12/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
A primeira parte da aula será no laboratório de química, e em seguida os alunos deverão ir para o laboratório de informática.
Inicie a aula perguntando aos alunos se é possível diferenciar os materiais pela forma em que eles se apresentam, ou seja, sólida, líquida ou gasosa? É provável que os alunos respondam que sim, levando em consideração o conhecimento prévio sobre os estados físicos da matéria, adquiridos pelos alunos.
Em seguida, explique aos alunos que na natureza, encontramos os materiais em diferentes estados de agregação. No entanto, sabemos que um mesmo pode apresentar-se em mais de um estado de agregação. O exemplo mais comum é a água, que pode ser encontrada nos três estados:
Após essa explicação, pergunte aos alunos como é chamada a mudança do estado líquido para o gasoso. Os alunos deverão responder que é a vaporização.
Após isso, explique aos alunos que é possível, através da temperatura em que as substâncias entram em fusão ou ebulição, diferenciar as substâncias. E esse método pode ser utilizado para diferenciar as substâncias sem a necessidade de utilizar os nossos sentidos.
Em seguida, explique aos alunos que eles verificarão como a temperatura se comporta em função do tempo, para isso, peça para que os alunos leiam o roteiro experimental abaixo:
Roteiro experimental: Como a temperatura se comporta em função do tempo
Material:
Procedimentos:
Coloque o gelo dentro do bequer, veja a temperatura com o termômetro e anote em uma tabela (veja um exemplo abaixo). Considere essa temperatura para o tempo zero. Em seguida coloque o béquer em cima da placa de aquecimento ou um bico de Bunsen. A temperatura deverá ser registrada a cada 1 (um) minuto.
Obs.: professor, esses são os dados obtidos para o aquecimento da água destilada.
Tempo (min) | Temperatura (ºC) |
Tempo (min) | Temperatura (ºC) |
1 | -4 | 17 | 73 |
2 | -3 | 18 | 82 |
3 | -4 | 19 | 88 |
4 | -1 | 20 | 92 |
5 | 0 | 21 | 95 |
6 | 0 | 22 | 95 |
7 | 0 | 23 | 95,5 |
8 | 1 | 24 | 95,5 |
9 | 6 | 25 | 95,5 |
10 | 9 | 26 | 95,5 |
11 | 14 | 27 | 97 |
12 | 21 | 28 | 100 |
13 | 30 | 29 | 102 |
14 | 42 | 30 | 103 |
15 | 53 | 31 | 105 |
16 | 63 |
No laboratório de informática, peça pra que os alunos vejam a simulação sobre mudanças de estados: http://recursoscfq7.ptdeveloper.net/08_MudancasDeEstado_V2.html. Nessa simulação os alunos poderão tirar algumas dúvidas que tenham surgido com a explicação do conteúdo midança de fases.
Após a simulação, os alunos deverão construir uma tabela com os dados da temperatura e do tempo. Explique aos alunos que a tabela indica a variação da temperatura em função do tempo para a água destilada. Em seguida, peça para os alunos construírem um gráfico da temperatura em função do tempo, para isso eles poderão utilizar qualquer software que tenha este recurso como por exemplo o construto de gráficos: http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/simulacoes/construtor.php:
Eu utilizei o Excel do pacote Office e obtive o seguinte resultado abaixo. Professor utilize os gráficos abaixo para comparar com os gráficos construídos pelos alunos.
Auxilie os alunos na construção do gráfico, ressalte a importância de manter os eixos corretos, ou seja, a grandeza tempo deve estar no eixo “X” e a grandeza temperatura deve estar no eixo “Y”. Após a construção do gráfico pelos alunos, pergunte o que significa as duas regiões no gráfico com valores constantes.
Professor, nesse momento você precisará explicar o que significa cada região do gráfico e se for preciso construa o gráfico no quadro junto com os alunos. Em seguida explique que a relação da temperatura com o tempo é uma relação diretamente proporcional, ou seja, a medida que o tempo aumenta a temperatura também aumenta. Em seguida, explique também que as regiões onde a temperatura se manteve constante por um certo tempo, foi porque nesse momento ocorreu uma transição de fase e essas temperaturas são as temperaturas de fusão e de ebulição, respectivamente para a primeira e segunda região do gráfico.
