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Notação Científica

 

03/07/2009

Autor e Coautor(es)
Lutécia Gasparoto
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CURITIBA - PR SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

Marcos Paim, Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar o entendimento e perceber a importância da notação científica.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações com decimais, potenciação e frações.
Estratégias e recursos da aula

Muitas vezes é conveniente utilizar abreviações matemáticas para escrever números muito grandes ou pequenos. O objetivo desta aula é mostrar a importância de usar a linguagem matemática adequada às situações que envolvem a representação de medidas, especialmente quando relacionadas às ciências.

Um mundo de medidas
O primeiro passo no trabalho com os alunos é perguntar a eles sobre tamanhos e distâncias entre objetos.

  • Qual o menor objeto que vocês conhecem? E o maior?
  • Qual a maior distância conhecida?
  • Quais as dimensões desses objetos (em metros, quilômetros)?
  • Como podemos escrevê-las de uma forma adequada, sem encher o caderno de zeros?

Por exemplo, uma bactéria possui medidas da ordem dos micrometros. Se ela medir 1 micrometro (essa medida equivale a 0,000001 metro) somente pode ser vista em um microscópio eletrônico.

Enquanto observam a foto abaixo o professor deve perguntar sobre como eles escreveriam o tamanho dessa bactéria.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1683/imagens/bacteriaeletronic.jpg

Fig. 1 - Imagem de uma bactéria.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:EscherichiaColi_NIAID.jpg

Os alunos conhecem o microscópio? Essa é uma boa oportunidade de apresentar o equipamento a eles. O Portal do Professor disponibiliza um recurso com essa finalidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1683/imagens/microsoptico.jpg

Fig. 2 - Imagem do objeto de aprendizagem.

Microscópio óptico

Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10877/microscopio_optico.swf


Por outro lado, um exemplo de uma grande distância pode ser entre a Terra e o Sol. Em metros essa distância pode ser escrita da seguinte forma: 150.000.000.000 metros. No espaço, essa é uma distância que pode ser considerada pequena.

Da mesma forma que as bactérias, os alunos devem ser perguntados sobre como representariam essa distância.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1683/imagens/distplanetas.jpg

Fig. 3 - Imagem proporcial da Terra no Sistema Solar.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:UpdatedPlanets2006.jpg

Entendendo a notação científica

Sem dúvida a melhor forma de representar medidas microscópicas e macroscópias é usando a notação científica. Uma vez que os alunos conheçam as operações básicas da potenciação, não deveriam encontrar maiores problemas com a notação científica. Porém, provavelmente essa atividade tenha de envolver uma revisão sobre potenciação.

Pode-se apresentar aos alunos alguns exemplos de representações usando notação científica.

30.000.000 = 3 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10

Temos o 10 multiplicado 7 vezes. Então podemos escrever 107.

Assim: 3.107 = 30.000.000 (que pode ter qualquer unidade, litros, metros, volts, entre outras).

Agora um exemplo do mundo microscópico:

0,0005 = 5 x 0,1 x 0,1 x 0,1 x 0,1 (0,1 é igua a 1/10)

0,1 = 1/10 = 10-1

Assim: 5.10-4 = 0,0005

Para facilitar o entendimento, sugerimos que o professor construa a tabela abaixo, por etapas, com os seus alunos. Ela mostra como os números são escritos em notação científica.

1.000.000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 106 (mega)

100.000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 105

10.000 = 10 x 10 x 10 x 10 = 104

1.000 = 10 x 10 x 10 = 103 (kilo)

100 = 10 x 10 = 102

10 = 10 = 101

1 = 1 = 100

0,1 = 1/10 = 10-1

0,01 = 1/100 = 1/102 = 10-2 (centi)

0,001 = 1/1000 = 1/103 = 10-3 (mili)

0,0001 = 1/10.000 = 1/104 = 10-4

0,00001 = 1/100.000 = 1/105 = 10-5

0,000001 = 1/1.000.000 = 1/106 = 10-6
 

Os números escritos usando potência na base 10 estão no formato de notação científica.

Atividade com os Alunos
 O professor deve propor uma atividade na qual os alunos pesquisem medidas de objetos microscópicos e macroscópicos, desde bactérias até objetos astronômicos . Depois, eles devem montar uma planilha no Broffice/Calc (http://www.broffice.org) e criar uma coluna para os objetos, uma para colocar as medidas no formato padrão e outra para converter as medidas automaticamente para notação científica.

É importante notar uma diferença entre a representação da notação científica em livros e em planilhas ou calculadoras. Nesses recursos eletrônicos, a letra "E" substitui a base 10 na escrita. Veja, é fácil entender:
3,47E+6 é o mesmo que 3,47.106
1,00E-2 é o mesmo que 1,00.10-2

No que diz respeito à atividade dos alunos, apresentamos um exemplo de como a planilha poderia ser construída.

Após a inserção das imagens e a criação das colunas, é preciso configurar as células para que apresentem o número no formato da notação científica. Basta seguir o processo representado nas imagens abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1683/imagens/notacaoplan0.jpg

Fig. 4 - Caminho para representar número usando notação científica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1683/imagens/notacaoplan1.jpg

Fig. 5 - Seleção da opção para a notação científica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1683/imagens/notacaoplan2.jpg

Fig. 6 - Planilha com medidas representadas de formas diferentes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Nos endereços abaixo os alunos podem utilizar um objeto de aprendizagem que simula um microscópio e um telescópio. http://www.kbears.com/sciences/microscope.html e http://www.kbears.com/sciences/observatory.html
Avaliação
O trabalho de criação da planilha oferece condições para avaliar o processo e os resultados da aprendizagem dos alunos. Avaliando desde o início do trabalho e realizando intervenções em tempo, o professor pode ajudar os alunos a aprenderem ainda mais. Em muitos casos, alunos que não possuem um bom desempenho em atividades de sala de aula podem superar as expectativas quando são oferecidos novos recursos para aprender.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • julyana, julyana da silva santos , Rio de Janeiro - disse:
    july.stargirl@hotmail.com

    20/03/2011

    Cinco estrelas

    essa explicação foi a melhor q eu ja li, não tem nem como vc nao entender.me ajudou muito no vestibular.voces estão de parabens


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