03/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Móveis |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Olá Professor!
Antes de iniciar esta aula leia o seguinte artigo: Olhando por outro ângulo: a produção de significados para a noção de ângulo. Disponível em: http://www.cap.ufrj.br/perspectiva/n2/matematica.pdf
Atividade 01 - Depois, sugiro que inicie esta aula solicitando aos alunos que registrem em meia lauda no máximo, individualmente, o que compreende por ângulo.
Após esta atividade recolha os registros e selecione, como no texto lido, por semelhança de abordagens, dando ênfase aos elementos mais usados nas afirmações/explicações como: giro, volta, semi-reta, figura, superfície, região, retas, ponto, abertura, vértice entre outros.
Obs: Professor, em recursos complementares foram propostos artigos que poderão lhe auxiliar nesta aula.
Atividade 02 - Nesta aula divida os alunos em duplas ou trios e entregue as seleções realizadas (seleções diferentes para grupos diferentes, você pode agrupar por termos mais usados, como por exemplo, grupo 01 o que usou mais o elemento giro, grupo 02 volta e assim susscessivamente) de acordo com as divisões que realizou e solicite que pesquisem em livros didáticos, na internet, na biblioteca em enciclopédia como é definido e apresentado o que é ângulo.
Atividade 03 - No laboratório de informática:
Ainda em duplas ou trios, solicite que os alunos explorem o seguinte recurso explorando especificamente, neste momento, o item ângulos, como mostra a figura abaixo, com ênfase as dois primeiros iten: o ângulo como região do plano e o ângulo como giro.
A seguir, solicite que também anotem as percepçòes que tiveram quanto as definições de ângulo apresentadas e as incluam nos registros feitos na atividade 02.
Lembre-se: se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de informática, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
Atividade 04 -
Assemany, Daniella. Olhando por outro ângulo: a produção de significados para a noção de ângulo. Disponível em: http://www.cap.ufrj.br/perspectiva/n2/matematica.pdf. Acesso em 08 de fev. de 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
Rectas y Ángulos | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2010
Quatro estrelasGostei muito do planejamento da sua aula. Foi uma dica e tanto!