Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sobre ângulos, conceitos e significados

 

03/03/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Educação Profissional Produção Industrial Técnico em Móveis
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Investigar e compreender as definições formais e pessoais do conceito de ângulo.
- Construir o conceito de ângulo a partir do Modelo Teórico dos Campos Semânticos.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Compreender os conceitos de reta, semi-reta, ponto e plano.
Estratégias e recursos da aula
Momento 01 -

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1673/imagens/problematizacao.gif

Olá Professor!

Antes de iniciar esta aula leia o seguinte artigo: Olhando por outro ângulo: a produção de significados para a noção de ângulo. Disponível em: http://www.cap.ufrj.br/perspectiva/n2/matematica.pdf

Atividade 01 - Depois, sugiro que inicie esta aula solicitando aos alunos que registrem em meia lauda no máximo, individualmente, o que compreende por ângulo.

Após esta atividade recolha os registros e selecione, como no texto lido, por semelhança de abordagens, dando ênfase aos elementos mais usados nas afirmações/explicações como: giro, volta, semi-reta, figura, superfície, região, retas, ponto, abertura, vértice entre outros.

 Obs: Professor, em recursos complementares foram propostos artigos que poderão lhe auxiliar nesta aula.

Momento 02 -

Atividade 02 - Nesta aula divida os alunos em duplas ou trios e entregue as seleções realizadas (seleções diferentes para grupos diferentes, você pode agrupar por termos mais usados, como por exemplo, grupo 01 o que usou mais o elemento giro, grupo 02 volta e assim susscessivamente) de acordo com as divisões que realizou e solicite que pesquisem em livros didáticos, na internet, na biblioteca em enciclopédia como é definido e apresentado o que é ângulo.

Atividade 03 - No laboratório de informática:

Ainda em duplas ou trios, solicite que os alunos explorem o seguinte recurso explorando especificamente, neste momento, o item ângulos, como mostra a figura abaixo, com ênfase as dois primeiros iten: o ângulo como região do plano e o ângulo como giro.

A seguir, solicite que também anotem as percepçòes que tiveram quanto as definições de ângulo apresentadas e as incluam nos registros feitos na atividade 02.

 

 Rectas y Ángulos

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1673/imagens/angulos.jpg

Lembre-se: se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de informática, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?


Momento 03 -

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1673/imagens/CATARSE.gif

Atividade 04 -

  1. Explique aos alunos a atividade de seleção que realizou e solicite que façam o mesmo com os dados colhidos/registrados, você pode fazer esta explicação neste momento ou logo que iniciar a atividade 02. Se o fizer antes da atividade 02, retome aqui.
  2. Agora, é a vez dos alunos. Peça para que selecionem, ainda em duplas/trios, os elementos utilizados em cada uma das definições que encontraram na pesquisa e na exploração do recurso "Rectas e ángulos" e construam a definição do grupo para ângulo.
  3. Agora, cada grupo deverá apresentar brevemente aos demais da classe os elementos que mais apareceram e a definição do grupo. (Vá anotando cada definição no quadro de giz).
  4. Após, discuta com a turma cada definição e vá traçando o ângulo conforme as definições apresentadas no quadro de giz.
  5. Construa a definição da turma sobre o conceito de ângulo, levando-os a perceber que em cada momento histórico, ou de acordo com os conhecimentos prévios do pesquisador/autor os conceitos são construidos.
  6. Seria interessante neste momento que os alunos tentassem traçar sozinhos no caderno o ângulo a partir da definição da classe.
  7. E finalmente, proponha aos alunos que explorem, em duplas o restante do recurso no laboratório de informática e realizem as atividades sugeridas. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1673/imagens/REFERENCIAS.gif

Assemany, Daniella. Olhando por outro ângulo: a produção de significados para a noção de ângulo. Disponível em: http://www.cap.ufrj.br/perspectiva/n2/matematica.pdf. Acesso em 08 de fev. de 2009.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rectas y Ángulos Animação/simulação
Recursos Complementares
1 - Bigode. ANtonio José L. Ângulos.. Site Matemática Hoje. Disponível em: http://www.matematicahoje.com.br/telas/autor/artigos/artigos_publicados.asp?aux=SemiRetas. Acesso em: 17 de fev. de 2009.

2 - Gadotti, Marlene de Fátima. Definições matemáticas do conceito de ângulo - dificuldades, limitações e influências históricas do movimento da matemática moderna. Disponível em: www.unimep.br/phpg/posgraduacao/stricto/ed/simposio/textos_PDF/Marlene.pdf. Acesso em: 08 de fev. de 2009.

3 - Fernandes, Elza e Matos, João Filipe. Onde está a Matemática? A aprendizagem da Matemática na Serralharia. Disponível em: http://dme.uma.pt/people/faculty/elsa.fernandes/artigos/Elsa%20Fernandes%20WG7.pdf. Acesso em 17 de fev. de 2009.

4 - Porfírio, Joana e Abrantes, Paulo. Professores, Investigação e Inovação Curricular em Matemática. Disponível em: http://ia.fc.ul.pt/textos/p_215-226.PDF.Acesso em 17 de fev. de 2009.

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.