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Em todo ovo tem um pintinho?

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
Deborah Santos Prado
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender a diferenciar um ovo galado e um não galado e identificar a importância reprodutiva do ovo.
A aula também deve ter como objetivo de conteúdo a comunicação dos alunos, pelo registro escrito ou de desenhos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não á necessidade
Estratégias e recursos da aula

Ao iniciar a aula, o professor (a) apresenta o problema da aula: Todos os ovos postos por uma galinha originam pintinho?

Não é muito raro ouvir uma pergunta desse tipo de alguma criança. Normalmente, as crianças sentem curiosidade, ao ver um ovo, se lá dentro existe ou não um pintinho. E agora, como resolver esse problema?

Antes de iniciar a exposição do material, estimule as crianças à pensar nas hipóteses que responderiam a pergunta da aula.

Os Materiais necessários serão:Para cada grupo
• 1 ovo galado e 1 não-galado
• 2 pratinhos transparentes
• Cartaz de desenvolvimento embrionário
• Lupas


 Experimentação
• Coloque à sua frente dois ovos de galinha.
• Quebre cuidadosamente o pólo maior e observe o espaço de ar;
• Verifique a presença de duas membranas: a externa, aderida à casca e
a interna, envolvendo a clara;
• Quebre o ovo num pratinho;
• Observe a mancha germinativa na gema do ovo e as outras partes constituintes.

Quando como um ovo estou matando um pintinho? Como a galinha produz tantos ovos?

Hora de explicar o processo...


*Apoio ao Professor: “Tudo começa pela gema, que nada mais é que um grande óvulo da galinha. E põe grande nisso! Com cerca de 4 centímetros de diâmetro, o óvulo da galinha é o maior do reino animal. A gema é liberada do ovário e depois "viaja" por uma série de órgãos internos da penosa até chegar ao útero, local onde o processo de formação do ovo termina com a solidificação da casca. O tempo total para que ele fique pronto é de aproximadamente 24 horas. "Cerca de 30 minutos após botar o ovo, a galinha ovula uma nova gema que dará origem a todo o processo novamente", diz o médico-veterinário Ismar Araújo de Moraes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curioso é que, quando a galinha nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estão armazenados no seu ovário, só que em tamanho microscópico. Apenas na idade adulta é que eles ficam prontos para ovulação. Em um ano, uma galinha põe cerca de 265 ovos, podendo manter essa produção durante os dois anos que tem de vida numa granja - se for um galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cerca de cinco ou seis anos. Essas dúzias todas só se transformam em pintinho quando a penosa acasala com um galo. "Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)", diz o veterinário. A gema de um ovo galado tem uma pequena mancha com um anel avermelhado, mas é difícil diferenciá-la a olho nu.”

http://cid-fe57ebd46fd4885c.spaces.live.com/

http://preguicautil.blogspot.com/2009/07/como-se-desenvolve-um-pinto.html  FASES DO DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO

Com a figura em mãos e a observação dos ovos em lupa, procure evidenciar para os alunos algumas diferenças dos dois ovos, principalmente no começo do desenvolvimento.

Discussão Coletiva:
As crianças discutem no interior do grupo sobre a anatomia do ovo de uma galinha e a função de cada parte.

Ao professor: O ovo tem função de proteção e de nutrição do embrião que viria a se formar no seu interior, caso esse ovo estivesse fertilizado. A casca do ovo é uma estrutura única na natureza, servindo como barreira primária às injúrias físicas e invasão de microorganismos. Os demais componentes presentes no ovo, gema e clara (albúmen), seriam uma segunda frente de proteção, devido às muitas substâncias ativas com propriedades nutritivas e atividades biológicas protetoras e promotoras da saúde.


O professor conduzirá a discussão levando os alunos a concluírem que a galinha que não cruzou com o galo não bota ovo galado (com embrião). Somente ovo galado produz o pintinho e que nutrido pela gema, o embrião (pintinho) se desenvolve, protegido pela casca, trocando ar com o ambiente através da casca porosa e fina.

• Aula adaptada do projeto mão na massa da Universidade Federal de Viçosa. Também encontrado em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11310/Como%20nasce%20o%20pintinho.pdf?sequence=1

Avaliação


Cantar a música do Pintinho Amarelinho e pedir que eles desenhem o desenvolvimento do ovo até o pintinho.

O pintinho AmarelinhoMeu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão, na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seu pezinho ele cisca o chão
Ele bate as asas
Ele faz piupiu
E tem muito medo é do gavião

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