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O Tempo no Esporte

 

23/03/2010

Autor e Coautor(es)
Lutécia Gasparoto
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CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a efetuar cálculos envolvendo medidas de tempo por meio de uma atividade esportiva.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações básicas e interpretação de dados.
Estratégias e recursos da aula

O esporte é um componente importante da educação e da saúde dos estudantes. Em grande parte das competições o tempo é um componente determinante dentro da disputa. O objetivo desta aula é oferecer aos alunos uma forma interessante de trabalhar com cálculos envolvendo medidas de tempo no esporte. Esse tipo de cálculo também é importante em processos de produção e outras atividades profissionais.

Como medir o tempo no esporte?
Dependendo do tipo de esporte, a precisão da medida do tempo pode variar. Na maioria dos casos, utiliza-se o centésimo de segundo. Às vezes, pode ser necessário o uso do milésimo de segundo. A forma mais simples de efetuar medições com boa precisão é usando um cronógrafo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1682/imagens/Cronografo.jpg

Fig. 1 - Imagem de um cronógrafo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cron%C3%B3grafo

A primeira atividade que o professor pode fazer com os alunos é a apresentação e a manipulação do cronógrafo. A maioria dos cronógrafos marca o tempo em minutos, segundos e centésimos de segundo (1/100), isto é, a centésima parte de um segundo. Por isso, de acordo com a imagem acima, os valores da direita (zeros em tamanho menor) variam entre 00 e 99.


Alguns alunos possuem relógios com cronômetros e os professores de educação física talvez possam ceder alguns para uso dos alunos.

Outra opção é utilizar um cronógrafo na Internet. Sugestão: http://www.online-stopwatch.com/portuguese/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1682/imagens/cronografoweb.jpg

Fig. 2 - Imagem de um cronógrafo disponível na Internet.

Tempo no Esporte

A seguir, deve-se apresentar o objeto de aprendizagem disponibilizado pelo Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1682/imagens/videoesporte.jpg

Fig. 3 - Imagem do filme Tempo (Visões do Esporte).

Tempo [Visões do esporte]

Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18503/tempo_visoes_esporte.wmv


Na imagem acima, vemos no canto inferior esquerdo os tempos dos recordes olímpico e mundial. No canto inferior direito, o tempo da prova. Ao final desse tipo de corrida, surgem tabelas informando os tempos de cada corredor e em alguns casos a diferença de tempo entre cada um deles ou com relação ao primeiro colocado. Esse tipo de tabela também é apresentada nas corridas de Fórmula 1.


Atividade com os Alunos
Sugerimos que o professor realize uma atividade prática com os alunos envolvendo as operações de tempo em uma corrida de atletismo. Acrescentaria muito ao trabalho se houvesse a participação dos professores de educação física da escola.

Para essa atividade, são necessários cronógrafos, material para anotar dados (papel, caneta) e computadores para produzir as planilhas após as competições.

Os alunos devem formar equipes e realizar alguns treinos para escolher atletas femininos e masculinos em cada equipe. Na competição cada atleta deve contar com uma pessoa responsável por cronometrar o seu tempo (atenção, essa é uma fonte de erro).


De posse dos dados, as equipes podem calcular os tempos usando a planilha eletrônica Calc/BrOffi ce(http://www.broffice.org).


A sequência abaixo explica como pode ser feita a planilha que permite registrar e calcular as diferenças nos tempos dos atletas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1682/imagens/tempoEsporte01.jpg

Fig. 4 - A célula deve ser ajustada para receber a medida de tempo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1682/imagens/tempoEsporte02.jpg

Fig. 5 - Seleção da opção Hora (MM:SS,00).

Após a inserção dos dados no formato aceito pela planilha, basta aplicar a fórmula que calcula a diferença entre de tempo de cada atleta com relação ao primeiro colocado.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1682/imagens/tempoEsporte03.jpg

Fig. 6 - Registros de tempo e suas diferenças com relação ao 1º colocado (a).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tempo [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares
O trabalho envolvendo o tempo e suas medidas pode ser expandindo para outras áreas, como a astronomia. O Instituto de Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) disponibiliza uma página informações interessantes sobre o assunto: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm .
Avaliação
As atividades apresentadas nessa aula permitem que o professor avalie conhecimentos e habilidades. O trabalho em equipe, a capacidade e o envolvimento na solução dos problemas, a elaboração de estratégias e a realização das operações envolvendo a matemática oferecem elementos que devem ser considerados nas intervenções do professor para apoiar a aprendizagem em grupo e individualmente.
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