14/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Construir uma pilha e compreender seu mecanismo de funcionamento.
Analisar os impactos ambientais que o descarte incorreto de pilhas ocasiona no meio ambiente.
Reconhecer que as pilhas são dispositivos que permitem obtenção de energia elétrica a partir de transformações químicas.
Muitos objetos do cotidiano nosso e de nossos alunos usam da eletricidade para funcionar. Um dos meios de obtê-la é pela ação das pilhas. Mas afinal, como é o funcionamento das pilhas? Será possível que determinadas substâncias do uso comum possam gerar eletricidade, ao estilo das pilhas?
Questione os alunos sobre o que sabem das pilhas. De que forma são feitas, qual a matéria-prima necessária para sua confecção e de que modo elas podem ser descartada corretamente no ambiente. Peça que os alunos organizem suas respostas em um mapa conceitual.
As pilhas são largamente utilizadas no dia-a-dia. Mas será que nossos alunos sabem como elas funcionam? No Portal do Professor há sugestões de animações que procuram explicar o que são e como agem as pilhas.
Vamos fazer uma pilha natural? O endereço a seguir refere-se à experiência Poder das Frutas, do sítio Seed (Schlumberger Excellence in Educational Development), e foi acessado dia 12/08/09. Disponível em: http://www.seed.slb.com/labcontent.aspx?id=9824&LangType=1046
Professor! Acesse com antecedência a página sugerida acima e liste tudo que precisará para fazer a experiência. Dependendo da realidade local, o professor poderá passar a lista de materiais necessários para que cada equipe de alunos a obtenha e traga no dia marcado. Assim cada equipe ficará responsável pela montagem e realização do experimento. Caso isto não seja possível, o professor poderá adquirir (ele próprio ou com recursos da escola) os materiais necessários para apenas um "kit" de materiais. Neste caso, todos os alunos ficarão na posição de expectadores, enquanto o professor fará o passo-a-passo da experiência.
Roteiro de perguntas para explorar o experimento:
Após a realização da experiência, peça que os alunos elaborem um relatório sobre a atividade. Neste relatório, além dos materiais utilizados e procedimentos, eles deverão colocar as impressões que tiveram sobre o tema, possíveis dificuldades de entendimento e também conclusões chegadas ao observar ao vivo a reação química que as pilhas executam. Não esqueça de instruí-los a responder os questionamentos acima no relatório. Um sítio interessante que poderá auxiliá-los na confecção do relatório encontra-se listado nos recursos complementares desta aula.
Este blog traz atividades sobre as pilhas comuns que utilizamos, e das conseqüências destas ao serem descartadas no meio ambiente. Visite no endereço:http://bateriasepilhas.blogspot.com/2008/11/atividade-1.html
Nome | Tipo |
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O gênio da lâmpada | Animação/simulação |
Eletrólise do ácido sulfúrico | Animação/simulação |
A avaliação será feita a partir das atividades realizadas pelos alunos (mapa conceitual, relatório, Wiki). Lembre-se de elencar critérios que subsidiem sua avaliação, e os explicite aos alunos previamente.
Cinco estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito, me ajudou pois estava pesquisando justamente isto. Obrigada .!
24/03/2010
Cinco estrelasBastante interessante as informações aqui fornecidas, foram de fundamental importância para uma pesquisa que estava elaborando. Muito obrigada. By: Luana Ghesch