Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os setores de produção da economia.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
- Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada em quatro atividades distintas e subsequentes.
- Organize um trabalho de campo com os alunos para conhecer uma plantação, indústria ou comércio do seu município. Oriente-os a levar máquinas fotográficas e o celular para tirar fotografias.
- Sugere-se que o trabalho de campo seja realizado depois da aula.
- Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor para complementar a atividade 3 da proposta de aula.
ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
- Professor (a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
Nas padarias e confeitarias encontramos grande variedade de produtos: biscoitos, bolos, doces, salgados, pães e vários outros. O pão francês é um dos produtos mais consumidos. Vários ingredientes são utilizados na sua produção.
- Você sabe como é feito o pão francês?
- Quais ingredientes são utilizados?
- De onde vêm os ingredientes utilizados na produção do pão francês?
ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir ao vídeo “De onde vem o pão?”, da série “De onde vem?” e, destaque que esse vídeo servirá de base para as discussões e atividades posteriores.
De onde vem o pão?
ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
- Professor (a), depois de assistir ao vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas abaixo. Interrompa a discussão para complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados (setores de produção: primário, secundário e terciário). Apresente um questionamento de cada vez e oriente-os a anotarem as conclusões obtidas, inclusive durante a discussão.
- O objetivo da atividade 3 é mostrar um tema com alguns elementos conhecidos, de modo a estruturar uma situação problema, e a partir disso, elaborar o conceito. Nessa perspectiva, é papel do professor levar o aluno a concluir que o setor primário é formado pela junção das atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas. O setor secundário é formado pela junção das atividades industriais. Enquanto que o setor terciário é formado pela junção das atividades ligadas ao comércio, governo e demais tipos de prestação de serviços (transporte, saúde, educação, etc.).
- De que trata o vídeo apresentado?
- Todos os ingredientes utilizados na fabricação do pão são obtidos na própria padaria?
- O vídeo dá bastante destaque para o processo de obtenção da farinha de trigo. Como ela é obtida?
- Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades primárias?
- Que cenas apresentadas no vídeo são de atividades secundárias?
- Que cenas do vídeo são de atividades terciárias?
Recursos Educacionais
Nome |
Tipo |
De onde vem o pão? |
Vídeo |
Recursos Complementares
Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.
Avaliação
Professor (a), oriente os alunos a pesquisarem fotos na internet que representem os setores de produção. Peça-os que classifiquem as fotos de acordo com a divisão das atividades trabalhadas em sala de aula: setor primário, secundário e terciário. O aluno será avaliado pela coerência entre a foto apresentada e a classificação realizada. Caso seja realizado o trabalho de campo, utilize as fotos dos alunos para representar e classificar as atividades de produção. Oriente-os a organizar as fotos de acordo com os setores do processo produtivo e colocar legendas (exemplo: Foto 1 – Plantação de milho no município de Ipiranga de Goiás. A agricultura é uma atividade primária). O trabalho dos alunos poderá ser publicado em um fórum de discussão.