26/02/2010
Ivã Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Professor o intuito desta aula é mostrar a seus alunos o porquê temos vida presente em nosso planeta mediante a sua posição (estratégica) no sistema solar.
Saber noções básicas do que é um sistema solar e seus componentes: o que é o sol, um planeta, uma órbita.
Professor pode-se começar esta aula relembrando os componentes do nosso sistema solar: o sol (definição), planetas (definição), logo após proponha uma atividade prática para os alunos.
Antes de começar a atividade efetivamente lembre-se professor de que plutão deixou de ser planeta recentemente, um dos fatores que contribui para isso é o tamanho de plutão, menor que o da nossa lua.
Atividade prática:
** A figura a seguir deve ser mostrada antes do início da atividade; ela mostra uma dimensão aproximada dos tamanhos dos planetas no sistema solar. A atenção dos alunos deverá estar voltada para a posição da Terra em relação aos outros planetas, assim como a distância dela em relação ao sol. Convide os alunos a pensarem e discutirem nos grupos, durante a atividade prática, se há alguma relação entre a posição e a presença de vida no nosso planeta. Instigue-os professor, faça perguntas:
Se atentem para o tamanho do nosso planeta perante o sol, vejam a posição em que ele se encontra em relação ao sol e aos outros, é isso que o torna diferente dos outros? E os outros planetas não tem vida? Por quê?
http://www.apolo11.com/imagens/etc/novo_sistema_solar.jpg
Feitas as observações indicadas acima, agora em grupos, eles irão montar um esquema do sistema solar. Retome sempre, durante a atividade, a atenção para o foco do experimento que é o planeta Terra e sua posição no sistema solar.
O link seguinte pode ser usado para auxiliar na montagem do esquema do sistema solar:
http://educa.fc.up.pt/ficheiros/trabalhos/401/documentos/307/Sistema%20solar.pdf
Pós Atividade:
Proponha a seguinte pergunta:
Mas por que temos vida na Terra? A posição (estratégica) da Terra no sistema solar tem a ver com a viabilidade de vida? Por que essa posição é tão favorável à vida?
Esse momento é para discussão entre os grupos formados com a sua mediação professor sobre o assunto.
Explique aos alunos que tal posição garante ao planeta luz e calor na medida exata que gera um equilíbrio térmico necessário para que a vida seja viável. “O planeta não pode estar muito perto ou muito longe da estrela (no caso nosso SOL), o que poderia tornar sua superfície quente ou fria demais.”
ü Mercúrio, o planeta mais próximo ao sol, possui temperaturas médias por volta de 126°C a máxima pode chega por volta de 430°C;
ü Vênus, o segundo planeta e o antecessor da Terra, possui temperatura superficial média em torno de 480°C;
ü Marte, o primeiro sucessor da Terra no sistema possui temperatura média de -60°C (máxima de 20°C e mínima de -143°C);
ü Terra temperatura média por volta de 9°C (mínima de -88°C e máxima por volta de 60°C).
Essa posição (privilegiada) da Terra dá, ao planeta, as condições de luz e calor, na medida exata pela qual a vida encontrou berço para nascer.
A avaliação pode ser feita durante a atividade prática, mediante ao interesse dos alunos durante o processo de aprendizagem.
O link abaixo também pode ser usado, tanto para uma memorização dos planetas e suas respectivas localizações com uma pequena descrição de cada um deles, assim como também para uma verificação do apredizado da atividade prática. Se os alunos acertarem pelo menos a metade dos planetas em suas respectivas localizações já se faz por valer a atividade prática. Link: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2013
Cinco estrelasEu acho muito legal essas coisas de ciências, estou tentando fazer um trabalho más não tem como porque não explica oque eu quero. eu quero assim qual a posição em que a terra tem em relação ao sol
06/03/2013
Cinco estrelasmuito legal aula de ferente do que eu ja estudei legal ate de mais da conta obrigado por me ensinar de modo de ferente
05/02/2013
Cinco estrelasgostei e me ajudou na escola
16/08/2012
Cinco estrelaseu achei um máximo aprender sobre isso,não era o que eu estava procurando mais eu aprendi uma coisa que eu não sabia. adorei!
04/09/2011
Cinco estrelasa atividade prooposta é ótima e bem elaborada.
23/05/2011
Cinco estrelaseu achei bem pratico e fácil e está bem resulmidinho bem explicadinho está ótimo para apresentar para meus colegas,amigos e o professor da minha classe