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Propriedades químicas - combustão

 

12/03/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conceituar propriedades organolépticas;
• Identificar a combustão como uma propriedade química.
Duração das atividades
Uma aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Estados físicos da matéria;
• Mudanças de estados físicos.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

Professor providencie os materiais listados abaixo. Providencie o suficiente para cada grupo:

  • 2 lamparinas;
  • 1 pires de fundo branco;
  • 30 mL gasolina;
  • 30 mL álcool combustível;
  • 1 caixa de fósforos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Para identificar o autor de um crime, são necessárias provas. Para isso, são comparadas características do suspeito com pistas deixadas no local pelo criminoso. Os químicos criminalísticos atuam nesse processo, trabalhando com os materiais encontrados pela perícia.
Após essa pequena introdução, pergunte aos alunos como podemos diferenciar substâncias com aparência semelhante? Alguns alunos falarão que uma das formas é pelo cheiro, ou pela cor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Aul_02_Fev09_01.jpg
 

Explique aos alunos que podemos distinguir um anel de ouro de um de prata simplesmente pela cor. Para isso, utilizamos a visão. Podemos distinguir a água do álcool utilizando o nosso olfato. E qualquer criança é capaz de diferenciar o açúcar do sal utilizando o paladar. Podemos, ainda, descobrir se um objeto é de alumínio ou de aço inox pelo brilho característico deste último. Essas propriedades que percebemos pelos nossos sentidos são chamadas de propriedades organolépticas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Laboratorio_de_Quimica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Conduza os alunos ao laboratório de Química. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Explique aos alunos que eles irão fazer um experimento sobre uma das propriedades químicas dos materiais que é a combustão. Entregue para cada grupo o roteiro experimental a seguir:

Combustão e Energia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12242/combustao_e_energia.pdf

 Esse recurso é um roteiro de uma experiência sobre combustão.

Obs.: Professor, antes de iniciar o experimento com os alunos diga a eles que em um laboratório químico todos os produtos são perigosos, por isso, não devemos tocá-las, cheira-las ou prova-las. Alerte os alunos que os materiais que serão utilizados no experimento são inflamáveis, e por isso eles deverão tomar cuidado.

Após esse lembrete peça para que os alunos leiam com calma o roteiro experimental. Durante a execução do experimento, o professor deverá circular pelo laboratório de Química para tirar eventuais dúvidas dos alunos. Oriente os alunos para o preenchimento da tabela 1 presente no roteiro experimental abaixo:

 

Experimento Combustão e energia


Duração: aproximadamente 30 minutos.


Objetivos:


Proporcionar ao aluno condições de comparar a formação de fuligem durante a combustão da gasolina e do álcool e refletir sobre a contribuição de cada um como agente poluidor; discutir sobre as diversas fontes de energia e os problemas da queima incompleta dos combustíveis.


MATERIAS
:

  • 2 lamparinas
  • 1 pires de fundo branco
  • 30 mL gasolina
  • 30 mL álcool combustível
  • 1 caixa de fósforos

PROCEDIMENTOS:


1. Coloque álcool combustível em uma das lamparinas até aproximadamente 2 cm de altura.
2. Enxugue bem com um papel absorvente qualquer quantidade de álcool que possa ter escorrido para fora da lamparina ou sobre a bancada.
3. Acenda com cuidado a lamparina que contém álcool e coloque um pires branco sobre a chama lamparina – a uma distância de mais ou menos 5 cm. Após cerca de 5 segundos observe o fundo do pires.
4. Apague a lamparina e anote suas observações na tabela de resultados.
5. Repita o mesmo procedimento utilizando a outra lamparina, agora com gasolina.


NO FINAL DO EXPERIMENTO:
· coloque o álcool e a gasolina de volta nos recipientes fornecidos e lave os pires que foram utilizados. Limpe e organize sua bancada.

 

Tabela 1 - Dados observados
  Observações

Fundo da base usada em contato com álcool
 
Fundo da base usada em contato com gasolina  

Além da tabela, os alunos deverão fazer um relatório da experiência de acordo com o modelo abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/FEV_08_09_15.jpg

Após a realização do experimento, peça para que os alunos citem exemplos de outras propriedades químicas. Após ouvir as repostas dos alunos,  caso eles não citem como exemplo a oxidação, pegue uma maçã e divida-a ao meio, após uns cinco minutos a maçã ficará escura. Pergunte aos alunos se aconteceu alguma reação química? Muitos responderão que sim. Explique aos alunos que o nome dessa reação química é oxidação. Pergunte aos alunos qual outro material que sofre oxidação? Provavelmente muitos responderão que o ferro sofre oxidação. Por fim explique que além da oxidação, alguns materiais tem como propriedade química a combustão.


Explosão:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Aul_02_Fev09_02.jpg

Oxidação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Aul_02_Fev09_03.jpg



Após a explicação, peça para que cada grupo entregue a tabela que foi construída, para que o professor corrija. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1689/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Para sistematizar a aula peça para que os alunos respondam as questões presentes no modelo do relatório, essas questões estão logo abaixo, caso não seja possível de visualizá-las no modelo do relatório:
1. Como chamamos o que ficou depositado no fundo do pires?
2. Por que um dos combustíveis depositou mais material que outro?
3. Em que condições você espera que se forme mais CO durante a combustão da gasolina em um carro?
4. Quais as desvantagens da combustão incompleta?
5. Qual outro processo que você conhece que produz fuligem e que não foi citado aqui?
6. Por que muitas vezes em túneis longos se encontram placas com os dizeres: “Desligue o motor em caso de congestionamento”.
7. Qual dos combustíveis listados na Tabela 1 é considerado o mais limpo? Explique.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Combustão e energia Experimento prático
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com com a correção das questões propostas no final da aula,e da correção do relatório que será produzido ao final do experimento.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • elias cardoso de sa, esola Levy , São Paulo - disse:
    elias.uniararas@hotmail.com

    30/04/2012

    Cinco estrelas

    gostei bastante da aula e vou utiliza-la em sala de aula.


  • Adriely, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eduardo Angelim , Pará - disse:
    adrielysampaio@hotmail.com

    26/06/2010

    Quatro estrelas

    Eu achei muito interesante! Pois gosto muito!!! de fazer esperiências. ♫♪♦♥[)®¥©д♥♦♪♫


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