12/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor providencie os materiais listados abaixo. Providencie o suficiente para cada grupo:
Para identificar o autor de um crime, são necessárias provas. Para isso, são comparadas características do suspeito com pistas deixadas no local pelo criminoso. Os químicos criminalísticos atuam nesse processo, trabalhando com os materiais encontrados pela perícia.
Após essa pequena introdução, pergunte aos alunos como podemos diferenciar substâncias com aparência semelhante? Alguns alunos falarão que uma das formas é pelo cheiro, ou pela cor.
Explique aos alunos que podemos distinguir um anel de ouro de um de prata simplesmente pela cor. Para isso, utilizamos a visão. Podemos distinguir a água do álcool utilizando o nosso olfato. E qualquer criança é capaz de diferenciar o açúcar do sal utilizando o paladar. Podemos, ainda, descobrir se um objeto é de alumínio ou de aço inox pelo brilho característico deste último. Essas propriedades que percebemos pelos nossos sentidos são chamadas de propriedades organolépticas.
Conduza os alunos ao laboratório de Química. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Explique aos alunos que eles irão fazer um experimento sobre uma das propriedades químicas dos materiais que é a combustão. Entregue para cada grupo o roteiro experimental a seguir:
Combustão e Energia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12242/combustao_e_energia.pdf
Esse recurso é um roteiro de uma experiência sobre combustão.
Obs.: Professor, antes de iniciar o experimento com os alunos diga a eles que em um laboratório químico todos os produtos são perigosos, por isso, não devemos tocá-las, cheira-las ou prova-las. Alerte os alunos que os materiais que serão utilizados no experimento são inflamáveis, e por isso eles deverão tomar cuidado.
Após esse lembrete peça para que os alunos leiam com calma o roteiro experimental. Durante a execução do experimento, o professor deverá circular pelo laboratório de Química para tirar eventuais dúvidas dos alunos. Oriente os alunos para o preenchimento da tabela 1 presente no roteiro experimental abaixo:
Experimento Combustão e energia
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Objetivos:
Proporcionar ao aluno condições de comparar a formação de fuligem durante a combustão da gasolina e do álcool e refletir sobre a contribuição de cada um como agente poluidor; discutir sobre as diversas fontes de energia e os problemas da queima incompleta dos combustíveis.
MATERIAS:
PROCEDIMENTOS:
1. Coloque álcool combustível em uma das lamparinas até aproximadamente 2 cm de altura.
2. Enxugue bem com um papel absorvente qualquer quantidade de álcool que possa ter escorrido para fora da lamparina ou sobre a bancada.
3. Acenda com cuidado a lamparina que contém álcool e coloque um pires branco sobre a chama lamparina – a uma distância de mais ou menos 5 cm. Após cerca de 5 segundos observe o fundo do pires.
4. Apague a lamparina e anote suas observações na tabela de resultados.
5. Repita o mesmo procedimento utilizando a outra lamparina, agora com gasolina.
NO FINAL DO EXPERIMENTO:
· coloque o álcool e a gasolina de volta nos recipientes fornecidos e lave os pires que foram utilizados. Limpe e organize sua bancada.
Observações | |
Fundo da base usada em contato com álcool |
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Fundo da base usada em contato com gasolina |
Além da tabela, os alunos deverão fazer um relatório da experiência de acordo com o modelo abaixo:
Após a realização do experimento, peça para que os alunos citem exemplos de outras propriedades químicas. Após ouvir as repostas dos alunos, caso eles não citem como exemplo a oxidação, pegue uma maçã e divida-a ao meio, após uns cinco minutos a maçã ficará escura. Pergunte aos alunos se aconteceu alguma reação química? Muitos responderão que sim. Explique aos alunos que o nome dessa reação química é oxidação. Pergunte aos alunos qual outro material que sofre oxidação? Provavelmente muitos responderão que o ferro sofre oxidação. Por fim explique que além da oxidação, alguns materiais tem como propriedade química a combustão.
Explosão:
Oxidação:
Após a explicação, peça para que cada grupo entregue a tabela que foi construída, para que o professor corrija.
Para sistematizar a aula peça para que os alunos respondam as questões presentes no modelo do relatório, essas questões estão logo abaixo, caso não seja possível de visualizá-las no modelo do relatório:
1. Como chamamos o que ficou depositado no fundo do pires?
2. Por que um dos combustíveis depositou mais material que outro?
3. Em que condições você espera que se forme mais CO durante a combustão da gasolina em um carro?
4. Quais as desvantagens da combustão incompleta?
5. Qual outro processo que você conhece que produz fuligem e que não foi citado aqui?
6. Por que muitas vezes em túneis longos se encontram placas com os dizeres: “Desligue o motor em caso de congestionamento”.
7. Qual dos combustíveis listados na Tabela 1 é considerado o mais limpo? Explique.
Nome | Tipo |
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Combustão e energia | Experimento prático |
Quatro estrelas 2 classificações
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30/04/2012
Cinco estrelasgostei bastante da aula e vou utiliza-la em sala de aula.
26/06/2010
Quatro estrelasEu achei muito interesante! Pois gosto muito!!! de fazer esperiências. ♫♪♦♥[)®¥©д♥♦♪♫