Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MANDALAS

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
Mª Emília Rodrigues
imagem do usuário

SANTOS - SP PREF MUN DE SANTOS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de mandala na história e na arte;
  • Identificar a forma da mandala em objetos e situações relacionadas ao cotidiano;
  • Reconhecer diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala;
  • Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilidade para as cores;
  • Associar a mandala com a música e a dança circular. Ex: (cantigas de roda).
  • Construir e contextualizar a aprendizagem de forma relevante em relação ao fazer artístico e histórico;
  • Ressaltar o valor da arte no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem instigando o conhecimento de diversificadas manifestações culturais expressas artisticamente.
Duração das atividades
20 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR:

A MANDALA é uma manifestação simbólica da psique humana. Inúmeros exemplos de mandalas são encontrados na natureza, desde a organização das flores até a do sistema solar. Utilizados em escolas européias e americanas há mais de 20 anos, os “desenhos centralizados” mostraram-se extremamente eficazes ao acalmar crianças muito inquietas, melhorar os estados depressivos e atenuar choques emocionais. Apropriadas para todas as idades, as mandalas têm uma eficácia dupla: por um lado, restabelecem e conservam a ordem psíquica e, por outro, a lembrança do centro, sempre presente, auxilia no reequilíbrio dinâmico.

 

  • Conversa informal e introdução ao significado do que é mandala: "As mandalas surgiram na Índia em tempos muitos remotos. Mandala, em sânscrito, antiga língua da Índia, significa círculo. Mandala é uma imagem circular composta por um padrão de formas que se repetem simetricamente em torno de um ponto central. Uma mandala é muito mais que um simples desenho.Elas são formadas por uma série de formas geométricas concêntricas: círculos, triângulos, quadrados e retângulos. Na Índia, por exemplo, há um grande número de templos construídos em forma de mandalas. A mandala apresenta sempre grande profusão de cores e desenhos.
  • Demonstrar que se pensarmos bem iremos encontrar infinitas mandalas na natureza: o Sol, a Lua, algumas frutas;
  • Pedir que os alunos citem outros objetos naturais ou não que lembrem o formato de uma mandala.
Estratégias e recursos da aula
  • EXIBIÇÃO DE VÍDEO DEMONSTRANDO DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE MANDALAS;
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
  • Pintar a "MANDALA DA TOLERÂNCIA" online;
  • Escolher uma MANDALA para imprimir e colorir;
  • PRODUÇÃO TEXTUAL descrevendo porque escolheu aquela mandala e usou determinadas cores na sua composição;
  • EM GRUPO FOTOGRAFAR E APRESENTAR algo que esteja presente ao seu redor ( em casa, no bairro, escola) e remeta à imagem de uma MANDALA;
  • CONFECÇÃO DE  MANDALAS COM TEMA LIVRE individuais e coletivas utilizando diferentes técnicas artísticas (desenhos, colagens) e diversificados materiais (papelão, isopor,caixas de pizza, diferentes tipos de grãos, diversos tipos de folhas, conchas, lantejoulas, glitter, tintas e texturas variadas (lápis de cor, hidrográficas, aquarela, guache, giz de cera etc.), cola e tesoura;
  • RELACIONAR a mandala com brincadeiras e cantigas de roda conhecidas: SAPO JURURU, A GALINHA DO VIZINHO, DEZ INDIOZINHOS, BOI DA CARA PRETA, PEIXE VIVO, CIRANDA DO SACI;
  • ELABORAR UM PAINEL COLETIVO para a exposição dos trabalhos;
  • Relacionar a produção artística com o conhecimento adquirido sobre mandalas escrevendo um texto narrativo.

undefined

Recursos Complementares
  • VÍDEO
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
  • BIBLIOTECA
  • REGISTRO FOTOGRÁFICO
Avaliação
  • De forma constante durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, por meio da observação do envolvimento individual e coletivo, realizando rodas de conversa sobre o assunto seguindo o roteiro de apreciação e reflexão sobre o fazer artístico da atividade, registro textual sobre as impressões individuais (autoavaliação):

ROTEIRO DE APRECIAÇÃO:

- O que estão vendo? (descrever);
- Quais as cores usadas?
- Como foram feitas as mandalas?
- Que materiais encontramos?
- Como foi feito esse trabalho? Por onde começamos?
- O que pensaram ao fazer esse trabalho?
- As mandalas são iguais ou diferentes?

OBSERVAÇÃO:

Em cada MANDALA confeccionada, é possível observar traços da personalidade de quem a criou – o quanto ela é ousada na mistura de cores, texturas e materiais ou a forma que sintetiza o seu mundo, suas habilidades, dificuldades, as influências externas e até em que universos percorre a mente daqueles que às vezes parecem tão distraídos.
Uns criam livremente, outros usam métodos para concretizar suas idéias, mas o que fica para quem faz e para o observador é a sensação de entrar em contato com o universo subjetivo que há em cada um de nós, independente de esoterismos, psicologismos e da técnica, a arte acontece desde a produção da Mandala até a observação do seu resultado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • anna maria de oliveira, Nucleo coração materno , São Paulo - disse:
    tiaanna@ig.com.br

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    apresentação e planejamento das sequencias didáticas muito interessante. Me ajudou a preparar uma oficina com crianças pequenas. Parabéns!!! Abraço Anna Maria


  • Odete Pereira, Escola Municipal Joubert de Carvalho/Esc.Mun.Norma Sueli Borges. , Minas Gerais - disse:
    odetepereira13@hotmail.com

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a matéria, me ajudou muito, trabalho com alunos com Deficit de Aprendizagem, estou usando a Mandala, como recurso para elevar a autoestima. O trabalho está maravilhoso, obrigada valeu. Um abraço.


  • taiana, secretaria municipal de educação , Paraná - disse:
    taiana.dechristan@gmail.com

    09/06/2011

    Cinco estrelas

    adorei a aula, e principalmente os sites que os hipertextos me reportaram.....


  • Iara de Fátima Ribeiro de Faria, APAE DE LARANJAL PAULISTA , São Paulo - disse:
    iaraluz@gmail.com

    02/04/2010

    Cinco estrelas

    ótima idéia!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.