Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Setores de Produção (Atividades Primárias, Secundárias e Terciárias)

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Sandro Nunes de Oliveira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Processo técnico-econômico, a política e os problemas socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os setores de produção da economia.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
  1. Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subsequentes.
  2. Organize um trabalho de campo com os alunos para conhecer uma plantação, indústria ou comércio do seu município. Oriente-os a levar máquinas fotográficas e o celular para tirar fotografias.
  3. Sugere-se que o trabalho de campo seja realizado depois da aula.
  4. Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor para complementar a atividade 3 da proposta de aula.

     

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

Nas padarias e confeitarias encontramos grande variedade de produtos: biscoitos, bolos, doces, salgados, pães e vários outros. O pão francês é um dos produtos mais consumidos. Vários ingredientes são utilizados na sua produção.

  1. Você sabe como é feito o pão francês?
  2. Quais ingredientes são utilizados?
  3. De onde vêm os ingredientes utilizados na produção do pão francês?
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO

Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem o pão?”, da série “De onde vem?” e, destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.

 De onde vem o pão?

 

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas abaixo. Interrompa a discussão para complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (setores de produção: primário, secundário e terciário). Apresente um questionamento de cada vez e oriente-os a anotarem as conclusões obtidas, inclusive durante a discussão.
  • O objetivo da atividade 3 é mostrar um tema com alguns elementos conhecidos, de modo a estruturar uma situação problema, e a partir disso, elaborar o conceito. Nessa perspectiva, é papel do professor levar o aluno a concluir que o setor primário é formado pela junção das atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas. O setor secundário é formado pela junção das atividades industriais. Enquanto que o setor terciário é formado pela junção das atividades ligadas ao comércio, governo e demais tipos de prestação de serviços (transporte, saúde, educação, etc.).
     
  1. De que trata o vídeo apresentado?
  2. Todos os ingredientes utilizados na fabricação do pão são obtidos na própria padaria?
  3. O vídeo dá bastante destaque para o processo de obtenção da farinha de trigo. Como ela é obtida?
  4. Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades primárias?
  5. Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades secundárias?
  6. Que cenas do vídeo são de atividades terciárias?

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o pão? Vídeo
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
Professor (a), oriente os alunos a pesquisarem fotos na internet que representem os setores de produção. Peça-os que classifiquem as fotos de acordo com a divisão das atividades trabalhadas em sala de aula: setor primário, secundário e terciário. O aluno será avaliado pela coerência entre a foto apresentada e a classificação realizada. Caso seja realizado o trabalho de campo, utilize as fotos dos alunos para representar e classificar as atividades de produção. Oriente-os a organizar as fotos de acordo com os setores do processo produtivo e colocar legendas (exemplo: Foto 1 – Plantação de milho no município de Ipiranga de Goiás. A agricultura é uma atividade primária). O trabalho dos alunos poderá ser publicado em um fórum de discussão.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 5/9 - 55.56%
  • Quatro estrelas 2/9 - 22.22%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 2/9 - 22.22%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.