21/01/2010
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
• Comunicar-se através de uma reportagem;
• Valorizar a notícia como meio de informação;
• Refletir sobre a estrutura desse tipo textual;
• Posicionar-se criticamente acerca de um determinado tema;
• Expressar oralmente as informações obtidas através de uma notícia;
• Registrar as informações obtidas após a leitura de uma notícia.
Visto que cada criança terá em mãos uma cópia da notícia a ser trabalhada, não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.
Inicialmente a professora conversa com a turma explicando que o trabalho é com uma notícia publicada em um Jornal já conhecido por eles. A professora mostra o Jornal na íntegra, depois retira o Caderno do qual a notícia faz parte e distribui uma cópia para cada criança da classe, lê a notícia e depois faz algumas indagações tais como:
• Qual o nome do jornal?
• Qual o nome do caderno do qual a notícia faz parte?
• Quais temas são abordados nesse Caderno?
• Qual a manchete da noticia?
Depois vai ampliando o foco estimulando para que as crianças falem sobre os aspectos mais importantes trazidos na reportagem:
• Quais os alimentos mais aconselhados durante todo o ano;
• Qual a estação em destaque na notícia;
• Quais as dicas para quem quer emagrecer;
• Quais os melhores horários para a exposição ao sol.
Após essa exploração oral, pode pedir para que algumas crianças leem o artigo.
Depois a professora divide a turma em duplas e pede para que eles reescrevam a notícia.
Para finalizar pede para que cada dupla apresente seu texto para a classe.
Segue exemplo da notícia em questão:
Após iniciar o trabalho com o jornal, a professora deverá ter em sala um cantinho para as noticias, ou até mesmo um mural para tal, onde os alunos terão a oportunidade de se familiarizarem com essa estrutura textual.
Deixar na sala alguns exemplares de jornais, além do apresentado e explorado na aula nesse dia.
A professora deverá observar os alunos que conseguem expor suas idéias de forma clara e espontânea e os que necessitam de mais estímulos para expressarem suas idéias;
Verificar se no decorrer da explanação oral os alunos demonstraram compreensão da notícia em questão.
Durante a organização da produção escrita como foi a relação entre as duplas: momentos de conflito; tranquilidade; a participação de cada aluno e a integração entre eles.
Verificar também ao término da produção como foi a escuta do grupo para as produções dos colegas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/04/2010
Cinco estrelasótima aula pois estamos trabalhando vários tipos de textos e eu precisava preparar uma aula usando reportagens.parabéns!