03/07/2009
Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Muitas vezes é conveniente utilizar abreviações matemáticas para escrever números muito grandes ou pequenos. O objetivo desta aula é mostrar a importância de usar a linguagem matemática adequada às situações que envolvem a representação de medidas, especialmente quando relacionadas às ciências.
Um mundo de medidas
O primeiro passo no trabalho com os alunos é perguntar a eles sobre tamanhos e distâncias entre objetos.
Por exemplo, uma bactéria possui medidas da ordem dos micrometros. Se ela medir 1 micrometro (essa medida equivale a 0,000001 metro) somente pode ser vista em um microscópio eletrônico.
Enquanto observam a foto abaixo o professor deve perguntar sobre como eles escreveriam o tamanho dessa bactéria.
Fig. 1 - Imagem de uma bactéria.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:EscherichiaColi_NIAID.jpg
Os alunos conhecem o microscópio? Essa é uma boa oportunidade de apresentar o equipamento a eles. O Portal do Professor disponibiliza um recurso com essa finalidade.
Fig. 2 - Imagem do objeto de aprendizagem.
Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10877/microscopio_optico.swf
Por outro lado, um exemplo de uma grande distância pode ser entre a Terra e o Sol. Em metros essa distância pode ser escrita da seguinte forma: 150.000.000.000 metros. No espaço, essa é uma distância que pode ser considerada pequena.
Da mesma forma que as bactérias, os alunos devem ser perguntados sobre como representariam essa distância.
Fig. 3 - Imagem proporcial da Terra no Sistema Solar.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:UpdatedPlanets2006.jpg
Entendendo a notação científica
Sem dúvida a melhor forma de representar medidas microscópicas e macroscópias é usando a notação científica. Uma vez que os alunos conheçam as operações básicas da potenciação, não deveriam encontrar maiores problemas com a notação científica. Porém, provavelmente essa atividade tenha de envolver uma revisão sobre potenciação.
Pode-se apresentar aos alunos alguns exemplos de representações usando notação científica.
30.000.000 = 3 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10
Temos o 10 multiplicado 7 vezes. Então podemos escrever 107.
Assim: 3.107 = 30.000.000 (que pode ter qualquer unidade, litros, metros, volts, entre outras).
Agora um exemplo do mundo microscópico:
0,0005 = 5 x 0,1 x 0,1 x 0,1 x 0,1 (0,1 é igua a 1/10)
0,1 = 1/10 = 10-1
Assim: 5.10-4 = 0,0005
Para facilitar o entendimento, sugerimos que o professor construa a tabela abaixo, por etapas, com os seus alunos. Ela mostra como os números são escritos em notação científica.
1.000.000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 106 (mega)
100.000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10 = 105
10.000 = 10 x 10 x 10 x 10 = 104
1.000 = 10 x 10 x 10 = 103 (kilo)
100 = 10 x 10 = 102
10 = 10 = 101
1 = 1 = 100
0,1 = 1/10 = 10-1
0,01 = 1/100 = 1/102 = 10-2 (centi)
0,001 = 1/1000 = 1/103 = 10-3 (mili)
0,0001 = 1/10.000 = 1/104 = 10-4
0,00001 = 1/100.000 = 1/105 = 10-5
0,000001 = 1/1.000.000 = 1/106 = 10-6
Os números escritos usando potência na base 10 estão no formato de notação científica.
Atividade com os Alunos
O professor deve propor uma atividade na qual os alunos pesquisem medidas de objetos microscópicos e macroscópicos, desde bactérias até objetos astronômicos . Depois, eles devem montar uma planilha no Broffice/Calc (http://www.broffice.org) e criar uma coluna para os objetos, uma para colocar as medidas no formato padrão e outra para converter as medidas automaticamente para notação científica.
É importante notar uma diferença entre a representação da notação científica em livros e em planilhas ou calculadoras. Nesses recursos eletrônicos, a letra "E" substitui a base 10 na escrita. Veja, é fácil entender:
3,47E+6 é o mesmo que 3,47.106
1,00E-2 é o mesmo que 1,00.10-2
No que diz respeito à atividade dos alunos, apresentamos um exemplo de como a planilha poderia ser construída.
Após a inserção das imagens e a criação das colunas, é preciso configurar as células para que apresentem o número no formato da notação científica. Basta seguir o processo representado nas imagens abaixo.
Fig. 4 - Caminho para representar número usando notação científica.
Fig. 5 - Seleção da opção para a notação científica.
Fig. 6 - Planilha com medidas representadas de formas diferentes.
Nome | Tipo |
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Cinco estrelas 1 classificações
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20/03/2011
Cinco estrelasessa explicação foi a melhor q eu ja li, não tem nem como vc nao entender.me ajudou muito no vestibular.voces estão de parabens