21/01/2010
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
• Conhecer a estrutura do texto jornalístico
• Ampliar seu conhecimento acerca deste gênero;
• Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões;
• Apresentar-se de maneira crítica e construtiva.
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.
Primeiro momento:
A professora conversa com a classe sobre o JORNAL:
Pergunta para eles:
- Vocês conhecem um jornal?
- Em casa, alguém costuma ler jornal? Quem? Quando?
- Alguém lê para você?
Prossegue indagando, mas desta vez registra no blocão da sala o que o que eles falam:
- Para que se lê jornal?
- Quais os jornais conhecidos por vocês?
Segundo momento:
A professora diz que vai apresentar alguns jornais, então expõem os três jornais trazidos por ela.
Esta escolhe os três jornais de maior circulação para apresentar aos alunos.
Escolhe um para começar a explorar para a classe, chamando a atenção quanto a forma de apresentação de um jornal:
• Nome do jornal; data da publicação;
• Dividido em sessões; explorando bem esse momento, assim como sua estrutura;
• Título de cada Caderno e o assunto contido em cada um deles;
Terceiro momento:
Propor às crianças que cada um escolha o Caderno que mais tenha chamado a atenção deles, por que e que escrevam sobre qual assunto este aborda.
A professora faz uma tabulação no quadro dos Cadernos mais escolhidos pelas crianças.
Deixar na sala vários exemplares de jornais, além dos apresentados e explorados pela professora, outros que circulam pelo Estado.
A professora observa como foi a participação oral das crianças, quais conhecimentos que estes já traziam acerca desta estrutura textual.
Através do registro no caderno, verificar se todas as crianças, conseguiram perceber a diferença e o assunto abordado em cada Caderno.
Averiguar quais os Cadernos mais escolhidos pelas crianças.
Incentivar que os alunos posicionem-se criticamente frente às notícias jornalísticas.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/07/2011
Cinco estrelasAdorei seu plano de aula e vou adaptá-lo para minha turma de 5° ano
24/03/2010
Uma estrelaA aula é de grande valia. Foi bem organizada. E dessa forma, traz bastante persuasaõ para o alunado. Esta aula pode ser aplicada para crianças da Educ. Infantil, mudando só um pouco, a metodologia.