02/03/2010
Ivã Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno deverá ter noções de molécula e também quais as estruturas básicas da célula (organelas).
Recursos necessários:
Será necessário utilizar o laboratório de informática para esta aula, tendo em vista que a internet será o recurso utilizado.
Pergunta(s) pertinente(s):
1. O que faz com que as folhas dos vegetais sejam verdes?
A organela chamada cloroplasto é a estrutura da célula vegetal responsável por possibilitar o processo de fotossíntese. É nessa estrutura que contém o pigmento (chamado clorofila) que possibilita a absorção da energia solar e que possibilita a realização do processo da fotossíntese. Sem ela tal processo não seria possível.
2. Alguém já imaginou como uma planta faz para se alimentar?
3. Qual seria o alimento daquelas árvores plantadas lá na praça, no jardim ou no vaso de sua casa? Seria apenas água?
4. E o sol tem alguma coisa a ver com a alimentação das plantas? E o ar?
** Professor procure criar associações com outras aulas, interligue os assuntos já vistos e que podem ser usados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, por exemplo, esta aula poderá trazer elementos trabalhados na aula A Terra e sua posição no Sistema Solar; diga que o assunto da presente aula (fotossíntese) tem relação com a posição da Terra no sistema solar, que mediante a quantidade de luz e calor na medida exata, tal fenômeno (fotossíntese) é possível
Fotossíntese:
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia (alimento) necessária para a sua sobrevivência.
Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chegam até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então o cloroplasto transforma a energia solar e os outros ingredientes (o gás dióxido de carbono ou CO2 que é o principal) em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido. |
O professor deve explicar que a fotossíntese é um processo que utiliza a energia luminosa para produzir o alimento (que é chamado de glicose que fica estocado sob a forma de amido) que a planta é capaz de sintetizar e metabolizar. Use a figura a seguir para explicar como ocorre a fotossíntese (básica).
http://4.bp.blogspot.com/_WmIyaZPESuQ/SHkCTC1QSBI/AAAAAAAABwg/9lKcfFp_GxE/s1600-h/fotossintese.gif
** Um aspecto importante a ser ressaltado: diga que o O2 que provém do processo da fotossíntese não é do CO2 e sim da água que a planta absorve do solo e que fornece os elétrons pa ra a clorofila durante o processo da fotossíntese
** Outro aspecto que será preciso dizer é que: não somente as árvores e plantas de modo geral realizam a fotossíntese, mas também algas e as cianobactérias – bactérias que fazem fotossíntese, elas possuem clorofila;
**O grande pulmão do mundo está nos oceanos; todos já ouviram falar que a floresta amazônica é o pulmão do mundo, entretanto o que a floresta produz de O2 na fotossíntese é consumido, em grande parte, por ela mesma (as plantas também respiram e na respiração consome-se oxigênio - ver aula Fotossíntese X Respiração de Deborah); mas é nos oceanos que temos o grande volume de O2 que é produzido pela fotossíntese das cianobactérias, algas e plantas aquáticas.
No link a seguir há um recurso audiovisual que demonstra de modo simples o processo da fotossíntese. O vídeo faz, também, uma ligação de tudo o que está envolvido na fotossíntese: o sol, as moléculas (sequestro de CO2) – uma aula que pode contribuir com esta é a de Efeito Estufa e Aquecimento Global ressaltando a importância do processo de fotossíntese e o porquê de não desmatar florestas – tal processo também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera. Link: http://www.youtube.com/watch?v=3o-vF_S9wBw&feature=related
Use as perguntas feitas durante a aula, porém as refaça no final para a verificação do aprendizado. Creio que seja perguntas que focalizam o cerne da aula.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2013
Cinco estrelasMuito bom amei
03/04/2010
Três estrelaslegal!!! mas olhando de longe parece tão chata!!! um pouco de cor seria melhor...