Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEU AMIGO...É O BICHO!

 

26/01/2010

Autor e Coautor(es)
Mª Emília Rodrigues
imagem do usuário

SANTOS - SP PREF MUN DE SANTOS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar e respeitar a vida animal;
  • Conhecer os cuidados necessários ao trato animal;
  • Conhecer os direitos dos animais;
  • Conhecer o que é e qual a importância da posse responsável;
  • Prevenir o abandono e maus-tratos contra os animais de estimação;
  • Estimular a adoção em vez da compra de um animal;
  • Entender regras de convívio para os proprietários de animais na sociedade.
  • Enfatizar os benefícios que a convivência com os animais proporciona para os seres humanos de diversas faixas etárias.
Duração das atividades
20 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

CONVERSA INFORMAL COM OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

  •  Quem possui um animal de estimação?
  •  Qual animal?
  •  Como ele é?
  • Como é a sua alimentação?
  • Quanto tempo você dedica ao seu animal brincando/cuidando dele?
  •  Você e sua família tem o hábito de recolher as fezes que seu animalzinho faz na rua? E sua vizinhança, adota esse comportamento?
  • Vocês conhecem algum animal diferente do seu que as pessoas criam? Qual?
  • Que tipo de animal é mais comum ao redor do seu bairro?
  • No local onde você mora existem regras para os proprietários de animais? Quais são? 
  • É comum a presença de animais abandonados perto da sua casa?
  • Por que você acredita que isso acontece?
  • O que você acha que deveria ser feito para que isso não ocorra?
  • Você já presenciou algum ato de violência contra animais?
  • O que você acha que deveria acontecer com uma pessoa que maltrata os animais?
  • Você acredita que os animais que vivem presos em gaiolas ou jaulas são felizes?
  • É justo que animais trabalhem em circos para "divertir" as pessoas?

- APÓS AS RESPOSTAS REGISTRAR TEXTUALMENTE O QUE FOI ABORDADO E SUAS OPINIÕES.

Estratégias e recursos da aula
  • Apresentação em vídeo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais (DUDA);

    http://www.youtube.com/watch?v=MZ1uY3WPhE8

  • Elaborar um novo artigo para a "DUDA";
  • Visita a uma feira ou outro local de adoção de animais;
  • Elaboração de um mural de fotos "MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO" com fotos pessoais dos alunos e seus respectivos animais;
  • Entrevista com um veterinário sobre a saúde, a alimentação e outros cuidados com os animais;
  • PESQUISA EM GRUPO NA COMUNIDADE por meio de questionário:

1 - Você costuma levar seu cão ou gato para passear de carro junto com a família?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca

2 - Você leva seu cão ou gato ao veterinário com que frequência?
( )Duas vezes ao ano
( )Uma vez ao ano
( )Só quando ele adoece

3 - Você compra brinquedos ou mimos para seu cão ou gato?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca

4 - Quando vai comprar o alimento para seu animal, sua maior preocupação é:
( )Se o produto é saudável
( )Se é saboroso
( )Apenas o preço

5 - Você se preocupa com a saúde e o bem-estar do seu cão ou gato?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca

6 - Quando você viaja, o que prefere fazer com seu cão?
( )Levá-lo junto
( )Deixá-lo num hotel
( )Deixá-lo em casa com água e comida

7 - Você vê seu cão ou gato hoje como:
( )Parte da família
( )Um amigo
( )Um animal de estimação

8 - Você arriscaria sua vida para salvar seu bicho numa situação de perigo?
( )Sim
( )Talvez
( )Não

9 - Quando você deixa seu cão ou gato sozinho em casa, preocupa-se se ele vai ficar bem?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca

10 - Você faria uma festa de aniversário com convidados para seu bicho de estimação?

( )Sim
( )Pode ser
( )Nunca


A) vale 03 pontos

B) vale 02 pontos

C) vale 01 ponto

TOTAL:___PONTOS.

RESULTADO:

10 a 14 pontos O PROPRIETÁRIO
15 a 24 pontos O AMIGO
25 a 30 pontos O PAI (OU MÃE)

  • ELABORAÇÃO DE UM GRÁFICO , com os resultados obtidos.
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: pesquisa de poesias, contos, músicas e reportagens sobre animais (CADA ALUNO ESCOLHERÁ O QUE FOR DE SUA PREFERÊNCIA PARA POSTERIORMENTE TRANSFORMAR EM UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS); construção de um blog apresentando as etapas de desenvolvimento do projeto, visando envolver toda a comunidade escolar e apresentar os dados coletados. JOGOS:  " DAR COMIDA PARA OS ANIMAIS "; " ANIMAIS ONLINE "; " ALIMENTAÇÃO ANIMAL "

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Declaração Universal dos Direitos dos Animais (DUDA)

SEVICOZ (Serviço de Vigilância Combate e Controle de Zoonozes)

www.institutoninarosa.org.br

http://queroumbicho.blogspot.com

www.projetofocinhos.org.br

www.WSPABrasil.org

Recursos Complementares
  • Computador com acesso à internet;
  • Biblioteca;
  • Aparelho de Som;
  • DVD;
  • Data show;
  • Registro fotográfico.
Avaliação
  • Contínua, durante todas as etapas de desenvolvimento do projeto, por meio da observação da participação e contribuição individual e coletiva, registros textuais e fotográficos.
  • Por meio de autoavaliação individual, registrada textualmente.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vania lúcia negri, EE BENEDITO DORTA DE SOUZA , Minas Gerais - disse:
    vanialnegri@hotmail.com

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    PARABÉNS!! Faço parte da Assoc Protetora De Animais de minha cidade.Trabalho muito o respeito o amor para com nossos irmãozinhos que acredito ser "os animais",com meus alunos.Precisamos muito mais de adeptos para ajudar na conscientização da proteção dos animais.Beijinhos,Vânia.


  • Maria Nilda de Andrade Cantuário, E M DONA MARIA AUGUSTA , Minas Gerais - disse:
    nilda_andrade_cantuario@yahoo.com.br

    29/05/2010

    Cinco estrelas

    As estratégias aqui registradas somam força na aprendizagem do aluno se bem conduzidas. São ideias excelentes e significativas. Um dos pontos mais relevantes, na minhas opinião, é a visita a uma feira ou outro local de adoção de animais e o blog. Isto sensibiliza, estimula a curiosidade levando os alunos a novas descobertas. A pesquisa com a comunidade também é um ponto interessante, pois leva o aluno a sentir-me responsável e importante. A avaliação foi um jeito comum de avaliar, porém acertada


  • Darlene, UME PROF. JOSÉ DE SÁ PORTO , São Paulo - disse:
    santistasempresantista@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa sua aula........sou sua fã de carteirinha....rsrs


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.