Para finalizar a aula, peça para que os alunos desenhem, em casa ou na sala, em uma folha de papel milimetrado, um gráfico da variação da temperatura em função do tempo, utilizando os dados apresentados na tabela 1. E identifique ainda, quais são os estados físicos das regiões de 1 a 4 no gráfico abaixo:
Além disso, peça para os alunos responderem as questões abaixo:
Em aula posterior, o professor poderá utilizar a simulação http://www.lapeq.fe.usp.br/labdig/simulacoes/fase.php, para novamente trabalhar com a variação da temperatura em função do tempo. Essa simulação constrói o gráfico com os dados da tabela construída pelos alunos e servirá de base para que eles comparam com o gráfico que eles construirão.
Quatro estrelas 10 classificações
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01/05/2013
Cinco estrelasOlá Wesley Pereira da Silva Parabéns magnifica a aula. apaixonei, o gráfico muito instigante, criativo. Izildinha
08/05/2012
Cinco estrelasOlá! Gostei bastante, são recursos que conseguem trazer qualidade e eficiência ao aprendizado, parabéns!
22/07/2011
Cinco estrelasDE MAIS EU ODIAVA QUIMICA E FISICA HOJE EM DIA EU GOSTO PACAS...
28/04/2011
Duas estrelasESSA AULA ME AJUDOU MUITO NO TRABALHO,OBRIGADA
20/02/2011
Cinco estrelasgostei tava procurando e nao achava e até que em fim ahei e é bom
19/12/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO, POIS FOI UMA AULA MUITO BEM EXPLICADA, E QUE CHAMA ATENÇÃO DO ALUNO DO PRIMEIRO ATÉ O ULTIMO MINUTO, POIS ALEM DE SER UMA AULA DE QUIMICA, O PROFESSOR FAZ COM QUE OS ALUNOS FAÇA USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS (COMPUTADOR) EM SEUS TRABALHOS, ADOREI GOSTARIA DE RECEBER EM MEU, I-MAIL, ESTA AULAS . GRATO. FRANCISCO "4º PERÍODO DE QUIMICA"
18/09/2010
Três estrelasAULA MUITO BOA, MUITO BEM EXPLICADA, ELABORADA, USANDO MÉTODOS QUE CHAMA REALMENTE ATENÇÃO DO ALUNO
24/03/2010
Sem estrelasObrigado pelo apoio, espero que as minhas propostas de aulas atinjam os objetivos quando colocadas em prática.
24/03/2010
Sem estrelasbom programa. Faz com que o aluno viisualise as formas e tarnsformaços da matéria, descritos em gráficoss
24/03/2010
Sem estrelasAdorei a forma de como abordar esse assunto, de maneira detalhada e prática. A forma prática estimula o aprendizado do aluno, proporcionando uma interação com os ambientes que facilitam uma melhor compreensão sobre esse assunto. Como por exemplo a utilização do laboratório de ciências e de informática. O corpo docente e discente da escola Nazaré Guerra são privilegiados por desfrutarem desses ambientes estimuladores, enriquecendo assim, as metodologias de trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasA aula de química relacionada a temperatura ponto de fusão e ebulição, é ótima.Muito bem elaborada.Professor,parabéns,sua criatividade foi ótima.Abordando o conhecimento ciemtífico e vivenciando na prática.É isso aí,nossos slunos precisam realmente de profissionais conscientes de seu fazer pedagógico.A disciplina de quimica que é de dificil compreensão precisa mesmo ser dinâmica e atraente,nosso alunado perceberá as relações do estudo dos conteúdos com o cotidiano.Fico feliz em compartilhar.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito didática a aula, pela ordem com que coloca e demonstra a aula fazendo os alunos interagirem. Muito Bom Angela
24/03/2010
Sem estrelasÉ uma aula bem completa e com riqueza de detalhes, dinamica e muito prática. As propiedades físicas podem ser exemplificadas com fenômenos do cotidiano do aluno, e issso foi bastante utilizado nesta aula.