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Pilhas Naturais

 

14/08/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir uma pilha e compreender seu mecanismo de funcionamento.

Analisar os impactos ambientais que o descarte incorreto de pilhas ocasiona no meio ambiente.

Reconhecer que as pilhas são dispositivos que permitem obtenção de energia elétrica a partir de transformações químicas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Muitos objetos do cotidiano nosso e de nossos alunos usam da eletricidade para funcionar. Um dos meios de obtê-la é pela ação das pilhas. Mas afinal, como é o funcionamento das pilhas? Será possível que determinadas substâncias do uso comum possam gerar eletricidade, ao estilo das pilhas?

Questione os alunos sobre o que sabem das pilhas. De que forma são feitas, qual a matéria-prima necessária para sua confecção e de que modo elas podem ser descartada corretamente no ambiente. Peça que os alunos organizem suas respostas em um mapa conceitual. 




As pilhas são largamente utilizadas no dia-a-dia. Mas será que nossos alunos sabem como elas funcionam? No Portal do Professor há sugestões de animações que procuram explicar o que são e como agem as pilhas.

 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12405/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_ogeniodalampada.htm

O gênio da lâmpada

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1681/imagens/pilha.jpg


Vamos fazer uma pilha natural? O endereço a seguir refere-se à experiência Poder das Frutas, do sítio Seed (Schlumberger Excellence in Educational Development), e foi acessado dia 12/08/09. Disponível em: http://www.seed.slb.com/labcontent.aspx?id=9824&LangType=1046

Professor! Acesse com antecedência a página sugerida acima e liste tudo que precisará para fazer a experiência. Dependendo da realidade local, o professor poderá passar a lista de materiais necessários para que cada equipe de alunos a obtenha e traga no dia marcado. Assim cada equipe ficará responsável pela montagem e realização do experimento. Caso isto não seja possível, o professor poderá adquirir (ele próprio ou com recursos da escola) os materiais necessários para apenas um "kit" de materiais. Neste caso, todos os alunos ficarão na posição de expectadores, enquanto o professor fará o passo-a-passo da experiência.

Roteiro de perguntas para explorar o experimento:

  • O que no experimento é o responsável pela passagem de eletricidade?
  • De que maneira podemos comparar o experimento com o funcionamento de pilhas descartáveis?
  • Que substância tem o limão que possibilita a passagem de eletricidade?

Após a realização da experiência, peça que os alunos elaborem um relatório sobre a atividade. Neste relatório, além dos materiais utilizados e procedimentos, eles deverão colocar as impressões que tiveram sobre o tema, possíveis dificuldades de entendimento e também conclusões chegadas ao observar ao vivo a reação química que as pilhas executam. Não esqueça de instruí-los a responder os questionamentos acima no relatório. Um sítio interessante que poderá auxiliá-los na confecção do relatório encontra-se listado nos recursos complementares desta aula.



As pilhas quando ficam fracas e não tem mais serventia são descartadas. Peça aos alunos que pesquisem que danos elas podem causar ao meio ambiente caso não sejam descartadas corretamente. Também devem pesquisar de que maneira é o descarte apropriado das pilhas e o que fazem com elas. Proponha aos alunos  que apresentem uma idéia interessante e ecologicamente correta, para a substituição das pilhas, valendo essa "proposta" como o ponto principal da avaliação dos trabalhos. Para isto, eles deverão pesquisar na internet e utilizar todo o conhecimento adquirido nas aulas e experiências realizadas.

Este blog traz atividades sobre as pilhas comuns que utilizamos, e das conseqüências destas ao serem descartadas no meio ambiente. Visite no endereço:http://bateriasepilhas.blogspot.com/2008/11/atividade-1.html  


A partir da pesquisa realizada e demais atividades já sugeridas, peça aos alunos para montarem um texto de escrita colaborativa. O tema é a eletricidade gerada pelas pilhas, e podem abordar quaisquer aspectos dele, tais como o descarte correto das pilhas usadas, a importância destes objetos, o histórico desta invenção e também gêneros textuais diferentes como poesias, paródias musicais, crônica sobre o tema. Importante lembrá-los que todos os textos devem ser de autoria dos alunos. 
A publicação deste texto poderá ser feita na internet por meio das páginas Wiki.

                 

Após as atividades realizadas, volte ao laboratório de informática com os alunos e retome os mapas conceituais que eles iniciaram na primeira aula. Peça que eles revisem os conceitos e ligações feitos anteriormente e complemente com o que aprenderam ao longo das aulas. Enfatize que eles utilizem uma cor diferente na escrita dos conceitos e ligações neste momento da aula, assim, ao finalizarem, eles poderão visualizar o crescimento cultural que tiveram com as atividades desenvolvidas.
Professor! Lembre de corrigir os mapas conceituais e devolvê-los à turma. Para isto, poderá pedir que os alunos salvem uma cópia do mapa desenvolvido em uma pasta comum (até mesmo no Google Docs, com permissão para seu acesso e edição). Assim, além do professor poder corrigir a atividade em qualquer computador, também evitará a impressão de muitas folhas de papel, ajudando na conservação das florestas.
Ao corrigir os mapas, atente para se há conceitos e ligações errôneas, ou lacunas de conhecimento. Se isto ocorrer, é importante que o professor retome novamente o tema, abordando estas áreas deficientes.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
O gênio da lâmpada Animação/simulação
Eletrólise do ácido sulfúrico Animação/simulação
Recursos Complementares
Para realizar um trabalho completo e bem escrito, peça que eles visitem estes sítios, com dicas de como fazer um bom relatório. http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html http://members.tripod.com/~collatio/regeq/relat.htm
Avaliação

A avaliação será feita a partir das atividades realizadas pelos alunos (mapa conceitual, relatório, Wiki). Lembre-se de elencar critérios que subsidiem sua avaliação, e os explicite aos alunos previamente. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Camila Schumag, Colégio Pontual , Alagoas - disse:
    camila_s@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, me ajudou pois estava pesquisando justamente isto. Obrigada .!


  • Luana Ghesch, CEFET-AL , Alagoas - disse:
    luana_bhesch@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bastante interessante as informações aqui fornecidas, foram de fundamental importância para uma pesquisa que estava elaborando. Muito obrigada. By: Luana Ghesch


Sem classificação.
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