundo momento:
A professora diz que vai apresentar alguns jornais, então expõem os três jornais trazidos por ela.
Esta escolhe os três jornais de maior circulação para apresentar aos alunos.
Escolhe um para começar a explorar para a classe, chamando a atenção quanto a forma de apresentação de um jornal:
• Nome do jornal; data da publicação;
• Dividido em sessões; explorando bem esse momento, assim como sua estrutura;
• Título de cada Caderno e o assunto contido em cada um deles;

Terceiro momento:
Propor às crianças que cada um escolha o Caderno que mais tenha chamado a atenção deles, por que e que escrevam sobre qual assunto este aborda.
A professora faz uma tabulação no quadro dos Cadernos mais escolhidos pelas crianças.

Recursos Complementares

Deixar na sala vários exemplares de jornais, além dos apresentados e explorados pela professora, outros que circulam pelo Estado.

Avaliação

A professora observa como foi a participação oral das crianças, quais conhecimentos que estes já traziam acerca desta estrutura textual.
Através do registro no caderno, verificar se todas as crianças, conseguiram perceber a diferença e o assunto abordado em cada Caderno.
Averiguar quais os Cadernos  mais escolhidos pelas crianças.
Incentivar que os alunos posicionem-se criticamente frente às notícias jornalísticas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elizabeth, E.M.Brunno Barreto Nametala , Rio de Janeiro - disse:
    lizzacardoso@hotmail.com

    09/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei seu plano de aula e vou adaptá-lo para minha turma de 5° ano


  • Jorlania, Creche Munic. Eduardo Carvalho Neiva , Piauí - disse:
    jorlanialima@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    A aula é de grande valia. Foi bem organizada. E dessa forma, traz bastante persuasaõ para o alunado. Esta aula pode ser aplicada para crianças da Educ. Infantil, mudando só um pouco, a metodologia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.