Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REESCREVENDO A NOTÍCIA!

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Comunicar-se através de uma reportagem;
• Valorizar a notícia como meio de informação;
• Refletir sobre a estrutura desse tipo textual;
• Posicionar-se criticamente acerca de um determinado tema;
• Expressar oralmente as informações obtidas através de uma notícia;
• Registrar as informações obtidas após a leitura de uma notícia.

Duração das atividades
Dois tempos de aulas com 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Visto que cada criança terá em mãos uma cópia da notícia a ser trabalhada, não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente a professora conversa com a turma explicando que o trabalho é com uma notícia publicada em um Jornal já conhecido por eles. A professora mostra o Jornal na íntegra, depois retira o Caderno do qual a notícia faz parte e distribui uma cópia para cada criança da classe, lê a notícia e depois faz algumas indagações tais como:
• Qual o nome do jornal?
• Qual o nome do caderno do qual a notícia faz parte?
• Quais temas são abordados nesse Caderno?
• Qual a manchete da noticia?

Depois vai ampliando o foco estimulando para que as crianças falem sobre os aspectos mais importantes trazidos na reportagem:
• Quais os alimentos mais aconselhados durante todo o ano;
• Qual a estação em destaque na notícia;
• Quais as dicas para quem quer emagrecer;
• Quais os melhores horários para a exposição ao sol.
Após essa exploração oral, pode pedir para que algumas crianças leem o artigo.
Depois a professora divide a turma em duplas e pede para que eles reescrevam a notícia.
Para finalizar pede para que cada dupla apresente seu texto para a classe.

Segue exemplo da notícia em questão:

Recursos Complementares

Após iniciar o trabalho com o jornal, a professora deverá ter em sala um cantinho para as noticias, ou até mesmo um mural para tal, onde os alunos terão a oportunidade de se familiarizarem com essa estrutura textual.
Deixar na sala alguns exemplares de jornais, além do apresentado e explorado na aula nesse dia.

Avaliação

A professora deverá observar os alunos que conseguem expor suas idéias de forma clara e espontânea e os que necessitam de mais estímulos para expressarem suas idéias;
Verificar se no decorrer da explanação oral os alunos demonstraram compreensão da notícia em questão.
Durante a organização da produção escrita como foi a relação entre as duplas: momentos de conflito; tranquilidade; a participação de cada aluno e a integração entre eles.
Verificar também ao término da produção como foi a escuta do grupo para as produções dos colegas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.